Quero ser consultora em nutrição, e agora?

 

Você, nutricionista, técnica em nutrição ou engenheira de alimentos, de repente, se pegou pensando: quer ser consultora em nutrição. Talvez, para você, isso signifique uma nova carreira ou, então, um forma de iniciar a sua jornada no mercado. Talvez, você busque flexibilidade, realização profissional ou reconhecimento.

Seja qual for os porquês de você buscar a consultoria em nutrição, todas essas dicas serão válidas para lhe ajudar a construir uma carreira de sucesso. Continue lendo para descobrir quais são os próximos passos depois dessa vontade surgir!

 

Faça um planejamento de vida

Isso não é um post sobre como ter a vida dos seus sonhos ou cumprir metas no decorrer do ano. Nossa carreira, porém, influencia, e muito, na nossa felicidade. O pessoal e o profissional andam lado a lado, não há como separá-los 100%.

Por esse motivo, é importante que você tenha em mente onde deseja estar daqui a 5, 10, 20 anos. Quais são os pontos não negociáveis em sua vida? Dinheiro? Estabilidade? Contribuição social? O primeiro passo é definir o que, de fato, importa.

planejamento de vida

Há quem prefira ganhar pouco e adaptar sua rotina, mas trabalhar com o que ama e há quem prefira seguir por um caminho que lhe dê mais renda para outros objetivos. Há quem goste de correr riscos e há quem passe longe de aventuras ou incertezas.

A consultoria e o empreendedorismo, por exemplo, estão diretamente interligados e, sendo assim, é importante saber se o seu perfil conversa com essa carreira. A consultoria, nem sempre é uma profissão estável, com carteira assinada e um salário fixo. Isso lhe assusta? Ou a vontade de ter o próprio negócio é maior?

A pergunta principal aqui é: a vida de consultora em nutrição conversa com a vida que você ter daqui 5 ou 10 anos? Se a resposta for sim, vamos para o próximo passo.

 

Converse com profissionais da área

Muitas frustrações seriam evitadas se as pessoas conversassem com outros profissionais da área antes de escolherem uma profissão. Mesmo que você não conheça ninguém que seja consultora em nutrição, entre em grupos no facebook ou whatsapp. Pergunte o que você tem dúvida e compartilhe seus medos. Com certeza, uma pessoa, que já esteve na sua pele, terá a sensibilidade de responder.

Às vezes, você está entrando em uma área porque acha que vai chover emprego e oportunidades. Quando você começa a dar os primeiros passos, percebe que não é assim e, pronto, chega a decepção. Ou, então, você acha que vai ganhar X de salário, mas descobre que 80% das pessoas ganha Y, bem a menos do que você pensava.

Essa conversa, com profissionais dispostos a compartilharem sua experiência, é extremamente enriquecedora e te ajudará a ter a certeza de que esse é o seu caminho.

 

Procure um curso de especialização

Você sabe que quer ser consultora em nutrição. Tem a vontade, o conhecimento, o perfil, e agora? Pois bem, é a hora de procurar um curso de especialização, para entrar ainda mais a funda no mundo da consultoria.

Curso de nutrição

Será que eu preciso mesmo de um curso? Sim! Você preferiria contratar uma nutricionista sem o curso de consultora ou com o curso de consultora? O certificado é uma forma de comprovar de que você, apesar de ter estudado por conta própria, sabe o que está fazendo.

Quando se trata de consultoria em nutrição, existem cursos presenciais, online, com duração de 30 horas, 120 horas, com diversos formatos e valores. Escolha aquele que melhor se encaixa na sua rotina e condição atual, mas não deixe de investir no seu conhecimento.

O da Nutri Mix é um bom exemplo. Com 60 horas de duração, o curso é ministrado por uma profissional com mais de 10 anos de experiência na área. Ao fazer o curso, você também recebe um modelo de controle de planilhas e orçamento. Bacana, não?

 

Defina sua área de atuação, valores, condições, etc

Você tem o curso, ok. Agora é a hora de planejar a sua atuação como consultora em nutrição. Olha só alguns pontos importantes a se levar em consideração antes de começar a colocar a mão na massa, ou, quer dizer, nos POPs:

  • Você terá um site? Um blog? Como fará a sua divulgação?
  • Você irá atuar em quais regiões, em quais bairros? Você sabe quem é a sua concorrência nesses locais, quais são seus potenciais clientes?
  • Como você irá abordar os clientes? Pessoalmente, com marketing digital, por indicação? Como as pessoas irão saber que você trabalha com consultoria?
  • Quanto você irá cobrar por cada serviço? Quais serão eles?
  • Você terá promoções, descontos especiais, fará um contrato de prestação de serviços, como será a dinâmica da contratação?

 

Desbrave o seu diferencial

De boas consultoras, o mundo da nutrição está cheio. Por que você é diferente? O que você tem para oferecer que a outra consultora não tem? É uma especialização em manual de boas práticas? É o tempo de experiência? É o custo benefício?

Esse diferencial deve ir de acordo com o perfil do seu cliente. Se são grandes restaurantes, por exemplo, o valor, talvez, não importe tanto quanto para uma mercearia. Se uma lanchonete que está sanitariamente adequada, talvez, o dono precise de alguém que o ajude na redução de custos e desperdícios, outros problemas além das não conformidades.

 

Invista em estratégias de marketing

É pelo marketing que você será conhecida pelo seu diferencial. Desde a sua roupa até o modo como você escreve um post no instagram tem influência na decisão de compra do cliente. Vale a pena estudar sobre o marketing, e suas vertentes, para descobrir como tornar levar o seu trabalho para o próximo nível.

Ter um canal no youtube, por exemplo, é uma ótima dica. Você pode coletar depoimentos dos seus clientes e fazer vídeos esclarecendo as principais dúvidas das pessoas. Você também pode criar campanhas, folders, e-books ou usar uma estratégia nova, que tem ótimos resultados, como a gamificação, também chama de ludificação.

 

Continue se atualizando

O curso de consultora em nutrição não é o suficiente. Você precisa se atualizar constantemente, seja sobre as novas legislações, formas de comunicação com o manipulador ou como aperfeiçoar a documentação exigida pela vigilância.

Sempre há algo novo para aprender, sempre há uma nova forma de melhorar o seu trabalho. Ficar acomodado, no mesmo lugar, fará com que todos os outros, preocupados com o desenvolvimento de suas carreiras, tomem à frente e te deixem para trás.

 

E agora, o caminho parece um pouco mais claro? Que outra dúvida você tem sobre a carreira de consultoria em nutrição? Compartilhe conosco nos comentários e não deixe de conhecer o curso da Nutri Mix!

Quero ser consultora em nutrição, e agora?
5 (100%) 10 votes