Qual é a importância do APPCC na indústria de alimentos? 

Se você trabalha com alimentação, em algum momento, com certeza, ouviu falar sobre APPCC. Se não, é porque ainda não se aprofundou no tema “segurança dos alimentos”. Reconhecido internacionalmente, o APPCC na indústria de alimentos é uma poderosa ferramenta de gestão e controle de riscos que zela pela saúde do consumidor.

As indústrias, hoje, não estão preocupadas apenas com o sabor, o aroma ou a textura de seus produtos. É claro, suas características sensoriais importam. Mas de nada adianta um produto saboroso se este vira manchete na mídia por causar uma intoxicação alimentar em crianças. Empresas grandes até conseguem reverter situações como essa e manter seu nome intacto, mas melhor mesmo é evitar qualquer tipo de escândalo.

Quando falamos em segurança dos alimentos, planejamento é essencial. Não basta esperar que os problemas aconteçam para resolvê-los. É preciso prever o que pode dar errado e, assim, tomar as medidas cabíveis para evitar estes riscos. Não é uma questão de ter bola de cristal, mas de conhecer bem os seus processos, do início ao fim.

Pense como o consumidor: há dois produtos na prateleira. Na produção do primeiro, não há uma ferramenta de gestão que controle os riscos. No segundo, há todo um trabalho para evitar contaminações e qualquer perigo à saúde do cliente. Qual você leva para casa?

A importância do APPCC na indústria de alimentos, porém, vai além de não causar doenças ao consumidor. Ele muda toda a cadeia produtiva da empresa ao incentivar uma visão mais holística. Você entende como as coisas estão interligadas e como um ponto crítico lá no recebimento afeta a distribuição. A indústria de alimentos é uma teia de aranha, todos os fios se unem com um único objetivo: entregar um produto seguro e de qualidade.

 

APPCC na prática: como a ferramenta mudou uma indústria de massas e biscoitos

Um estudo de 2016 mostrou os resultados da implementação do APPCC em uma indústria de massas e biscoitos no Nordeste do Brasil. A empresa integra o maior grupo empresarial do ramo e emprega cerca de 2.200 funcionários. 

O estudo de APPCC começou em 2006 e a primeira linha foi certificada somente em 2008. Desde essa época, a empresa notou a necessidade de um detector de metais em todas as linhas produtivas. De 2008 para 2009, foi feita a instalação.

Dessa forma, a indústria diminuiu a chance do consumidor adquirir um produto com um contaminante metálico, que traria danos à sua saúde. Isso se deve a atitudes tomadas graças ao estudo do sistema APPCC e sua implementação.

Com o detector de metais, as reclamações referentes à presença de metais nos produtos diminuiu consideravelmente. De 30, em 2005, para 5, em 2012. Antes do detector de metais, essa análise era feita por amostragem. Quando eram encontrados contaminantes nas unidades amostradas, todo lote era comprometido, pois não havia um jeito de descobrir quais estavam contaminados e quais estavam livres de contaminação. Dessa forma, materias “bons” eram descartados.

Outro ganho com o APPCC foi a redução do número de pacotes expulsos pelo detector de metais. De 2009 para 2012, houve uma redução de 60% do número de produtos rejeitados por não atenderem às especificações. 

Isso porque com o APPCC observou-se a necessidade de trocar o imã usado no início do processo. Com a substituição, houve uma retenção de maior quantidade de partículas metálicas logo no começo, o que fez com que a quantidade de material metálico fosse menor ao passar pelo detector de metais. 

Essa mudança pode parecer simples, mas trouxe um grande ganho no lucro. Afinal, a empresa diminuiu o retrabalho de produtos expulsos pela máquina, assim como a perda de produtos que não poderiam ser vendidos no mercado.

APPCC na indústria de alimentos

Benefícios do APPCC na indústria de alimentos

Esse foi um caso específico, mas o APPCC traz um benefício diferente para cada indústria, pois se adapta à sua realidade e necessidade. A base para implementação é a mesma, mas os resultados que a ferramenta trará são diferentes.

A montagem de um plano APPCC é complexa, mas vale a pena. É um investimento não só de recursos, mas de tempo, planejamento e paciência. Toda equipe deve se envolver para que a implementação do sistema dê certo, não apenas na teoria.

Vale lembrar também que o APPCC depende das boas práticas, elas são um pré-requisito para sua implementação. Quando as boas práticas não são respeitadas, não há como ter um plano APPCC. Por isso, é importante ter o apoio de um profissional da nutrição nesse caminho, como uma consultoria e assessoria nutricional.

 

As principais vantagens do APPCC na indústria de alimentos, de uma forma geral, são:

  • Ter um sistema aplicável em toda cadeia alimentar, que possui uma base científica e reconhecimento internacional;
  • Prevenir os perigos relacionados à contaminação de alimentos;
  • Melhorar sua competitividade no cenário internacional;
  • Fortalecer sua relação com o cliente, aumentando a confiança;
  • Promover a rastreabilidade do processo quanto às contaminações;
  • Garantir uma melhora contínua dos processos;
  • Ter um sistema amplamente recomendado por órgãos fiscalizadores;
  • Trabalhar com a prevenção, diminuindo perdas;
  • A capacidade de identificar problemas e corrigi-los imediatamente;
  • Diminuir os custos operacionais e de análises;
  • Atender obrigatoriedades para trabalhar com exportações;
  • Conseguir outras certificações, como a ISO 22000.

 

E as desvantagens, você pode se perguntar. Nós podemos citar duas, mas que, de nenhum modo, pesam mais dos que as vantagens. Primeiro, o sistema de adesão costuma ser lento, mas isso porque as indústrias ainda visualizam os benefícios do APPCC. E, segundo, os resultados são baseados na qualidade a longo prazo, não é nada imediato.

Se você tem interesse de aplicar o APPCC na indústria de alimentos, mas não tem ideia de por onde começar. Nós te damos uma dica: pelas boas práticas de fabricação. Com elas 100%, você começa a avançar para passos mais complexos.

Aqui, na Nutri Mix, temos especialistas em APPCC e boas práticas de fabricação. Trabalhamos há mais de 10 anos no segmento da alimentação coletiva, melhorando o desempenho das empresas para garantir a segurança dos alimentos. Então, se você quer entender um pouco mais sobre o APPCC na indústria de alimento, entre em contato!

Qual é a importância do APPCC na indústria de alimentos?
5 (100%) 11 vote[s]