5 lições para restaurantes nessa pandemia

Duas coisas não mudaram com o novo coronavírus: as pessoas precisam comer e trabalhar. Daí parte dos restaurantes adotarem estratégias para atender a essas demandas, sem colocar em risco a vida dos clientes e da sua equipe. Por mais caótico que tudo pareça agora, é possível, sim, tirar algumas lições para restaurantes do momento em que estamos vivendo.

Esse post tem um toque de otimismo e esperança por dias melhores. Sabemos que a caminhada não está sendo fácil, mas, aqueles que forem criativos e ágeis, conseguirão tirar proveito da situação e sairão, ao menos, mais fortes dessa luta.

Momentos de crise servem para nos fazer acordar. Eles colocam sob perspectiva aquelas falhas que jogamos para debaixo do tapete e os erros que tentamos ignorar. Nos mostram que planejamento é tudo para um negócio de sucesso e que sempre temos a oportunidade de aperfeiçoar nossos processos e crescer de forma sólida.

Nós separamos, neste post, 5 lições para restaurantes que aprendemos durante a pandemia. São coisas que, independentemente do coronavírus, você pode aplicar à sua realidade e tornar sua empresa um local seguro – e não só financeiramente.

Lições para restaurantes: o que aprendemos nessa pandemia?

Gerenciamento de estoque

Quem não tinha um estoque organizado, está sofrendo agora com a perda de insumos vencidos. Não adianta, por exemplo, comprar vários itens, que você sabe que não vão sair, só para aproveitar uma promoção ou outra.

A economia dentro de um estoque não se faz só na hora da compra, mas, sim, em todo seu gerenciamento. Por isso, é tão importante ter uma equipe cuidando desses detalhes, e, claro, um técnico em nutrição ou nutricionista de olho nos aspectos higiênico-sanitários.

LIÇÕES PARA RESTAURANTES - HIGIENE

Higiene é o básico

Aqueles que seguem as recomendações da legislação estão tranquilos, afinal, já tomavam os cuidados necessários para prevenir a contaminação. Por outro lado, os que viviam na corda bamba perceberam que seria muito fácil ter implementado essas normas antes, ao invés de reeducar toda a equipe diante do caos.

Lavar as mãos, higienizar utensílios, ter uma boa infraestrutura, cuidar das temperaturas e ter um controle de qualidade rígido são atitudes e escolhas que fazem parte da rotina de um bom restaurante. Mais do que nunca as pessoas estão preocupadas com a saúde e vão escolher se alimentar nos lugares que demonstram a mesma preocupação.

Seguir a legislação no que diz respeito ao controle higiênico-sanitário é sinônimo de economia de tempo e dinheiro. Você não tem problemas com a vigilância sanitária, recebe menos reclamações dos clientes e o fluxo na cozinha é mais ordenado.

Porque alimento bom é alimento seguro e essa é uma das lições para restaurantes mais importantes durante essa pandemia. Não subestime a legislação.

Ter um plano B é importante

Os donos de restaurantes, de um dia para o outro, precisaram fechar suas portas. E agora? Consegue manter o gingado só quem tem jogo de cintura, ou, melhor dizendo, um plano B.

Nesse caso, os deliverys se mostraram a melhor opção para quem quer continuar vendendo, sem afetar tão bruscamente seus lucros. Foi preciso repensar o cardápio, a logística da equipe, a forma de venda, entrega, etc. Mas é justamente essa habilidade em ser capaz de repensar e tomar decisões rápidas que faz a diferença.

Se seu cozinheiro se demitir amanhã, qual é seu plano B? Quando o número de clientes começar a diminuir, o que você faz? O fornecedor der o cano, corre para quem?

Ter um restaurante é saber encarar os imprevistos. E é agora que nós estamos vendo quem consegue lidar bem com eles – ou não.

Quem não é visto, não é lembrado

Se sua única estratégia de divulgação era o boca a boca e as lousas na calçada, com certeza, seu restaurante está sofrendo com a falta de pedidos.

Pensa só: alguém, algum dia, passou na frente do seu restaurante, entrou, pediu uma parmegiana e adorou o prato. Vida seguiu e, meses depois, bateu aquela vontade de comer essa delícia. Ela lembra do seu restaurante, mas não consegue encontrar o estabelecimento em nenhum lugar online para conferir se vocês fazem entrega. A fome continua ali, então, a pessoa desisti e parte para o próximo restaurante.

Agora, que a única forma de venda é por delivery, os restaurantes perceberam a importância da presença online. Seja em um perfil no instagram, com uma conta no whatsapp ou um cadastro em alguma lista de restaurantes do bairro. Você precisa ser visto para ser lembrado.

Marketing também faz parte das estratégias para um restaurante de sucesso. Por mais tradicional que seu perfil seja, se seu público está no facebook, twitter, instagram ou whatsaap, você precisa acompanhá-lo.

LIÇÕES PARA RESTAURANTES - EQUIPE

Um restaurante é feito por pessoas

Porque para o prato chegar à mesa do cliente, ele passou pelas mãos do fornecedor, estoquista, nutricionista, auxiliar de cozinha, cozinheiro, garçom, etc. Uma matéria prima de qualidade é, sim, importante, mas, mais do que isso, é preciso levar em consideração o que a equipe faz com esse insumo.

Nenhuma picanha de boa qualidade fica uma delícia nas mãos de um cozinheiro sem talento. Não há salada fresca que encante se for feita às pressas. Nem sobremesa que adoce o dia se a pessoa errar a mão no açúcar ou leite condensado.

Lembre-se que, antes da pandemia, você podia abrir as portas, todos os dias, porque tem uma equipe trabalhando atrás da cortina. Aliás, atrás do fogão.

Valorize essas pessoas. São elas que tornam seu empreendimento uma realidade. Elas entregam seu tempo, seus dons e sua boa vontade. Tenha em mente que uma equipe unida, mais do que em busca do salário no fim do mês, trabalha por um propósito, tem valores.

Essas pessoas se sentem bem trabalhando em seu restaurante? Elas querem ajudá-lo a não fechar as portas? Elas se importam com o resultado final do que entregam? Você trabalha para criar uma cultura positiva no trabalho? Vocês sabem que podem contar um com o outro?

Antes de pensar em dinheiro, pense nas pessoas. Antes de ter a melhor estratégia de marketing, crie um ambiente de trabalho saudável. Ao invés de dizer que seu restaurante é um ótimo lugar para se trabalhar, pergunte para seus funcionários como eles se sentem.

Dentre as lições para restaurantes que aprendemos nessa pandemia, essa vai para a vida. Com união e solidariedade, conseguimos passar por qualquer adversidade.

Tem outras lições para restaurantes que você gostaria de compartilhar? O que você aprendeu ou está aprendendo nessa pandemia? Comenta aqui embaixo!