Auditorias da Qualidade em Haccp

Na produção de alimentos e demais etapas que envolvam a manipulação dos mesmos, o HACCP é utilizado para garantir que tudo estará em conformidade com o que é exigido pelas normas de segurança alimentar.

Auditorias da Qualidade em Haccp
5 (100%) 2 votes
ENTRE EM CONTATO SAIBA MAIS

A Auditoria da Qualidade (HACCP) contribui para que a gestão da qualidade e da segurança alimentar do seu negócio seja mais eficiente.

A sigla HACCP vem do inglês “Hazard Analysis and Critical Control Points” que, traduzindo para o nosso idioma, significa “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle”.

Na produção de alimentos e demais etapas que envolvam a manipulação dos mesmos, o HACCP é utilizado para garantir que tudo estará em conformidade com o que é exigido pelas normas de segurança alimentar.

A Auditoria da Qualidade (HACCP) é amparado por bases cientificas e, por meio desse processo, é possível fazer a identificação de situações e ações que possam trazer risco e como fazer para diminuir ou mesmo eliminar esses riscos e garantir a qualidade e segurança alimentar.

HACCP é um sistema de segurança utilizado em todas as etapas de produção de alimentos ou que envolvam a preparação dos mesmos. Esse instrumento pode ser usado em qualquer organização que atue no ramo de produção alimentar, independentemente do tamanho do seu negócio.

Uma forma de mostrar o compromisso do seu negócio

O serviço de Auditoria da Qualidade (HACCP) da Nutri Mix Assessoria é uma forma da sua empresa mostrar aos seus clientes e parceiros o compromisso em comercializar alimentos que são seguros para consumo.

A equipe de especialistas da Nutri Mix realiza auditorias em HACCP, ajudando sua empresa a identificar e solucionar os riscos que podem afetar a qualidade e a segurança dos alimentos.

Quando você mostra que realmente está preocupado com a segurança alimentar, fazendo o uso do HACCP, além de transmitir confiança e credibilidade aos seus clientes e parceiros, pode ainda melhorar a imagem da sua marca e utilizar esse instrumento como uma maneira de aumentar sua competitividade diante do mercado.

As condutas e princípios nos quais se baseiam a criação do HACCP, foram aderidos pela Comissão do Codex Alimentarius.

O HACCP (também conhecido como APPCC, na tradução em português que é “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle”) é um conjunto de regras que serve para garantir o controle da segurança e da qualidade dos alimentos. O HACCP tem como fundamento 7 princípios, os quais estão incluídos na norma internacional ISO 22000 (norma essa que define os requisitos de um sistema de gestão de segurança de alimentos):

  1. Identificação de perigos alimentares (biológicos, químicos ou físicos) e as medidas de controle de risco necessárias;
  2. Determinar os pontos críticos de controle (como a temperatura para o preparo de alimentos);
  3. Fazer o estabelecimento dos limites críticos de controle;
  4. Designar um sistema para fazer o monitoramento do controle de pontos críticos;
  5. Estabelecimento de ações que objetivam a realização de correções;
  6. Definir métodos de verificação com a finalidade de garantir que o HACCP funcione corretamente;
  7. Estabelecimento de documentação e manutenção de registros para o sistema HACCP.

Por que o HACCP é importante para o seu negócio?

O HACCP se trata de uma ferramenta de gestão, tendo sido estruturada para auxiliar as organizações que atuem com a produção de alimentos ou preparação a garantirem a segurança dos mesmos, mostrando, assim, aos seus clientes e interessados a sua preocupação com essa questão e com o cumprimento das regras estabelecidas pelos órgãos competentes.

A Auditoria da Qualidade (HACCP) tem como objetivo fazer a gestão da segurança alimentar em industrias e estabelecimentos comerciais que atuem com a manipulação de alimentos.

Um auditor de HACCP faz o uso de diferentes técnicas e ferramentas a fim de avalia, examinar, questionar e relatar as adequações e deficiências existentes.

Como a Nutri Mix Assessoria pode te ajudar

Contando com os serviços da Nutri Mix Assessoria, nossos auditores, devidamente qualificados, irão até seu estabelecimento e farão todos os procedimentos necessários, desde a auditoria de qualidade e segurança alimentar, análise do ambiente de trabalho e saúde dos funcionários, entre outros fatores importantes para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos que chegam até o consumidor ou partes interessadas.

Quando você garante a qualidade e segurança dos alimentos, demonstra o compromisso que seu negócio possui com o consumidor e com seus parceiros por meio do cumprimento do que é exigido pela legislação vigente.

Fora que os seus clientes e parceiros tem a garantia de que a sua empresa preocupa-se com a segurança dos alimentos comercializados, possuindo organização e seriedade.