Consultoria Alimentação Escolar

A Consultoria em Alimentação Escolar em como proposta agregar saúde e qualidade na alimentação fornecida por creches e escolas de educação infantil, tendo em vista que um cardápio balanceado e uma educação nutricional de qualidade garantem suporte nutricional adequado para um bom desenvolvimento e uma boa manutenção da saúde de nossas crianças,Além disso, presença de uma nutricionista na escola transmite aos pais segurança e preocupação da escola com a qualidade da alimentação das crianças.

 

A escola deve oferecer uma alimentação adequada às diferentes faixas etárias, cumprindo normas da Vigilância Sanitária, além de representar um espaço privilegiado para a construção e consolidação de práticas alimentares saudáveis, fixando hábitos que serão levados por toda vida.

Consultoria-Alimentação-Escolar

Consultoria-Alimentação-Escolar

A Nutricionista é fundamental no acompanhamento da manipulação dos alimentos que serão oferecidos às crianças, bem como a avaliação das instalações onde são preparados e suas condições sanitárias.

Verificando de perto todo o processo, é possível detectar erros e inadequações na manipulação e

reverter este quadro para que haja a segurança alimentar.

Outras funções da Nutricionista  é promover programas de educação alimentar e nutricional, visando crianças, pais, professores e funcionários. O aprendizado pode ser informal e natural, portanto a educação nutricional não se faz apenas na sala de aula, devendo qualquer oportunidade ser utilizada para promover atitudes positivas sobre os alimentos.

Muitos são os benefícios de se contratar uma empresa de Consultoria Alimentação Escolar, visto que os hábitos alimentares que as crianças adquirem na infância perduram para toda a vida e auxiliam no desempenho escolar.

 

 Consultoria Alimentação Escolar

Escolas

  • Cardápios personalizados
    Consultoria-Alimentação-Escolar

    Consultoria-Alimentação-Escolar

  • Manual de Boas Práticas e POPs
  • Capacitação e treinamento de equipe de cozinha
  • Workshops para comunidade escolar
  • Oficinas de educação alimentar, horta e culinária
  • Avaliação nutricional e antropométrica
  • Supervisão de higiene e boas práticas
  • Responsabilidade técnica junto ao CRN

Alimentos seguros – Consultoria Alimentação Escolar

Precisamos manter os alimentos seguros. Alguns são mais frequentemente associados com intoxicação alimentar ou doenças transmitidas por alimentos. Com esses alimentos, é especialmente importante:

Consultoria-Alimentação-Escolar

Consultoria-Alimentação-Escolar

LAVAR: Lavar as mãos e superfícies de preparação de alimentos muitas vezes e lavar frutas e vegetais frescos com cuidado.

SEPARAR: Não cruzar a contaminação! Ao manusear carne crua, aves, frutos do mar e ovos, manter estes alimentos longe de alimentos prontos.

 

COZINHAR: Cozinhe na temperatura adequada. Garanta que as temperaturas mínimas de cocção dos alimentos sejam atingidas para garantir a eliminação dos microorganismos.

REFRIGERAR: Em temperatura ambiente as bactérias nos alimentos podem dobrar de quantidade a cada 20 minutos. Quanto mais bactérias existirem no alimento, maiores são as chances de ficar doente. Refrigere os alimentos rapidamente, pois o frio evita a multiplicação de bactérias.

CARNE

Consultoria-Alimentação-Escolar

Consultoria-Alimentação-Escolar

A carne crua pode conter bactérias, tais como E. coli, Salmonella e Listeria, ou parasitas.

O cozimento completo destrói esses organismos prejudiciais, mas a carne pode ser contaminada novamente se não for manuseada e armazenada adequadamente.

 

 

 

FRANGO E OUTRAS AVES
Aves podem conter bactérias nocivas como a salmonela, listeria e campylobacteria.

Lavar o frango ou ouras técnicas caseiras não removem bactérias. É possível matar estas bactérias apenas pelo cozimento do frango até à temperatura adequada.

 

Consultoria-Alimentação-Escolar

Consultoria-Alimentação-Escolar

OVOS
Ovos frescos devem ser manuseados com cuidado. Mesmo ovos com cascas intactas e limpas podem, ocasionalmente, conter salmonela.

Para evitar intoxicação alimentar, devemos conservar os ovos refrigerados, cozinhar ovos até gemas ficarem firmes e cozinhar os alimentos que contenham ovos cuidadosamente.

 

 

LEITE, QUEIJO E PRODUTOS LACTEOS
leite cru, assim como os queijos feitos com leite cru, podem conter E. coli, Salmonella e Listeria. É por isso que é importante se certificar de que o leite foi pasteurizado e as bactérias prejudiciais foram, dessa maneira, eliminadas.

 

FRESCAS, VEGETAIS E SUCOS

Consultoria-Alimentação-Escolar

Consultoria-Alimentação-Escolar

Produtos frescos podem entrar em contato com as bactérias nocivas de muitas fontes a partir de solo contaminado e água nos campos, por uma placa de corte contaminada na cozinha.

A correta higienização e manuseio das frutas e vegetais garantirão a segurança.

 

Elaboramos Fichas Técnicas e Rotulagens ! Clique aqui 

 

Consultoria Alimentação Escolar
5 (100%) 12 votes