Elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação MBF

O Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBF) é composto de orientações e cuidados que devem ser seguidos no momento da produção de alimentos, assim é possível garantir aos consumidores um produto que esteja de acordo com as leis estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para sua segurança e saúde.

Elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação MBF
5 (100%) 12 votes
ENTRE EM CONTATO SAIBA MAIS

O Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBF) é composto de orientações e cuidados que devem ser seguidos no momento da produção de alimentos, assim é possível garantir aos consumidores um produto que esteja de acordo com as leis estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para sua segurança e saúde.

A qualidade dos produtos do setor alimentício deixou de ser apenas uma vantagem competitiva e se tornou também um importante fator para a comercialização de produtos de qualidade. E uma das formas de se obter um elevado padrão de qualidade nos alimentos oferecidos é através da implantação das Boas Práticas de Fabricação no seu estabelecimento ou indústria alimentícia.

As normas que compõem o Manual de Boas Práticas de Fabricação tem a finalidade de oferecer ao seu cliente a garantia dele estar adquirindo um alimento de qualidade e seguro para consumo.

Os profissionais da Nutri Mix Assessoria podem te ajudar na elaboração desse importante documento para o seu negócio, desenvolvendo um documento que seja claro e de fácil entendimento para seus colaboradores.

O que é o Manual de Boas Práticas de Fabricação?

Assim como o manual de funcionamento de um produto nos ajuda a como fazer uso dele, o Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBF) orienta aos manipuladores de alimentos quanto a fabricação segundo estabelece a legislação responsável.

Esse manual constitui-se de práticas que são obrigatórias nas indústrias de alimentos e também em estabelecimento que atuem com manipulação de alimentos. O objetivo do MBF é garantir que os alimentos sejam de qualidade, evitando comprometer a saúde do consumidor por alimentos contaminados.

Antigamente o controle na fabricação de alimentos era regido por diferentes portarias do Ministério da Saúde, portarias essas que faziam a regulamentação de variados tipos de produção, mas no ano de 2002 aconteceu a unificação e a atualização dessas normas surgindo então a RDC 275.

A resolução RDC 275 fez a padronização de diferentes processos de produção de alimentos, de cuidados e fiscalizações por empresas do setor alimentício, com o objetivo de garantir a qualidade e segurança dos alimentos oferecidos, de acordo com o que estabelece a legislação da Anvisa.

É preciso que as BPF estejam em dia para garantirem ao consumidor que ele está recebendo/consumindo um produto que cumpre com as normas de fabricação da Anvisa, como a higiene dos equipamentos e os ingredientes de qualidade para o alimento, entre outros.

A importância do Manual de Boas Práticas de Fabricação

O Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBF) constitui a base de um sistema de controle que tem como objetivo garantir a qualidade do produto e a segurança do consumidor durante a produção de alimentos, para isso ele abrange diferentes processos que devem ser aderidos no seu estabelecimento, desde a seleção e uso da matéria, até a finalização do produto.

O MBF é um instrumento importante também para a padronização na fabricação de alimentos, garantindo, assim, um produto seguro e de qualidade para o consumidor. Esse manual é elaborado segundo as legislações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Os prejuízos da ausência do MBF

Veja alguns dos problemas que podem ocorrer em estabelecimentos que não fazem o uso do Manual de Boas Práticas de Fabricação:

  • Intoxicação alimentar devido a alimentos contaminados e prejuízos também com o pagamento de indenização as vítimas;
  • Fechamento do estabelecimento ou pagamento de multas e, casos mais extremos, a prisão do responsável;
  • Manchar a imagem da sua empresa e perder toda credibilidade perante o mercado e seus clientes;
  • Reclamação de clientes quanto a alimentos contaminados;
  • Intoxicações alimentares graves que podem levar a morte;
  • Desperdício de alimentos devido a deterioração dos mesmos.

As regras que estabelecem o Manual de Boas Práticas de Fabricação vão desde normas de higiene pessoal (dos funcionários que atuam com a manipulação e alimentos) e higienização do local de trabalho, até a descrição dos procedimentos envolvidos no processo de fabricação dos produtos.

As consultoras e nutricionistas da Nutri Mix Assessoria possuem ampla experiência e vão te ajudar na elaboração eficaz desse importante instrumento para o seu estabelecimento, assim como, te orientarão quanto a correta implementação do mesmo no seu negócio.

Olá, clique e seja atendido por um de nossos atendentes abaixo.

Atendimento via Whatsapp! Seja muito bem vindo.