Nutricionista recém-formada: o que fazer?

A faculdade é um período muito importante na vida das pessoas. É nela que encontramos nosso propósito e aprendemos a base para exercer o que tanto almejamos. É ali que tornamos um sonho realidade e um talento em prática profissional. Mas uma hora ela acaba. E aí, nutricionista recém-formada, o que fazer agora?

O diploma em mãos é a concretização do fim de uma jornada. Mas, ao mesmo tempo em que sentimos orgulho da caminhada, temos medo do que nos espera. São novas etapas, novos desafios, novas descobertas. Não saber lidar com esse turbilhão de sentimentos pode levar à culpa e frustração.

Mas calma! Nesse post, separemos algumas dicas para quem é uma nutricionista recém-formada. Depois de mais 10 anos atuando na área da alimentação e, inclusive, contratando muitas nutricionistas que acabaram de sair da faculdade, reunimos os conselhos que gostaríamos de ter escutado lá atrás.

Não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos

Não saia achando que aprendeu tudo. A faculdade é um grão de areia perto da praia que é a nutrição. Cada caso será diferente, cada área tem suas particularidades.

Quem sai achando que não precisa estudar mais, cedo ou tarde, se dará mal. A cada mês surgem novas evidências científicas, novas técnicas e novas legislações. Se você não ficar de olho, acaba repetindo mais do mesmo e nunca se destaca.

NUTRICIONISTA RECÉM-FORMADA - DICAS

Não somos concorrentes, somos parceiros

Outro erro comum de uma nutricionista recém-formada é achar que todo nutricionista é um rival. Que toda empresa de consultoria em nutrição é concorrência. Que toda clínica é um problema a ser enfrentando.

Esse discurso já se provou ser equivocado. As pessoas crescem quando dão as mãos, não quando empurram umas às outras. Ajudar um colega não é cavar a própria cova, mas, sim, um claro sinal de empatia e admiração.

Tenha em mente: quem ajuda, um dia é ajudado. Os colegas que acabaram de se formar com você não são oponentes, são seu apoio. Isso, é claro, se você permitir.

5 dicas para nutricionista recém-formada

Tendo essas duas dicas iniciais em mente, importantes para qualquer nutricionista recém-formada, vamos aos conselhos mais práticos:

Tenha um bom perfil no LinkedIn

Nem só de instagram se vive um perfil profissional. O LinkedIn é muito usado por empresas para encontrar pessoas que combinam com suas vagas abertas. Eles pesquisam uma palavra chave e a ideia é fazer com que seu perfil apareça nessa busca.

Por isso, capriche na apresentação e na hora de preencher as informações. Como nutricionista recém-formada, talvez, você não tenha nenhuma experiência profissional de fato, mas pode colocar um estágio que fez, aquela iniciação científica, a participação da liga acadêmica, as visitas práticas, etc.

Ah, e não esqueça de manter seu perfil atualizado! Comente em publicações, conecte-se com pessoas interessantes e por que não escrever seus próprios artigos? Só não se esqueça que o LinkedIn não é para compartilhar viagens ou postar fotos motivacionais, mas para mostrar o profissional que você é e está se tornando, combinado?

Escolha uma área e se especialize

Na faculdade, o que fez seu coração bater mais forte? Área clínica, nutrição esportiva, materno-infantil ou alimentação coletiva? Você amava as aulas práticas de técnica dietética ou bromatologia? Se destacou fazendo uma ficha técnica de preparação ou o marketing nutricional de uma empresa fictícia?

Sabendo o que você gosta de fazer, é mais fácil se destacar. Não adianta ir para área X só porque dá mais dinheiro. Você precisa gostar. Nem sempre vai ser a área mais fácil, com mais vagas ou mais lucrativa, mas tendo amor pelo que se faz, é mais fácil colher frutos.

Ok, escolheu uma área da nutrição? Agora, é hora de se jogar de cabeça e desbravar artigos científicos, assistir palestras, pensar em uma pós-graduação e fazer cursos online. Investir em educação é algo que sempre dá retorno.

Foi por isso que desenvolvemos nossa plataforma de cursos online para nutricionista (recém-formadas ou não). São diversos temas, como: obesidade infantil, manual de boas práticas, consultoria em nutrição, microbiologia dos alimentos, nutrição materno-infantil, etc.

Aproveita que tem uma superpromoção rolando lá no site: http://bit.ly/cursosnutrimix

NUTRICIONISTA RECÉM-FORMADA - CURSOS ONLINE

Não tenha medo de dizer “sim”

Um filme muito clichê chamado “A Nova Cinderela” tem uma frase que resume esse tópico: não deixe que o medo de errar impeça que você jogue. É isso. Não tenha medo de dizer “sim” para as oportunidades que surgirem no seu caminho.

O importante é reconhecer suas limitações e trabalhar em cima delas. Se você, por exemplo, recebeu uma proposta para fazer a rotulagem nutricional de um alimento, mas se sente insegura porque nunca trabalhou com isso, aceite o desafio e dê o seu melhor. Estude, faça, refaça, pesquise, aperfeiçoe, faça de novo.

Isso vale para qualquer desafio, qualquer proposta. Mesmo que dê medo, vá mesmo assim.

Valorize seu trabalho

Mas, completando o tópico anterior, saiba valorizar seu trabalho. Não ter medo de dizer “sim” não significa aceitar qualquer proposta. Trabalhar de graça não existe. Trabalhar recebendo abaixo do piso salarial também não.

Você estudou anos para ter a formação de nutricionista, sabe o seu valor, sabe o quanto aprendeu e o quanto tem a oferecer. Então, se empodere e se imponha. Não é porque você é nutricionista recém-formada que podem pisar em você – muito pelo contrário.

Saiba reconhecer seus erros

Porque você vai errar. E muito. Não tem como, você está no começo da sua carreira profissional. Errar faz parte do processo de crescimento.

A questão aqui é saber olhar para esse e aprender com ele. É não o ignorar e muito menos agir com soberba. Você não é perfeito. Ninguém é. O erro é o que nos torna humanos.

Então, se errar, respire fundo e descubra o porquê de aquilo ter acontecido para não repetir. Tenha humildade para reconhecer os erros e a inteligência necessária para aprender com eles. Errar não é sinônimo de fracasso, mas uma oportunidade de crescimento.

Ei, nutricionista recém-formada, você é capaz!

E o mais importante de tudo: confie no seu potencial. Nós sabemos que coisas grandes te esperam e, no que pudermos ajudar, estamos por aqui.

Nutri, tenha sede de aprendizado! Estude muito, trabalhe muito, erre muito e aprenda muito. Seu sucesso depende, principalmente, das suas decisões. Você vai longe!