Como ter um ambiente de trabalho saudável

O ambiente influencia muito o nosso humor. É difícil ser otimista e produtivo em lugares com uma energia ruim, gritaria e pessoas de expressão fechada. A influência do meio em que estamos inseridos pode resultar em experiências positivas ou negativas e, por isso, é tão importante ter um ambiente de trabalho saudável.

É um fato incontestável que pessoas felizes produzem mais. Sentir-se pertencente e reconhecido é essencial para desempenhar um bom papel. Se algo está incomodando ou você está insatisfeito com os relacionamentos dentro da equipe, dificilmente, o seu rendimento ultrapassará expectativas. Em ambientes de trabalho opressivos e estressantes, os resultados permanecem abaixo da média.

O ambiente de trabalho deve ser agradável para que todos se sintam confortáveis para opinar e participar de projetos. As pessoas não podem acordar com o sentimento de ai, mais um dia indo para aquele lugar. O ideal é buscar motivação e boas relações interpessoais. Transforme o seu estabelecimento em um lugar convidativo, onde os funcionários se sintam em casa.

Entenda como pode ter um ambiente de trabalho saudável na sua empresa ou estabelecimento.

 

Nesse post, te mostramos o que fazer para ter um ambiente de trabalho saudável em 6 dicas. Mas, antes, é preciso que as figuras de liderança abandonem visões conservadoras e passem a enxergar as equipes pelo o que elas são: um conjunto de seres humanos com opiniões, sonhos e desejos, que aspiram evoluir e querem ser ouvidos.

O dia a dia, por si só, já é algo muito estressante. Não faça com o que o seu ambiente de trabalho contribuia para aumentar esse sentimento! Confira nossas dicas.

O que fazer para ter um ambiente de trabalho saudável: 6 dicas

1) Trabalhe com propósito

Seus funcionários não são peões em um jogo de tabuleiro. Cada função tem um porquê e é importante que todos entendam qual é o seu lugar dentro da organização.

Durante a contratação, explique como o trabalho daquela pessoa beneficiará a equipe como um todo. Também use feedbacks para mostrar os resultados e o impacto das atividades de cada um. Dizer, simplesmente, a alguém o que fazer é muito diferente de exemplificar o efeito daquilo o que faz.

Dessa forma, o trabalho ganha um propósito. Você não está fazendo suas atividades apenas para cumprir tabela, mas, sim, contribuindo com o funcionamento harmônico da instituição e a concretização dos seus objetivos.

Em um lactário, por exemplo, mostrar às lactaristas os bebês na UTI neonatal é uma boa maneira de personificar as consequências do seu trabalho. Dar um nome, sobrenome e rosto agrega importância ao que elas fazem e, como resultado, aumenta a sua motivação.

2) Deixe os objetivos da empresa claros

Mas para que os seus funcionários trabalhem com propósito, eles devem conhecer a empresa da qual fazem parte. Se não sabem o que acontece nos níveis abaixo ou acima deles, como esperar que entendam a complexidade do seu papel?

Mande e-mails institucionais, faça panfletos ou crie o jornal da empresa. Tenha uma boa comunicação interna, permitindo que todos estejam cientes dos valores, missões e visões da empresa. Não esconda os próximos passos ou os projetos futuros.

3) Saiba ouvir

Não importa quem. Da faxineira ao gerente, escute. Não interrompa falas durante as reuniões e permita que todos participem das decisões mais importantes da empresa, sem exceções. Mesmo que você não acate aquilo o que estão lhe dizendo, o ato de parar para ouvir é o que importa.

Mostre que se preocupa com a opinião de quem trabalha para você, causando uma sensação de pertencimento. Afinal, se todos trabalham em prol do mesmo objetivo, por que só alguns têm o direito de opinar?

Independentemente da hierarquia, dê voz às pessoas dentro da sua empresa. Às vezes, as melhores ideias saem de onde você menos imagina.

4) Cuide da infraestrutura

Lembra como o meio influencia em nosso humor? Pois bem. Isso não está relacionado apenas às pessoas. Pensa qual é ambiente que mais lhe traz paz e calmaria? Aposto que não são salas fechadas, escuras e bagunçadas.

Crie espaços claros, abertos e com salas de convivência. Coloque um café ou chá à disposição, enfeite com flores, quadros ou o que for preciso para que as pessoas se sintam em um lugar acolhedor, que, ao mesmo tempo, converse com o estilo da empresa.

No caso de uma cozinha industrial, onde não há tanto espaço para criatividade, espalhe cartazes coloridos com frases motivacionais e tenha uma ótima iluminação. Além disso, prezar pela organização é de suma importância para otimizar a rotina.

5) Seja flexível

O ambiente de trabalho não é uma prisão. Lugares com pausas programas para o banheiro ou que controlam a movimentação dos seus funcionários são antiéticos. Deixe de lado esse autoritarismo, pois seus funcionários não são máquinas.

A ideia é que ninguém se sinta desconfortável ao fazer uma pausa. Não pense que ser flexível é o mesmo que não ter limites dentro da instituição. Quando se cria um ambiente propício ao diálogo combinado ao ambiente acolhedor e ideias bem alinhadas, as pessoas terão mais bom senso, já que não se sentem reprimidas.

Ninguém é capaz de ser produtivo quando trabalha sob medo e pressão contínua. Considere também que seus funcionários têm família e problemas pessoais. O trabalho constitui apenas uma parte da vida das pessoas.

6) Saiba agradecer

Um simples “obrigado” pode mudar o dia de alguém. Demonstre gratidão pelo trabalho que os seus funcionários fazem. Saiba reconhecer o lado bom das coisas, não apenas as falhas. Enxergue o potencial de quem está na sua equipe.

Essa valorização é essencial aumentar a motivação e a qualidade de vida no trabalho, o que leva a um crescimento orgânico e genuíno da empresa.

Ter um ambiente de trabalho saudável faz toda a diferença. Pense em como seria o seu local de trabalho ideal e trabalhe para que a sua empresa esteja de acordo com essa ideia. Faça pelos outros o que você gostaria que fizessem com você.

Com essas dicas aplicadas, você pode ir para o nosso outro post descobrir como aumentar a produtividade de uma maneira eficiente na cozinha industrial!

O que fazer para ter um ambiente de trabalho saudável?
5 (100%) 12 votes