Conheça as dicas de como aproveitar ao máximo um curso online

Conhecimento nunca é demais e com a internet ampliam-se as possibilidades de aprendizado. Hoje, você encontra graduações EAD, vídeo aulas para vestibular e diferentes cursos online para se especializar e entender melhor determinado assunto. O fato de não ser presencial, porém, exige mais foco do estudante e, por isso, nesse post, separamos 6 dicas de como aproveitar ao máximo um curso online.

Você, dono de um estabelecimento alimentício, pode se beneficiar muito com essa modalidade, principalmente se a sua formação não é relacionada à área da nutrição. Com um investimento em cursos específicos, você entenderá melhor como funciona sua cozinha e o que pode fazer para melhorá-la em todos os aspectos, indo desde a ergonomia até o controle da contaminação cruzada.

Os contras de um curso online

Antes de fazer essa escolha, no entanto, é preciso avaliar a sua rotina e se você, realmente, está disposto a se dedicar. Afinal, um curso online demanda tempo, concentração e esforço como qualquer outro curso presencial. A única diferença é que você poderá realizá-lo onde desejar. E aí que mora o perigo.

Em casa, a cama e o sofá estão logo ali, quase nos chamando pelo nome. Como se concentrar quando você tem o Netflix, a pipoca e as cobertas tão perto? Por isso, as dicas que listaremos abaixo são tão importantes. Elas te ajudarão a evitar distrações e concluir seu objetivo com êxito.

Outro contra do curso online é a distância entre professor e aluno. Diferentemente de uma sala de aula, no ambiente online, dada as suas exceções, você não poderá tirar dúvidas na mesma hora. Ainda assim, existem alguns recursos na plataforma que permitem que os alunos se conectem com a pessoa que elaborou o conteúdo.

Aqui vai entender como aproveitar os cursos online em nutrição

Saiba como aproveitar ao máximo um curso online

A falta de obrigação em estar presencialmente no lugar faz, muitas vezes, com que o investimento realizado seja em vão. O aluno se matricula, paga, no entanto, deixa as coisas para o último minuto e não se aprofunda em nenhum dos assuntos. As informações são analisadas às pressas e, no fim, nem metade do material é absorvido.

Os prós de um curso online

Por outro lado, para quem tem vontade de aprender, os cursos online podem ser mãos na roda. Quem não tem condição de se deslocar pela cidade ou prefere escolher quais dias estudar, se beneficia com esses ambiente de aprendizado digital.

Além disso, existem cursos sobre tudo. Pense em um assunto. Qualquer um. Em seguida, pesquise se há algum curso online sobre. Provavelmente, a resposta será sim. Como não há necessidade de pagar aluguel e o próprio professor tem maior flexibilidade, torna-se descomplicado burocraticamente produzir conteúdo educacional.

Ao optar por um curso online, na maioria das vezes, você sempre terá os textos, vídeos e outros materiais em mãos. Dessa forma, você poderá consultá-los daqui a alguns meses ou anos, quando surgirem dúvidas ou o desejo de revisar.

 

6 dicas de como aproveitar ao máximo um curso online

Se analisando os prós e os contras, você escolheu fazer um curso online, continue lendo para conferir nossas dicas e aproveitá-lo ao máximo!

  1. Desligue o celular

Essa é uma regra básica. O celular, querendo ou não, é uma das maiores distrações. O melhor seria desligá-lo, mas, caso você não possa por causa da família ou trabalho, tente, ao menos, silenciar as notificações das redes sociais.

O seu objetivo é aprender, não passar horas no feed do instagram ou assistir a um vídeo novo no YouTube. Tenha disciplina para entender que tudo tem o seu tempo e que você poderá responder as mensagens algumas horinhas depois.

  1. Organize o seu ambiente de estudo

Ambiente organizado, mente organizada. Mantenha um ambiente de estudos clean, com o que é necessário à vista. Seu único foco deve ser o conteúdo trabalhado, não a bagunça em cima da mesa ou os papéis desorganizados.

Tire uns 15 minutos antes de começar para limpar o lugar, organizar e, quem sabe, acender um incenso ou uma vela, para limpar a sua mente e deixá-la pronta para a ação ou, quer dizer, os estudos. Faça o teste e veja como você renderá mais em um ambiente organizado!

  1. Determine uma rotina

Não faça as coisas de última hora. Determine quais dias de semana e em que horário irá estudar. Crie uma rotina e não fuja dela. Se você deixaria de ir ao cinema para não faltar em uma aula importante na faculdade, por que fazer ao contrário com um curso online?

  1. Aproveite todos os recursos

Se o módulo sugere um vídeo, assista. Se indica um PDF, leia. Se acontece uma live, uma vez por semana, com o professor, esteja presente. Use todos os recursos possíveis para absorver o conteúdo. Dessa forma, seu dinheiro não será gasto em vão e você terá total certeza de que assimilou a matéria.

  1. Faça como se estivesse em uma sala de aula

Em uma sala de aula, normalmente, nós mantemos o silêncio, ficamos com o caderno aberto, olhos e ouvidos atentos. Faça do seu ambiente de estudo, seja a sala, quarto ou escritório, uma sala de aula. Só saia para ir ao banheiro e deixe água e snacks prontos.

 

  1. Revise os conteúdos

Não é porque o tempo do curso acabou que você precisa esquecê-lo em uma pasta qualquer. Revise o que aprendeu algumas semanas depois e nos próximos meses. Isso é importante, pois nosso cérebro aprende por meio da repetição. Então, se você passar pelo conteúdo hoje e nunca mais vê-lo, provavelmente, você irá esquecer.

Agora ficou mais fácil aproveitar ao máximo um curso online, não? Em um mercado de trabalho tão competitivo, apostar na educação é um diferencial para crescer em sua área de atuação. Lembre-se que quando o assunto é ambiente digital, você é, basicamente, o seu próprio professor.

Se precisa de alguns cursos na área da nutrição, como de implementação do sistema HACCP ou, então, para treinar os seus funcionários sobre limpeza e desinfecção de equipamentos e utensílios, dê uma olhada nos cursos oferecidos pela Nutri Mix Consultoria e Assessoria em Nutrição!

6 dicas de como aproveitar ao máximo um curso online
5 (100%) 13 votes