Responsável Técnica – Nutricionista
4.4 (88.57%) 14 votes

Responsável Técnica

Responsável Técnica em Nutrição (Nutricionista) de acordo com a Resolução CFN nº 378/2005,  é a atribuição legal de um nutricionista habilitado, após análise do Conselho Regional de Nutricionistas.

A Nutricionista é o profissional habilitado que assume o planejamento coordenação, direção, supervisão e avaliação na área de alimentação e nutrição.

O Nutricionista detentor da Responsabilidade Técnica deverá cumprir e fazer cumprir todos os dispositivos legais do exercício profissional do nutricionista, assumindo direção técnica, chefia e supervisão na execução das atividades de sua equipe, quando houver.

 

O que é um RT (Responsável técnico) de Serviços de Alimentação

 

A Nutricionista detentor da Responsabilidade Técnica deverá cumprir e fazer cumprir todos os dispositivos legais do exercício profissional do nutricionista, assumindo direção técnica, chefia e supervisão na execução das atividades de sua equipe, quando houver.

Responsável técnica

Responsável técnica Nutricionista (RT)

 

As Obrigações de um Responsável Técnico Nutricionista

 

  • Elaborar as Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas de Prestação de Serviços na área de alimentos, elaboração de Rotulagem de alimentos;
  • Responsabilizar pela aprovação ou rejeição de matérias-primas, insumos, produtos semi-elaborados e produtos terminados, procedimentos, métodos ou técnicas, equipamentos ou utensílios, de acordo com normas próprias estabelecidas nas Boas Práticas de
  • Elaboração de POPS ( Procedimentos Operacionais Padronizados)
  • Avaliar a qualquer tempo registros de produção, inspeção, controle e de prestação de serviços, para assegura-se de que não foram cometidos erros, e se esses ocorreram que sejam devidamente corrigidas e investigadas suas causas;
  • Supervisionar os procedimentos de fabricação para certificar-se de que os métodos de produção e de prestação de serviços, estabelecidos nas Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas de Prestação de Serviços na Área de alimentos estão sendo seguidos;
  • Adotar métodos de controle de qualidade adequados, bem como procedimentos a serem seguidos no ciclo de produção e/ou serviço que garantam a identidade e qualidade dos mesmos;
  • Adotar o método de APPCC – Avaliação de Perigos e Determinação de Pontos Críticos de Controle, para a garantia de qualidade de produtos e serviços.

 

Nutricionista Responsável Técnica Nutricionista – Valores

 

Os Valores de Um Nutricionista é variável dos dias horas que o responsável do estabelecimento alimentício necessite. Por esse motivo não tem valores estipulados.

Veja mais em sindinutrisp

 

Cabe ao nutricionista, como Responsável Técnico, providenciar o registro da empresa?

RT - Responsável Técnico

Responsável técnica (RT) Nutricionista

O RT não tem esta obrigação, mas deve orientar a empresa a fazê-lo e informar ao CRN, caso isto não aconteça. Desta forma, o Conselho poderá ter conhecimento da atuação da empresa e acompanhar o exercício profissional.

 

Vinculo do Nutricionista Responsável Técnico com as empresas ou estabelecimentos contratante

 

A Responsabilidade Técnica do Nutricionista decorre da sua atuação nas empresas e entidades que prestam serviços de alimentação e nutrição para terceiros, na condição de:

– profissional liberal, contratado como autônomo;

– empregado efetivo do quadro de pessoal;

– servidor público;

– proprietário ou sócio de empresa

 

Quais estabelecimentos devem ter Responsável Técnica – RT

 

A Portaria CVS 05/13 prevê que cozinhas industriais e serviços de nutrição e dietética hospitalares são os locais que necessariamente devem contar com um RT com formação superior na área.

Aos comerciantes do ramo de alimentos e serviços de alimentação aos quais não se exige um RT, a responsabilidade técnica  pela elaboração, implantação e manutenção de Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos pode estar a cargo de alguém devidamente capacitado, desde que acompanhe integralmente o processo de produção e implemente os parâmetros e critérios estabelecidos.

A técnica em nutrição e dietética pode assumir a responsabilidade técnica?

 

NÃO. A responsabilidade técnica no campo da alimentação e nutrição humanas é EXCLUSIVA do nutricionista, não podendo ser assumida por outro profissional ou por preposto da pessoa jurídica (Resolução CFN nº 378/2005, art.12).

 

O nutricionista pode ser RT  Responsável Técnica de mais de uma empresa?

 

SIM, desde que atenda aos critérios estipulados pelo Sistema CFN/CRN para concessão da responsabilidade técnica. Devendo preencher o formulário de solicitação de mais de uma responsabilidade técnica.

Mais Informações em :

Fonte:

CFN – Cartilha

CRN 10 – Manual de responsabilidade técnica

CRN 4 – Fiscalização responsabilidade técnica

CRN 3 – Responsabilidade técnica

Portal ANVISA – Responsável Técnico

CRN1 – Responsabilidade Técnica 

CRN2 – Responsabilidade Técnica 

 

Conheça mais dos nossos serviços clicando abaixo nos links !

Consultoria em Nutrição

Manual de Boas Praticas X Pops

No Comment

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.