Quais são atribuições do nutricionista em supermercados?

Esporte, clínica e hospital. Essas não são as únicas funções de um nutricionista. Onde há comida, há a necessidade do conhecimento desse profissional. Por isso, as atribuições do nutricionista em supermercados também têm o seu valor. Afinal, pense conosco: esse é o lugar onde você compra a maioria das suas refeições, logo, você precisa de uma garantia de que tudo ali seja seguro e confiável.

Diferente dos outros lugares, o trabalho da nutricionista, em supermercados, acontece quase que nos bastidores. Ninguém vê, mas todos colhem os resultados. Quem supervisionou o pãozinho quente que desceu às 8h? Quem checa as temperaturas das carnes? Quem conferiu o recebimento das hortaliças? Nós não temos essa visão de controle de qualidade no supermercado, mas ele existe.

 

Supermercados são obrigados a ter uma nutricionista?

Pela resolução nº 378/2005 do CFN, os supermercados não se enquadram nos estabelecimentos obrigados a realizar o cadastro no CRN, ou seja, não há obrigatoriedade de ter uma nutricionista responsável técnica. Isso não significa que não seja necessária a presença de um responsável técnico perante os órgãos de fiscalização, mas apenas que essa figura não precisa ser da área de nutrição.

Um veterinário ou engenheiro de alimentos, por exemplo, se tem um curso de responsável técnico, pode assumir esse papel em um supermercado. Em Porto Alegre, a Portaria nº762/2015 se encarrega dessa obrigatoriedade.

No entanto, todas as nossas legislações exigem a presença de um responsável técnico nos serviços de alimentação. Todos os lugares que realizam atividades de manipulação, fracionamento, transporte, embalagem, armazenamento, importação, distribuição ou venda de alimentos devem ter um responsável técnico. Esse profissional permanece no estabelecimento à disposição da autoridade sanitária.

A RDC nº 216 especifica: “o responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser o proprietário ou funcionário designado, devidamente capacitado, sem prejuízo dos casos onde há previsão legal para responsabilidade técnica”.

Atribuições do nutricionista em supermercados

Por que contratar uma nutricionista em supermercado?

Visto a importância de um responsável técnico, o caminho mais lógico seria contratar uma nutricionista para assumir esse papel em um supermercado. Afinal, estamos falando de alimentos, que é a sua especialidade.

O nutricionista, mais do que ninguém, conhece os padrões higiênico-sanitários exigidos pelas legislações e tem capacidade de supervisionar todos os processos, desde o recebimento até a venda ao consumidor final. Esse profissional tem a bagagem necessária para se encarregar dos funcionários, a higiene do local, os equipamentos de trabalho, as etapas do processamento de determinados alimentos e todos os outros detalhes que envolvem o dia a dia de um supermercado.

Aposto que todos conhecem um mercado que foi interditado pela Vigilância Sanitária. A presença de uma nutricionista diminui, e muito, as chances de isso acontecer. Além disso, passa uma ideia de credibilidade aos seus clientes e assegura que dos frios às frutas, tudo esteja seguro do ponto de vista higiênico-sanitário.

Sem falar nos mercados grandes e nas redes nacionais que também oferecem refeições prontas, como pizzas, lanches, salgados, entre outros pratos. Mais do que a simples oferta da matéria prima, há uma produção por trás que requer uma nutricionista pronta para cuidar dos mínimos detalhes.

 

Quais são as atribuições do nutricionista em supermercados?

E como esse profissional põe em prática tudo o que comentamos acima?

Vamos, agora, conhecer as suas atribuições e como funciona a rotina de um nutricionista dentro dos supermercados. São elas:

Essas são algumas das funções que um nutricionista pode desempenhar em um supermercado. De uma maneira geral, seu objetivo é manter o padrão de qualidade.

Fora do país, os nutricionistas costumam assumir a linha de frente, ajudando os clientes a localizar produtos saudáveis, ler rótulos e encontrar alimentos seguros para crianças, idosos, diabéticos e hipertensos. Esse é um trabalho muito interessante que contribui para o bem estar geral. Os supermercados criam, dessa forma, uma relação mais próxima com o consumidor, melhorando a sua imagem e ajudando a coletividade.

 

Se o alimento é o melhor remédio para saúde, faz sentido ter uma nutricionista orientando, educando e supervisionando, certo?

Você conhecia as atribuições do nutricionista em supermercados? É uma nutricionista e trabalha em um ou é um dono que, agora, mudou de ideia? Seja como for, todos são bem vindos em nossas redes sociais, onde você encontra mais conteúdo exclusivo. Segue lá no instagram e facebook, esperamos por você!

Atribuições do nutricionista em supermercados
5 (100%) 17 votes