10 funções da nutricionista de UAN

UAN e nutricionista são a combinação perfeita. Uma nasceu para ficar agarradinha com outro. Sabe coisa de alma gemêa? Que não funcionam quando estão separados? Pois, então, é assim nesse caso. Toda UAN precisa de uma nutricionista. E toda nutricionista, que ama UAN, não vive sem o barulho de uma cozinha a todo vapor.

Neste post, vamos mostrar porque essa é a combinação perfeita, elencando 10 funções da nutricionista de UAN. Poderíamos elencar umas 100, mas vamos nos ater a 10 já que temos um espaço limitado. A nutricionista está sempre correndo pra lá e pra cá, ajudando funcionário, tendo ideais, resolvendo pepinos ou, então, cortando os pepinos.

Se você sente vontade de trabalhar com alimentação coletiva ou quer contratar uma para sua cozinha industrial, confere só algumas funções da nutricionista de UAN: 

 

  1. Adequação das instalações, equipamentos e utensílios

A nutricionista ajuda até no processo de criação da UAN. Do zero mesmo, no período de obras. Ela sabe como é o fluxo da cozinha e suas rotinas, por isso, consegue orientar em relação aos equipamentos necessários e como deve ser a distribuição de áreas e setores.

Essa profissional também cuida da manutenção dos equipamentos e está sempre conferindo se não tem algo enferrujado ou em más condições de conservação. O mesmo vale para estrutura do local.

 

 

  1. Elaboração de POPs e Manual de Boas Práticas

A bíblia de toda UAN. Exigido em legislação, esses documentos são essenciais para qualquer UAN que quer seguir a risca as boas práticas de fabricação. É como manual de instruções da sua cozinha. 

A nutricionista elabora esses documentos e os implementa, ajudando os funcionários a colocam a teoria em prática. Afinal, de nada adianta ter um POP ou Manual só de enfeite, para quando chegar o fiscal da vigilância. O certo é que eles sejam feitos de acordo com a realidade do local para que possam ser viáveis no dia a dia.

 

  1. Contratação de funcionários

Sim, a nutricionista também cuida da parte dos recursos humanos. Ela faz entrevistas, escolhe candidatos, treina e, às vezes, também faz o papel de psicológica. Escuta, acolhe e aconselha, como se fossem da própria família.

A nutricionista, na maioria das UANs, é o elo que mantém a equipe a unida. Ela organiza as confraternizações, resolve os conflitos, distribui as folgas sem intrigas, divide as tarefas e mantém o ritmo da cozinha.

 

  1. Seleção e acompanhamento de fornecedores

O fornecedor tem todos os documentos? Ele é flexível para negociações? Sempre pisa na bola ou é parceiro da cozinha? Como é a higiene no recebimento e na fábrica ou campo? A nutricionista sabe o que considerar na hora de selecionar um fornecedor, com critérios que vão além do orçamento. 

 

  1. Supervisão da produção

Ela tem uma salinha separada? Tem. Mas é na cozinha que seu trabalho toma forma. Os resultados de toda dedicação da nutricionista estão ali: quando a chama do fogão acende, os pedidos chegam ou a hora do almoço se aproxima.

Algumas cozinhas tem o auxílio de um técnico em nutrição, mas a nutricionista também coloca a mão na massa. Ela orienta, supervisiona e se certifica de que tudo está saindo como o planejado e de acordo com as boas práticas de fabricação.

 

  1. Promover programas de Educação Nutricional

Seja para os funcionários ou os clientes. A nutricionista pode elaborar palestras, distribuir panfletos, fazer cartazes ou organizar eventos para ajudar na promoção da saúde. É esse o seu papel, afinal de contas, fazer com que as pessoas tenham mais qualidade de vida.

 

  1. Controlar sobras, resto-ingesta e desperdícios

A requisição diária é o suficiente? Quanto tem sobrado nas cubas? E nos pratos dos clientes? Sempre falta coisa no fim do mês? Será que está rolando desperdício na produção? Parece que essas são coisas simples, mas os seus impactos na rotina e no orçamento da cozinha são enormes.

A nutricionista tem um controle desses números. Assim ela consegue identificar onde está o problema e traçar estratégias para resolvê-lo. Mais do que uma cozinha produtiva, a UAN também deve ser uma cozinha sustentável e isso envolve o desperdício de alimentos.

 

  1. Elaborar o cardápio e fazer pedido de compras

Do mês, da semana ou da quinzena, depende da UAN. A nutricionista pensa, primeiro, em um cardápio colorido, atrativo, econômico e saboroso. Se coloca no lugar do cliente e do chefe para dar o seu melhor e criar combinações que dão certo.

Em seguida, é hora de pedir os ingredientes necessários para tirar esse cardápio do papel. Nem sempre o fornecedor vai ter. Nem sempre tudo vai sair como o planejado. Nem sempre vai ter mãos de obra. Mas também é papel da nutricionista ter jogo de cintura para lidar com imprevistos.

 

  1. Tirar dúvidas dos clientes

Sobre a composição dos pratos, o funcionamento da cozinha ou caso algum cliente passe mal. Ela deve ser acessível, de forma que aqueles que estão recebendo a comida se sintam seguros em relação à sua preparação.

 

  1. Amar a UAN com todo coração

Porque é isso que faz a nutricionista de UAN ser tão eficiente. Que faz com que seu trabalho tenha tanto resultado. É o amor que ela sente pela UAN. É o prazer em ver que mais um dia terminou e a comida saiu gostosa. É ver que seu esforço faz com que os clientes saiam sorrindo e os funcionários orgulhosos.

Não tem jeito, só quem ama a UAN entende. E se você quer ver mais conteúdos sobre o assunto, é só correr no nosso instagram e facebook. Sempre tem posts fresquinhos para as #UANLovers, assim como nós!