5 sinais de que você precisa contratar uma consultoria nutricional

Todo empreendedor ou empresário consolidado tem um momento de colapso, tanto pela vontade de sair do lugar e inovar quanto pelas decisões erradas (ou falta delas) que o fizeram chegar à crise. Nessas horas, humildade é essencial para dar dois passos para trás e compreender se chegou o momento de pedir ajuda. Neste post, indicaremos sinais claros de que você e sua cozinha precisam contratar uma consultoria nutricional.

A nutrição é uma ciência complexa e achar que ela se resume à prática clínica é um erro. Uma boa gestão dentro da cozinha industrial depende de conhecimentos sobre os alimentos, seus ciclos de vida e padrões higiênico-sanitários. Não adianta querer conduzir uma cozinha que produz 300 refeições como se estivesse na casa da avó.

Mas antes de saber se você precisa contratar esse serviço, é preciso conhecê-lo. Muitos o consideram um luxo, mas será que isso é verdade? Vamos descobrir!

 

Como funciona a consultoria nutricional

O consultor é o responsável por diagnosticar e formular soluções para problemas relacionados à sua área de atuação. Nesse caso, o consultor em nutrição domina esta área e usa o seu conhecimento para auxiliar marcas, empresas, pessoas físicas ou jurídicas.

O objetivo final da consultoria em nutrição é traçar caminhos para atingir os resultados que você deseja. Há quem contrate uma consultoria porque vai lançar um produto e precisa da rotulagem ou, então, porque quer diminuir o desperdício de alimentos na cozinha. Tem aqueles que contratam apenas para integrar a equipe ou, então, para receber conselhos de como se destacar em um mercado tão competitivo.

Na consultoria, a sua fala é o ponto de partida. Este profissional está pronto para ouvir, acolher os seus problemas e ideias e, a partir da sua experiência, sugerir melhorias e outras práticas a serem adotadas como solução.

O bom consultor tem um olhar crítico sobre as situações e não atua de forma isolada. Ele, ou ela, envolve todos no processo de adaptação e desenvolvimento, influenciando no todo, não apenas em um setor específico. A consultoria nutricional é a sua guru da nutrição, que lhe dará aquilo o que você precisa para ir além.

 

5 sinais de que é a hora de contratar uma consultoria nutricional

Mas será que você precisa contratar uma consultoria nutricional?

É importante esclarecer que atitudes preventivas são melhores que atitudes desesperadas. Ninguém precisa esperar que o caos se instale para melhorar sua gestão. Contratar uma consultoria nutricional é uma escolha inteligente de quem quer evitar erros e seguir um caminho mais sólido em direção ao sucesso.

 

5 sinais de que você precisa contratar uma consultoria nutricional

Se você ainda está em dúvidas, alguns desses sinais podem ser o empurrão que você precisa para pedir socorro a uma nutricionista:

 

  1. Dificuldades financeiras

Talvez o principal sinal e o que mais preocupa qualquer empresa. Sem dinheiro, nada funciona e quando o caixa começa a ficar negativo é porque algo está errado. Deixar que as coisas fluem não é uma boa ideia, ainda mais com a crise que se instaurou no país. Sem soluções inteligentes é bem provável que seu restaurante, lanchonete, cozinha industrial, empresa de refeições transportadas feche as portas.

 

São vários os motivos que levam a dificuldades financeiras, como, por exemplo, administração falha, fraude de fornecedores, preços sem margem de lucro, desperdícios dentro da cozinha, layout sem otimização, etc. A consultoria nutricional, após uma análise minuciosa, identificará os pontos a serem melhorados e criará uma estratégia eficiente.

 

  1. Equipe em conflito

Índice de turnover alto? Você escuta com frequência reclamações por parte da equipe? Cozinheiro falta toda semana e os funcionários parecem apenas cumprir tabela, sem se identificar com os ideais da empresa e a função que representam? Esses são sinais preocupantes que podem prejudicar (e muito!) a sua cozinha, afinal, uma equipe em desarmonia não exerce um bom trabalho.

É muito importante criar um ambiente de trabalho saudável, onde a empatia e a gentileza sejam os motores. As pessoas precisam se dar bem para que acordem todos os dias motivadas a irem trabalhar. A ideia não é ter uma cozinha opressora, mas, sim, uma cozinha onde todos saibam as responsabilidades e os impactos da sua função.

Por meio de treinamentos, gincanas, premiações, palestras, workshops e outras atividades a consultoria nutricional consegue lidar com esses sentimentos da equipe os substituindo por mais positividade e determinação.

 

  1. Desperdício de alimentos

O lixo é um problema grave atual e não se preocupar com o manejo adequado de resíduos, além de inconsequente com o meio ambiente, leva a problemas financeiros. Em um mundo onde há tantas pessoas em situação de vulnerabilidade social, não se importante com o fato da cozinha jogar alimentos bons fora é totalmente irresponsável.

O consultor identifica em quais fases ocorrem os maiores desperdícios. No armazenamento, no pré-preto, na distribuição? Feito isso, ele cria soluções para que toda a cozinha aja em conjunto contra essa atitude nada sustentável.

 

  1. Reclamações constantes dos clientes

O medidor de sucesso de uma cozinha são os clientes. Dê ouvido às suas reclamações, elas indicam os principais problemas dentro da cozinha. Aqui no blog, temos um post com as principais reclamações em restaurantes. Você pode conferi-lo clicando aqui.

O trabalho da consultoria nutricional também não se restringe a dentro da cozinha. Este profissional se integra ao meio de uma maneira holística para entender o que está, de fato, acontecendo. O objetivo é sempre entregar, com um bom atendimento, refeições saudáveis, saborosas e seguras. Se este objetivo é cumprido, não há porquê dos clientes reclamarem.

 

  1. Problemas com a vigilância sanitária

A vigilância sanitária mais parece um vilão de filme infantil do que um órgão responsável pela manutenção da saúde. Quando a cozinha está em dia com as exigências legais, não há porque ter medo. Já diria o velho ditado: quem não deve, não teme.

Agora, se você recebeu alguma multa, advertência, produtos foram apreendidos ou teve a sua autorização para funcionamento cancelada, aí não tem jeito, você precisa urgente de uma pessoa especializada em nutrição em alimentação coletiva. Só assim é possível corrigir de vez as irregularidades e garantir que isto não aconteça outra vez.

Poderíamos citar ainda outros sinais, como baixa produtividade, falta de organização, mudanças estruturais, sensação de falta de controle, etc. A questão é: não ignore os seus instintos e a realidade à sua frente. Evite que os problemas virem uma bola de neve, praticamente, incontrolável. Escolha alavancar a sua cozinha.

Se identificou com alguns desses sinais? Acha que precisa de ajuda? Então, conheça a Nutri Mix Assessoria e Consultoria em Nutrição. São mais de 10 anos de experiência no mercado ajudando empresas a atingirem seus objetivos, cumprindo, ao mesmo tempo, com suas obrigações legais. Entre em contato e veja como podemos fazer parte da sua história!

5 sinais de que você precisa contratar uma consultoria nutricional
5 (100%) 12 votes