6 receitas para quem tem alergia ao leite e ovo

 

O número de alergias têm crescido consideravelmente nos últimos anos. Só no Brasil, de acordo com dados de 2017 da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, 350 mil crianças possuem APLV, isto é, alergia à proteína do leite de vaca. A alergia ao ovo, por sua vez, integra as alergias alimentares mais comuns no mundo inteiro.

Essa é uma doença bem mais grave que a intolerância e o tratamento consiste em uma dieta de exclusão, ou seja, cortar o alimento da sua rotina. O ovo e o leite, porém, fazem parte do dia a dia do brasileiro. A maioria das receitas doces leva o leite, enquanto o ovo é uma das fontes de proteína mais queridas do país.

Como fazer, então, com quem tem alergia ao leite e ovo? Neste post, separamos 3 receitas salgadas e 3 receitas doces para provar que existem alternativas tão deliciosas quanto as originais!

 

O que é a alergia ao leite e ao ovo?

A alergia consiste em uma reação adversa do sistema imunológico a uma substância externa, no caso um alimento. O organismo, então, reconhece de maneira errada o leite e ovo, os encarando como uma ameaça dentro do corpo.

Não se sabe ao certo porque determinados alimentos são mais alérgenos que outros ou porque nem todos os indivíduos desenvolvem as mesmas reações ao serem expostos a estes alimentos. Fato é que os sintomas de alergia incomodam e muitos deles são graves, como, por exemplo, vômitos, enterocolite, urticária e até mesmo anafilaxia.

 

Receitas salgadas para quem tem alergia ao leite e ovo

 

Molho branco de castanha de caju
Receitas para quem tem alergia a ovos

Deixe de molho durante a noite 1 xícara de castanha de caju crua, ou sejam, sem sal e sem torrar. Se não tiver tempo, deixe de molho na água fervendo por cerca de 30 minutos.

Depois, bata no liquidificador as castanhas, 1 xícara de água, 1 dente de alho sem o meio, 1 colher de sopa de levedura nutricional ou levedura de cerveja, 1 colher de chá de suco de limão, sal e pimenta a gosto. Prontinho, você tem um molho sem leite, cremoso e delicioso para usar em massas, lasanhas ou com outras preparações.

 

Grãomelete
omelete sem ovos

A versão do omelete com grão de bico. Isso mesmo!

Refogue em uma panela, cebola e alho a gosto. Quando dourar, acrescente espinafre e refogue até que as folhas murchem um pouco.

No liquidificador, acrescente ½ xícara de grão de bico cozido, 150ml de água, 2 colheres de sopa de aveia em flocos, ½ colher de chá de curcuma ou curry, ½ colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de chia ou linhaça e sal a gosto.

Bata até obter uma massa homogênea e despeje em uma frigideira untada com um fio de azeite. Deixe fritar de um lado, como se fosse um omelete, e vire para dourar o outro. Feito isso, dobre ao meio e recheie com as folhas de espinafre.

Dica extra: para ficar com um gosto bem parecido de ovo, o truque é acrescentar na massa um pouquinho de sal negro.

 

Torta de liquidificador
torta de liquidificador

Em um liquidificador, bata 2 xícaras de chá de água, 1 xícara de chá de óleo e 3 colheres de sobremesa de vinagre branco. Quando a mistura ficar homogênea, acrescente 2 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de amido, sal a gosto, 3 colheres de sopa de salsinha e 1 colher de sopa de fermento.

Enquanto a massa mistura, unte uma forma com óleo de farinha. Em seguida, despeje a primeira camada da massa. Depois, o recheio, que pode ser de legumes, atum, carne moída, frango, o que você preferir. Finalize com a última camada de massa.

Para ficar ainda mais gostoso, coloque umas rodelas de tomate por cima e salpique um pouco de orégano. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 40 minutos ou até que o topo fique douradinho. Termine com folhinhas manjericão.

 

Receitas doces para quem tem alergia ao leite e ovo

 

Brigadeiro sem leite condensado
brigadeiro light, brigadeiro diet, brigadeiro sem leite condensado

Quer dizer, na verdade vai leite condensado, mas é leite vegetal. Seria então um brigadeiro com extrato vegetal condensado.

Comece preparando o seu leite vegetal, que pode ser de amendoim, soja, amêndoa, castanha de caju, aveia, semente de melão, etc. Vamos explicar aqui como fazer o de amêndoa, que é bem semelhante a todos os outros.

Deixe 1 xícara de chá de amêndoas cruas de molho por cerca de 12 horas ou de um dia para o outro, tentando trocar a água umas duas vezes no processo. Escorra essa água e bata no liquidificador as amêndoas com 3 xícaras de água e 1 colher de chá de essência de baunilha ou extrato de baunilha.

Coe essa mistura com uma peneira bem fininha ou um paninho limpo. O resíduo que sobra pode virar cookies deliciosos e também pode ser usado em bolos, saladas e vitaminas.

Esse leite vai para panela (1 litro) com 300 gramas de açúcar demerara. É preciso mexer por cerca de 40 minutos em fogo médio. Esse leite vai reduzindo, engrossando, até chegar no ponto de leite condensado. Ele está certo quando, ao pingar em um pires bem gelado, a mistura escorre lentamente.

Com o leite condensado em mãos, você pode seguir para o preparo do brigadeiro normal, com cacau em pó ou achocolatado sem leite e, claro, sem manteiga.

 

Quindim de mandioca
doce de mandioca sem ovos

No liquidificador, bata 200ml de leite de coco, 3 colheres de sopa de extrato vegetal (pode ser o de amêndoa!), ¼ de xícara de água e 2 colheres de sopa de óleo. Acrescente, aos poucos, 3 colheres de sopa de amido de milho, 1 xícara de açúcar e 3 xícaras cheias de mandioca cozida.

Tire quando a mistura ficar homogênea e incorpore, sem bater, 100 gramas de coco ralado. Despeje em uma forma untada e leve para assar em banho maria, na temperatura média do forno, por cerca de 40 minutos. Ele estará pronto quando você espetar um palito e ele sair limpinho. Finalize com uma caldinha de caramelo.

 

Merengue de aquafaba
merengue vegano

Essa é uma das receitas mais surpreendentes. Fazer merengue com aquafaba, a água de cozimento do grão de bico? Teste e veja por si próprio o quanto a culinária é incrível.

Comece deixando de molho o grão de bico cru por 8 horas. Feito isso, descarte a água e leve a leguminosa para cozinhar. Com a água do cozimento, é que se faz as “claras em neve”. A consistência da água deve ser espessa, nem muito líquida, nem muito sólida. Caso não esteja assim, leve ao fogo para reduzir.

Você também pode usar a água do grão de bico de latinha, optando por aquela com menos sal. Essa é uma forma mais prática e com menos imprevistos na hora de acertar o ponto.

Para fazer o merengue, coloque a aquafaba com 1 colher de vinagre de maçã. Bata com uma batedeira até ficar uma mistura como claras em neve. Adicione, então, 140 gramas de açúcar e continue batendo até virar uma mistura cremosa.

Depois, é só adicionar morangos e se deliciar! Ou, então, uvas, chocolate ou abacaxi.

 

Nem dá para acreditar quanta coisa gostosa é possível criar sem ovos e sem leite, não é mesmo? Se você testar alguma dessas receitas para quem tem alergia ao leite e ovo, não esquece de postar e nos marcar no facebook ou instagram.

 

6 receitas para quem tem alergia ao leite e ovo
5 (100%) 11 votes