O que não pode faltar em um rótulo adequado?

O rótulo é sua vitrine. O cliente olha, analisa e escolhe se vai experimentar ou não. Só de bater o olho. Em uma fração de segundos, ele toma uma decisão. Por isso, um rótulo adequado é tão importante. Além de evitar problemas com os órgãos de fiscalização, por meio dele, você aplica um marketing eficiente. Você fisga o cliente.

Existem, porém, algumas regras em relação ao que um rótulo adequado deve ter. Sim, é possível usar estratégias do design, cores, frases de impacto, desenhos, etc. Mas, ao mesmo tempo, a ANVISA tem uma série de exigências para fazer com que esse rótulo tenha uma comunicação clara, coerente e que ajude o consumidor a tomar decisões conscientes.

Rótulo adequado é rótulo transparente

Um bom rótulo não só imprime a essência da sua empresa, como apresenta o produto de forma justa. Mas o que isso significa?

Nada de mentiras ou informações que possam confundir o consumidor. Fora de cogitação a publicidade infantil ou publicidade abusiva. Muito menos esconder coisas importantes nas entrelinhas.

O jogo deve ser limpo, sem trapaças ou atalhos. É claro que você pode destacar algo legal do seu produto, como, por exemplo, o fato dele ser fonte de cálcio. Mas, se foi usado gordura vegetal hidrogenada, isso deve ficar exposto nos ingredientes e tabela nutricional.

RÓTULO ADEQUADO - ZERO LACTOSE

Cuidado com as meias verdades

Sabe aquela história do óleo vegetal que coloca em caixa alta no rótulo “sem colesterol”? Pois bem. Todo alimento de origem vegetal NÃO tem colesterol. Por esse motivo, os óleos que optam por usar esta frase devem complementar com: como todo produto de origem vegetal.

Entende como essa afirmação pode gerar uma dúvida no consumidor? A todo momento, se discute o cuidado com o consumo de colesterol, gordura saturada e excesso de óleos. Quando você coloca “sem colesterol” em produto que, por natureza, não tem colesterol, você dá entender que aquele óleo é melhor que os outros.

O consumidor, que não sabe dessa informação, olha para o óleo de girassol gritando “sem colesterol” e acredita que ele é melhor que o de soja, sem essa informação. Mas o que, na verdade, torna um óleo melhor do que o outro é sua indicação de uso e o perfil daquele consumidor.

8 itens que não podem faltar em um rótulo adequado

Para te ajudar a montar um rótulo que não fere a legislação ou direitos do seu cliente e, ainda assim, traz bons resultados, separamos 10 itens essenciais que não podem faltar nessa ferramenta de comunicação. São coisas que todo rótulo adequado tem, pode confiar.

Será que você vai dar check nos 8 itens?

Lista de ingredientes bem especificada

Que um alimento deve ter uma lista de ingredientes, disso todos sabem. Mas o quão completa é sua lista de ingredientes?

Algumas pessoas, por exemplo, têm alergia a certos tipos de corante. Então, não basta dizer “corante artificial”, é preciso especificar qual corante foi utilizado. No caso de “aroma artificial”, é aroma artificial do quê?

Foi usado óleo vegetal, ok. Mas qual óleo? De soja, girassol, canola? É transgênico? Quanto mais completa sua lista de ingredientes for, melhor para o cliente.

Lembrando que essa lista é sempre em ordem decrescente: do ingrediente mais usado para o menos usado!

Lote e prazo de validade

O lote é importante para conseguir rastrear este produto, caso algum imprevisto aconteça. Se houver algum problema, você consegue recolher estes lotes do mercado.

Em relação ao prazo de validade, é uma segurança tanto para você, empresa, quanto para o consumidor. Para produtos com prazo inferior a três meses, é necessário colocar o dia, o mês e o ano. Para os demais, apenas o mês e o ano.

Alergênicos

Desde junho de 2015, as empresas são obrigadas a informar a presença (ou traços) de alergênicos. Isso inclui: peixes, soja, leite, ovos, castanhas, trigo, frutos do mar, etc.

Existe uma resolução inteirinha especificando o que deve ser informado e como (desde o tamanho da fonte até o uso do negrito). Afinal, essa é uma informação muito importante e foi considerada uma conquista graças à luta das mães de crianças alérgicas que tinham vários problemas com essa falta de cuidado.

Presença de glúten

Além dos alergênicos, outra informação obrigatória é a presença de glúten. Desde 2003, um rótulo adequado deve conter essa informação para ajudar pessoas com doença celíaca.

Informações sobre lactose

Essa é uma novidade. Em 2019, ficou definido que os fabricantes eram obrigados a informar a presença de lactose nos alimentos. São três níveis de classificação:

  • “zero lactose”, “sem lactose” ou “não contém lactose”;
  • “baixo teor de lactose” ou “baixo em lactose”;
  • “contém lactose”.

Qualquer alimento que contenha lactose em quantidade acima de 0,1% deverá trazer a última expressão em seu rótulo. Seu produto está de acordo?

RÓTULO ADEQUADO - INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Informação nutricional obrigatória

Temos um post inteiro dedicado à informação nutricional dos rótulos. Mas, no geral, os nutrientes que devem ser, obrigatoriamente, calculados e informados são: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

Outros itens também compõem uma tabela nutricional, como a porção, medida caseira, valor energético, valor diário em porcentagem, etc. É bem importante que essa tabela seja bem calculada e revisada sempre que possível!

Você também pode colocar informações complementares. Ao alegar que seu produto é rico em zinco, por exemplo, é preciso exemplificar isto na tabela nutricional. Ela é a prova concreta de que seu produto, realmente, tem boas quantidades de tal nutriente.

Contato do SAC

O cliente tem que saber com quem falar caso tenha um problema. Não espere que ele abra uma reclamação por outros meios. Deixe seu contato em visível no rótulo.

Certificações pertinentes

Seu produto é vegano, orgânico ou kosher? Então, se informe sobre como obter as certificações para colocar em seu rótulo. Isso facilita a vida do cliente, além de ser uma garantia da segura e transparência dos seus processos.

Quanto mais descomplicado, melhor

São os detalhes que fazem a diferença em um rótulo adequado. Desde equilibrar a quantidade de autopromoção com as informações nutricionais até a cor utilizada e o tamanhos das fontes.

Nós somos aquilo o que sabemos sobre o que comemos. E para sabermos de algo, precisamos de um rótulo adequado em mãos.

Se você sente que precisa revisar seus rótulos, entre em contato. Mesmo à distância, podemos ajudá-lo a se adequar às normas, novas e antigas, assim como criar uma comunicação mais positiva e impactante.

Rótulo adequado é rótulo descomplicado, que qualquer um é capaz de entender!