8 atitudes sustentáveis em UAN para um mundo melhor

1 de agosto. Um dia importante e, ao mesmo tempo, triste. Foi o Dia da Sobrecarga da Terra, que marcou o momento em que a humanidade consumiu todos os recursos que o planeta poderia oferecer em um ano. Isso significa que ficamos com uma dívida de 5 meses em 2018. Do 1º dia de janeiro ao 1º dia de agosto, emitimos mais dióxido de carbono do que as florestas podem absorver, utilizamos toda água, todos os peixes e todo solo fértil que a Terra poderia oferecer.

Assustador, não? Acontece que essa é uma realidade preocupante que não podemos ignorar. Sustentabilidade não é um assunto da moda. É um assunto necessário e urgente. O mundo está em crise e o uso excessivo dos recursos do planeta nos leva uma situação de risco, onde a nossa espécie pode ser responsável por uma extinção em massa.

Atitudes sustentáveis em UAN é algo que deveriam aprender na faculdade junto com a elaboração de um Manual de Boas Práticas. Os treinamentos, além da higienização das mãos, precisam falar também sobre atitudes conscientes no dia a dia. O layout da cozinha, mais do que evitar a contaminação cruzada, pode ter como objetivo otimizar a utilização dos recursos disponíveis, sem desperdícios. Mas por que isso importa?

 

O papel da UAN na construção de um mundo melhor

A essa altura, você pode se perguntar: minha função, como gerente de uma UAN, é oferecer refeições seguras e nutritivas, não salvar o mundo. Ok, vamos voltar duas casas. Quem lembra da greve dos caminhoneiros que parou o Brasil? Várias unidades e restaurantes ficaram sem receber matéria prima de seus fornecedores, gerando uma série de imprevistos e dores de cabeça.

Imagine, agora, que não há mais recurso para plantar o alface que você serve todos os dias na salada. Imagine que não há mais espaço para criar o boi ou solo fértil para plantar soja. Imagine, então, que não há água para lavar os pratos e luz para o turno da noite.

Pois é. Atitudes sustentáveis são um dever de todos. O pouco que fazemos todos os dias impacta diretamente na vida em sociedade e as UANS, que desenvolvem um importante papel na saúde pública e economia, também deveriam fazer parte da mudança.

Ainda mais se pensarmos o quanto uma UAN impacta ambientalmente. Afinal, o lixo sai da UAN, mas não sai do mundo, vale lembrar. Grandes empresas precisam assumir grandes responsabilidades e retomar as questões éticas é quase obrigatório nos dias atuais.

Mas como ter atitudes sustentáveis em uma UAN? Antes, vamos entender direito o que é essa tal de sustentabilidade.

8 atitudes sustentáveis em UAN para um mundo melhor

Entendendo a sustentabilidade

A ex-primeira ministra da Noruega, que também atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, tem uma frase no livro Our Common Future que resume bem o conceito de sustentabilidade: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

Sabemos que, hoje, o ser humano não pode mais consumir os recursos que quiser, como quiser, sem se preocupar com as consequências. Sustentabilidade, então, está relacionada à uma ruptura com o atual padrão de desenvolvimento. É buscar o equilíbrio ambiental, ou seja, ao mesmo tempo em que você retira, você retorna.  

 

8 atitudes sustentáveis em UAN

Acredite, é mais simples do que você imagina. Alguns pequenos ajustes na rotina são o suficiente para trazer a responsabilidade social e ambiental para dentro da cozinha. Olha só alguns exemplos para pôr em prática:  

  1. Começar uma horta

Não precisa ser algo grande. Uma horta com ervas, como manjericão, alecrim e salsinha, por exemplo, é um bom começo. Além de um diferencial para UAN, essa é uma forma de impulsionar novas posturas e reconstruir valores que visam a sustentabilidade.

Você também cria um senso de responsabilidade maior, na medida em que a equipe se vê como um agente ativo, capaz de influenciar ou não no crescimento da hortinha.

  1. Elaborar um cardápio mais sustentável

Um cardápio mais sustentável envolve a escolha de alimentos próprios da região e os mais comuns da época. Dessa forma, você respeita os ciclos da natureza, além de ter mais nutrientes por um preço menor.

  1. Aproveitar os alimentos integralmente

Mas de nada adianta escolher os alimentos da época se você joga as cascas e talos fora. Todo alimento pode ser aproveitado integralmente em receitas criativas. Que tal, em um dia da semana, fazer um arroz colorido, com talos de brócolis e a casca da cenoura? Ou, então, servir um suco da casca do abacaxi e um bolo com as cascas da banana?

  1. Criar uma consciência coletiva de combate ao desperdício

Tanto por parte da equipe, quanto por parte dos comensais. Dê palestras, crie cartazes, faça uma sessão de cinema com o tema e aborde o assunto no dia a dia da unidade. Mostre que descascar uma batata sem cuidado pode levar a um desperdício desnecessário, assim como se servir sem pensar no tamanho da fome.

Nós temos um post dedicado inteirinho ao tema, caso queira ler, é só clicar aqui.

  1. Evitar o desperdício de água

A água está presente na rotina de uma UAN, da higienização dos alimentos à cocção. Isso não significa, porém, que não existam formas mais conscientes de utilizá-la.

Dentre essas atitudes, podemos citar: orientação dos funcionários, evitar deixar as torneiras abertas sem necessidade, fazer a manutenção dessas torneiras para identificar vazamentos, utilizar de maneira adequada a máquina de lavar louças e, caso não haja o equipamento, o ideal é encher as pias com água quente e mergulhar os utensílios para retirar as sujidades e gordura.

  1. Separar o lixo para reciclagem

A coleta seletiva contribui muito para sustentabilidade! Ela gera trabalho, promove a economia dos recursos naturais renováveis e de energia, além de reduzir o lixo nos aterros e seus impactos ambientais.

Os resíduos orgânicos, como restos de alimentos, poderiam ser cedidos à empresas, ONGs ou instituições que trabalham com o método de compostagem, ou seja, o processo de reciclagem desse tipo de lixo que resulta em um adubo natural.

  1. Garantir a eficiência da energia elétrica

Cada vez mais usamos energia elétrica, mas o recursos naturais necessários para produzi-la não se renovam na mesma velocidade. Em uma UAN, estratégias simples otimizam o uso de energia, gerando mais economia e menos impacto ambiental.

São elas: trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, usar cores claras nas paredes e no teto para espalhar a luz, manter regulada as temperaturas das geladeiras e freezers, evitando o consumo excessivo, e evitar manter ligados aparelhos sem necessidade.

A nutricionista desempenha um papel importante nesse contexto ao aliar seu conhecimento com práticas sustentáveis. Mas toda a equipe deve colaborar para garantir que essas ideias sejam colocadas em práticas!

As atitudes sustentáveis em UAN não acabam por aqui. Se você gostaria de uma parte II deste conteúdo, compartilhe nos comentários! E não se esqueça de passar no post com dicas para combater o desperdício dentro da cozinha.

Atitudes sustentáveis em UAN
5 (100%) 15 votes