Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)

Queremos crescer junto com a sua empresa! Entenda porque o investimento no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é válido e como a Nutri Mix pode te ajudar.

Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)
5 (100%) 15 votes
ENTRE EM CONTATO SAIBA MAIS

 

Programa de alimentação do Trabalhador

Assim como a vida doméstica não é mais a mesma, os moldes do trabalho mudaram. A modernidade trouxe uma série de vantagens, mas, ao mesmo tempo, a sociedade precisou se adaptar e buscar soluções aos novos desafios. Para solucionar, em específico, o problema da alimentação do trabalhador brasileiro, surgiu o Programa de Alimentação do Trabalhador, abreviado com a sigla PAT.

O programa foi criado em 1976 em uma colaboração do Ministério da Fazenda e o Ministério do Trabalho. O objetivo é reduzir problemas nutricionais do trabalhador brasileiro, aumentando, assim, sua produtividade e diminuindo doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. A adesão é simples e traz benefícios para ambas as partes. Entenda melhor!

 

Porque aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador

Podemos começar falando sobre o benefício social. Sua equipe se sentirá valorizada ao ter a alimentação, parte tão importante do seu cotidiano, levada em consideração pelo empregador. Isso demonstra a preocupação da empresa com a qualidade de vida dos seus funcionários. E funcionários motivados trabalham melhor.

Há também o benefício financeiro, pois as empresas que participam do PAT têm isenção de encargos sociais em cima do valor total dos benefícios ao trabalhador e a dedução direta de até 4% no Imposto de Renda. Vale lembrar, porém, que o PAT não tem natureza salarial.

 

A importância do PAT

Em 2015, um balanço mostrou que 19.513.426 trabalhadores foram beneficiados com o PAT. Deste número, 83,2% dos profissionais ganhavam até cinco salários mínimos. O PAT atinge, principalmente, a população de baixa renda que, muitas vezes, não têm todos os seus direitos garantidos, mostrando, então, a sua importância social.

Este, porém, é um programa de complementação alimentar e não assume caráter assistencialista, pois tanto o empregador quanto o funcionário participam do custeio.

Na área da nutrição, o PAT também aumentou o estímulo por refeições mais equilibradas e nutritivas, afinal, trouxe a nutricionista para dentro das empresas. A alimentação nutricionalmente adequada é um dos pilares para a promoção da saúde e o PAT reconhece esta influência.

 

Quero participar do Programa de Alimentação do Trabalhador

Para participar do PAT a empresa pode: manter um serviço próprio de refeições, distribuir alimentos, como é o caso das cestas básicas, ou firmar convênios com entidades que forneçam ou prestem serviços de alimentação coletiva, que é o caso do Vale Refeição.

A Nutri Mix assessoria nutricional dispõe de um serviço especializado e profissionais experientes para prestar o auxílio necessário durante este processo. Nossa equipe também está capacitada para assumir a Responsabilidade Técnica dos estabelecimentos que aderem ao PAT.

A Portaria nº 66 diz: “o responsável técnico do PAT é o profissional legalmente habilitado em Nutrição, que tem por compromisso a correta execução das atividades nutricionais do programa, visando à promoção da alimentação saudável ao trabalhador”.

Manter um serviço próprio de refeições parece algo complexo, mas na Nutri Mix nós temos as soluções que você precisa. Queremos caminhar junto com a sua empresa para que você concretize os seus objetivos e tenha, assim, um ambiente seguro, refeições adequadas, além de leis e normas respeitadas.

Nesse sentido, aderir ao PAT é um investimento válido, que trará vantagens tanto para a sua empresa, quanto para a equipe de funcionários. Dê importância a alimentação dos seus funcionários e conte com a Nutri Mix para a correta execução do programa!

Olá, clique e seja atendido por um de nossos atendentes abaixo.

Atendimento via Whatsapp! Seja muito bem vindo.