Curso de rotulagem nutricional para empreendedores e nutricionistas

O bom rótulo, às vezes, não tem o valor que merece. Sendo ele uma das melhores formas de comunicação com o cliente, nada mais justo que investir tempo, dinheiro e dedicação em seu desenvolvimento. Fazer um curso de rotulagem nutricional, por exemplo, pode ser o primeiro passo para destacar seu produto e fazer de sua rotulagem, não apenas uma obrigatoriedade técnica, mas uma estratégia de marketing.

Nossa conversa, neste post, é com os empreendedores. Você que tem uma padaria, lanchonete, hamburgueria ou qualquer outro estabelecimento alimentício. Ou, então, você que vende salgados de festa, bolos, tortas e transformou sua cozinha em seu ganha pão. Nossa conversa é com os pequenos negócios que, apesar de pequenos, tem grandes sonhos e ambições.

Mas também é com você, nutricionista, que está buscando uma fonte de renda extra. Você, recém-formada, que não sabe ainda qual área seguir. Ou, quem sabe, você, nutricionista com uma longa carreira, que quer se atualizar e ter mais a oferecer.

Este post é para mostrar a importância de uma boa rotulagem nutricional e como ela pode lhe abrir caminhos.

CURSO DE ROTULAGEM NUTRICIONAL - ANVISA

O que é rotulagem nutricional?

Desde 2001, no Brasil, o uso de informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas é regulamentado. São quase 20 anos promovendo uma alimentação mais saudável e uma comunicação mais transparente por meio dos rótulos.

Quando você vai ao mercado e pega uma caixa de cereal, rotulagem nutricional é aquela caixinha que lhe informa o valor das calorias, proteínas, gorduras e carboidratos por porção. Às vezes, tem micronutrientes como “ferro” ou “cálcio” e às vezes vem nas bordas da embalagem, como nos iogurtes, já reparou? Alguns dão mais atenção à ela, outros sequer param para ler.

Mas é naquela tabela que o consumidor entende a composição do produto em mãos. Compreende se é rico em sódio, gorduras, se é uma boa fonte de proteína, se está de acordo com seu planejamento nutricional ou se é adequado para o avô diabético.

De acordo com a ANVISA, “as informações nutricionais referem-se ao produto na forma como está exposto à venda e devem ser apresentadas em porções, e medidas caseiras correspondentes, devendo conter ainda o percentual de valores diários para cada nutriente declarado, exceto no caso dos ácidos graxos trans, cujo percentual de valor diário não deve ser declarado”.

Mais do que a tabela nutricional

No entanto, podemos ir além. A rotulagem nutricional é também, de uma forma mais abrangente, a lista de ingredientes, as informações sobre alergênicos e glúten. É o destaque que a empresa dá para as vitaminas presentes, é a indicação de uso, a forma de armazenamento e até mesmo a validade.

Afinal, todas essas informações não falam sobre nutrição e promoção da saúde? Para fins técnicos, rotulagem nutricional corresponde às informações nutricionais obrigatórias. Para quem entende a importância de um bom rótulo, rotulagem nutricional é tudo aquilo que ajuda o consumidor a fazer boas escolhas.

Investir em um rótulo vale a pena?

A resposta não poderia ser diferente: sim, vale! Mesmo para os pequenos empreendedores. Para entender o porquê disso, pense como seu cliente.

CURSO DE ROTULAGEM NUTRICIONAL - BOLO

Imagine uma lanchonete, onde é produzido no local lanche natural, doces, sucos, saladas prontas, etc. O que você prefere: comprar um lanche onde há a informação sobre validade, ingredientes, tabela nutricional ou um lanche apenas embalado em plástico filme? O que lhe traz mais segurança?

Prefere comprar, em uma padaria, um bolo, sem nenhum tipo de informação ou com a especificação sobre ingredientes alergênicos, a quantidade de calorias por porção, os ingredientes utilizados, etc?

Eu sou obrigado a fazer a rotulagem nutricional?

Depende do produto. A ANVISA especifica quais estão dispensados da rotulagem nutricional obrigatória, como, por exemplo, sal, café, bebidas alcoólicas, especiais e “os alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, prontos para o consumo, como sanduíches embalados, sobremesas do tipo flan ou mousses ou saladas de frutas e outras semelhantes”. Para conferir a lista completa, confira este documento.

Isso significa que você não precisa fazer? Não, pelo contrário. Tomar a iniciativa de rotular a maioria das embalagens mostra cuidado com o cliente e valoriza o produto.

Fazer por conta própria ou contratar alguém?

A ANVISA não obriga que um nutricionista faça a rotulagem nutricional. No documento especificado acima, ela até explica qual é o passo a passo. Mas isso não significa que é tarefa fácil. A rotulagem nutricional é uma tarefa minuciosa, que exige tempo e conhecimento sobre os alimentos.

Se você quiser fazer por conta própria, um curso de rotulagem nutricional pode ajudar. Por lá, o passo a passo da ANVISA é destrinchado e você consegue entender melhor quais são as etapas necessárias para chegar ao valor final.

Agora, se você prefere delegar essa tarefa, uma consultoria em nutrição é a melhor escolha. Sem necessidade de vínculo empregatício, você pode contratar a equipe para cuidar da rotulagem nutricional dos seus produtos e ter a garantia de que a tarefa está nas mãos de alguém que entende do assunto.

E as nutricionistas empreendedoras?

Fazer um curso de rotulagem nutricional é uma forma de aumentar seu conhecimento e agregar mais valor ao seu trabalho. Afinal, lembre-se que não é só sobre o que você entrega, mas sobre como esse trabalho irá afetar os resultados do seu cliente.

E quando falamos em rotulagem nutricional, os resultados só são positivos.

CURSO DE ROTULAGEM NUTRICIONAL - ONLINE

Onde encontrar um curso de rotulagem nutricional?

Decidiu que quer fazer um curso de rotulagem nutricional e aumentar a qualidade do seu serviço? Você, empreendedor, quer entregar mais valor ao consumidor e, você, nutricionista, ao seu cliente?

Na plataforma de cursos online da Nutri Mix, disponibilizamos um curso de rotulagem nutricional avançado por R$69,99.

Após mais de 10 anos trabalhando com nutrição e alimentação coletiva, decidimos compartilhar nossos aprendizados por meio de cursos para aperfeiçoar o conhecimento daqueles interessados em cumprir com a legislação e promover saúde.

É um curso totalmente online, com carga horária de 60 horas e facilidade de pagamento. Confira em nosso site e qualquer dúvidas estamos à disposição.

Nosso desejo é que cada vez mais nutricionistas se especializem e cresçam profissionalmente. Da mesma forma, desejamos que empreendedores entendam a importância da nutrição e invistam em estratégias eficazes para entregar alimentos seguros, nutritivos e gostosos, que conquistam clientes e trazem retornos positivos.