Manual De Boas Práticas X POPs

Manual de Boas Praticas e Pops (Procedimentos Operacionais Padronizados o que é ?

Todos os procedimentos previstos na legislação devem ser redigidos na forma de um Manual de Boas Práticas e pops específico para estabelecimento, que deve ser redigido e aprovado pelo Nutricionista Responsável Técnico (RT).

As orientações são parecidas com as de outros estabelecimentos: observar as condições higiênico-sanitárias.

Manual de Boas Praticas e POPS

Manual de Boas Praticas e POPS

O preparo dos alimentos, as condições de higiene dos manipuladores de alimentos e se as comidas comercializadas estão dentro da validade e com registro no órgão competente.

Desde janeiro de 2012, a lei nacional 12.592/12 reconhece os profissionais de beleza e torna obrigatório seguimento das normas da ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária ).

O Manual de Boas Praticas e Pops é exigido em todos os estabelecimentos alimentícios como Padarias, Restaurantes, Lanchonetes, Buffet, Açougues, Sacolões, Cozinhas Industrias, Industrias Alimentícias entre outras.

Como você já sabe, manual deve ser uma descrição fiel da estrutura física do estabelecimento e de todas as etapas do processo de produção, por isso deve ser mantido atualizado.

E os cuidados também podem vir dos próprios consumidores, que devem iniciar as compras pelos produtos não perecíveis e deixar para final os refrigerados e congelados.

Para tanto, requeira enquadramento de sua empresa no órgão de registro público de empresas (Cartório ou Junta Comercial), nos termos da lei mencionada.

 

Manual de Boas Praticas e POPS

Nele deve conter a descrição das particularidades do estabelecimento, como: características físicas, edificações e instalações, descrição de sua funcionalidade, suas operações incluindo os requisitos higiênico-sanitários de manipulações de alimentos.

Consumo de alimentos seguro, livre de contaminações químicas, físicas e microbiológicas, é uma preocupação de grande maioria da população mundial, e é também imprescindível para a manutenção da saúde.

Para aves, peixes, e proteicos em geral, também devem ser transportados em temperatura adequada, prevista em lei, seguindo as normas da Anvisa e com selo SIF Imediatamente.

Constitui infração sanitária fazer funcionar estabelecimento ou prestar serviço abrangido por esta Norma Regulamentadora com Licença Sanitária vencida.

 

Manual de Boas Praticas e POPS

Manual de Boas Práticas e Pops deve conter os itens obrigatórios conforme solicitado pelas legislações vigentes e conforme citei na matéria, porém, alguns capítulos como Potabilidade da Água, por exemplo.

Responsável pelas atividades de manipulação atuará como um supervisor das Boas Práticas de manipulação dos alimentos tendo dever de atualizar-se anualmente bem como promover treinamentos periódicos.

Manual de Boas Praticas e POPS

Manual de Boas Praticas e POPS – Procedimentos Operacionais Padronizados

Os POPS (Procedimentos Operacionais Padronizados) deve permanecer afixado em local visível para que trabalhador responsável pela tarefa possa executá-la corretamente.

Os Procedimentos Operacionais Padronizados devem descrever clara e objetivamente as operações rotineiras e específicas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), contribuindo para garantia da segurança das refeições e a promoção das Boas Práticas. Um dos procedimentos importantes para se evitar a contaminação dos alimentos e a higienização adequada de superfícies, uma vez que entram em contato com os alimentos e são potentes veiculadores de micro-organismos.

Manual de Boas Práticas será único e exclusivo para a unidade, sendo muito importante para desenvolvimento dos POPS (Procedimentos Operacionais Padronizados). Este item fundamental para bom funcionamento do processo e consequentemente assegurando a qualidade microbiológica do produto.

A BPF é empregada a todos os segmentos de alimentação, desde a qualidade da matéria-prima, arquitetura dos equipamentos e das instalações, condições higiênicas do ambiente de trabalho, técnicas de manipulação dos alimentos, saúde dos funcionários e outros.

Tendo esses benefícios em vista, as boas práticas possuem muito potencial para a otimização do funcionamento de seu estabelecimento.

O Manual de Boas Práticas e POPS é um documento obrigatório e individual, ou seja, cada serviço de alimentação deve ter seu.

Agora entenda o que são as Boas práticas de Manipulação de Alimentos

As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos são as práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros envolvendo todas as etapas: seleção dos fornecedores, compra, recebimento, pré-preparo, preparo, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda para o consumidor final.

As Boas Práticas de Fabricação – BPF  vendo do inglês Good manufacturing practices elas são amplamente reconhecidas nos meios de produção mundiais para qualquer processo de produção, seja de alimentação, medicamentos, higiene ou ferramentas médicas. —, o qual deve estar em conformidade com os princípios de boas práticas de fabricação estabelecidos por vários órgãos reguladores internacionais, como a Anvisa no caso do Brasil.

 

Abaixo apresentamos alguns precipícios básicos das boas praticas

  • Verificar se as normas estão sendo seguidas, para validar o trabalho.
  • Definir passo a passo os procedimentos de produção, os quais estejam em conformidade com as práticas de BPF de modo controlado e consistente.
  • Seguir tais procedimentos minuciosamente, para evitar contaminações, misturas e erros.
  • Documentar todo procedimento feito em uma produção, a fim de haver conformidade.
  • Fazer a manutenção apropriada da área e dos equipamentos.
  • Poder definir, desenvolver e demonstrar claramente a competência do trabalho executado.
  • Proteger produtos contra contaminação através de boas práticas de higiene diárias.
  • Gerar qualidade ao produto através do controle sistemático dos materiais (produção, empacotamento, etiquetamento, testagem, distribuição e marketing).
  • Conduzir auditorias periódicas, a fim de verificar a consistência dos métodos de produção (conformidade e performance).
  • Promover adequados maquinário e edificações, a fim de integrar produtividade, qualidade do produto e segurança do trabalhador.

 

Assista a um pequeno videos da nossa empresa de Segurança Alimentar

 

Conheça mais dos nossos serviços abaixo:

Consultoria em Nutrição

Rotulagem de Alimentos Clique aqui!

Manual de Boas Praticas e Pops
4.5 (90%) 18 votes