Como funciona uma consultoria nutricional?

Você escolheu ter um negócio na área de alimentação, seja uma lanchonete, pizzaria ou restaurante self-service, mas, apesar da veia empreendedora, não tem o conhecimento técnico na área da nutrição. Ou, então, cadastrou sua empresa no PAT, Programa de Alimentação do Trabalhador, e quer abrir um refeitório, porém não sabe por onde começar. Nesse post, iremos apresentar como funciona uma consultoria nutricional, a prestadora de serviço ideal para as situações demonstradas acima.

O mercado de consultoria cresceu exponencialmente nos últimos anos. De uma maneira geral, o serviço de consultoria é oferecido por um profissional qualificado e especializado em determinado tema. Entre eles, podemos citar a consultoria financeira, de recursos humanos, de venda e a nutricional.

O consultor, após observação e análise, identifica as necessidades e problemas da empresa. Com um diagnóstico em mãos, é possível recomendar soluções para aperfeiçoar e corrigir o serviço. O profissional atua de forma individual com cada cliente, desenvolvendo projetos de acordo com o que foi observado.

 

Entenda como funciona uma Consultoria Nutricional no seu estabelecimentos alimentício e saiba quais as vantagens de ter.

 

O papel da nutricionista

Por mais que este seja um mercado em ascensão, as empresas ainda estão acostumadas com consultorias relacionadas às áreas mais exatas. Quando se fala em Nutrição, logo vêm à cabeça a imagem de uma nutricionista em um consultório, elaborando dietas individuais, ou atendendo pacientes em um hospital.

No entanto, onde há manipulação de alimentos e produção de refeições, se faz necessária a presença da nutricionista. Diferente de uma pessoa formada apenas em administração, a nutricionista consegue avaliar o ambiente levando em consideração todos os aspectos – dimensional, financeiro, administrativo e nutricional.

A nutricionista tem o conhecimento necessário para adequar o local às exigências da Vigilância Sanitária, garantir um fluxo de trabalho produtivo, reduzir custos e desperdícios, além de produzir refeições que tenham alto valor nutritivo. Mais do que qualquer outro profissional, a nutricionista entende a dinâmica e as necessidades de uma cozinha industrial, escolar ou hospitalar.

 

O que é a consultoria nutricional

É importante separar o que é consultoria e assessoria. A seguir, apresentamos as definições da Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas nº 576/2016:

  • Assessoria em Nutrição – “é o serviço realizado por Nutricionista habilitado que, embasado em seus conhecimentos, habilidades e experiências, assiste tecnicamente a pessoas físicas ou jurídicas, planejando, implementando e avaliando programas e projetos em atividades específicas na área de alimentação e nutrição humana, bem como oferecendo solução para situações relacionadas com a sua especialidade”;
  • Consultoria em Nutrição – “serviço realizado por Nutricionista habilitado que abrange o exame e emissão de parecer sobre assunto relacionado à área de alimentação e nutrição humana, com prazo determinado, sem, no entanto, assumir a responsabilidade técnica”.

Resumidamente, enquanto o consultor apresenta soluções, o assessor se envolve na execução e coloca a “mão na massa”. Algumas consultorias nutricionais, como o caso da Nutri Mix, oferecem os dois serviços, se tornando então consultorias e assessorias nutricionais.

A consultoria e assessoria atuam, na maioria das vezes, juntas. Primeiro, se concentra os esforços nos aspectos teóricos, reconhecendo os melhores caminhos, para, então, prestar auxílio técnico e garantir um resultado prático no final.

Entenda como funciona e o que faz uma Consultoria Nutricional e de Alimentos

Consultoria x Assessoria

E como saber qual serviço contratar: assessoria ou consultoria?

Se você precisa de um diagnóstico completo e nem sabe pode onde começar, recorra à consultoria nutricional. Isso significa que ao olhar os seus resultados, você notou que precisa de melhorias, mas não sabe exatamente quais são suas falhas. O consultor, com um olhar especializado, mostrará o que pode ser feito.

A consultoria também é uma boa opção quando o desejo é seguir tendências de mercado, criar diferenciais para marca, adquirir mais conhecimento sobre a área de atuação ou buscar uma visão de fora sobre o funcionamento da sua empresa.

Já a assessoria é a melhor escolha quando se precisa solucionar um problema específico. Você sabe qual é o erro, mas não tem o conhecimento e a experiência necessária para arrancar o mal pela raiz.

Como a cozinha é um departamento muito complexo e repleto de detalhes, normalmente, acontece do responsável contratar os dois serviços. Afinal, se o dono do estabelecimento não é da área da nutrição, dificilmente, saberá qual é o problema ou as falhas no processo de produção. E se não sabe como constatar as necessidades da cozinha, também não saberá como atendê-las.

 

Porque a consultoria nutricional é importante

Alimentação é uma área que nunca se esgota. O alimento é o combustível da vida, mas, muito mais do que isso, é um direito humano, um ato político e social. No entanto, quando se produz refeições em uma escala maior, além da cozinha doméstica, é preciso tomar muito cuidado com a maneira que se manipula esse alimento.

Quando você oferece uma refeição para outra pessoa, precisa levar em consideração a textura, o aroma, o sabor, a cor e os nutrientes dos alimentos que compõem o prato. Deve pensar nas etapas da produção a fim de evitar contaminação cruzada e DTAs, doenças transmitidas por alimentos. Você se responsabiliza por oferecer um alimento seguro, que atenda às normas higiênico-sanitárias. E, além de tudo isso, precisa pensar nos custos, desperdício, produtividade, sustentabilidade, manutenção dos equipamentos, padronização dos serviços, etc.

Como funciona uma consultoria nutricional

Pensando em todos esses fatores, a consultoria nutricional põe à disposição um serviço personalizado que irá adequar suas práticas de produção, garantindo refeições nutritivas, higienicamente adequadas e saudáveis a todos os consumidores.

Mas como?, você deve estar se perguntando. De uma maneira mais prática, o que uma assessoria e consultoria nutricional tem a me oferecer? Abaixo, estão alguns exemplos de serviços da Nutri Mix para que você entenda melhor como funciona uma consultoria nutricional em associação ao trabalho de assessoria:

A assessoria e consultoria nutricional ainda se divide dependendo do estabelecimento. O serviço de alimentação de um hospital, por exemplo, demanda alguns elementos que não são necessários em uma cantina escolar. A assessoria e consultoria nutricional, nesse contexto, distingue o que é essencial ou não para o seu serviço.

Agora que você sabe como funciona uma consultoria nutricional, que tal entrar em contato com a Nutri Mix para descobrir como subir o nível do seu estabelecimento?

Saiba como fazer uma Consultoria Nutricional
5 (100%) 15 votes