Consultoria Nutrição Restaurantes

A Consultoria em Nutrição para restaurantes é um tipo de serviço que visa construir uma parceria entre proprietários de restaurantes, padarias, cozinhas industriais, hotéis, e muitos outros segmentos com o objetivo de auxiliar no Know how (como fazer, em inglês). O Nutricionista vai avaliar, analisar e prestar um parecer na área de alimentação e nutrição.

 

CONSULTORIA EM NUTRIÇÃO: O QUE SIGNIFICA?

O consultor em Nutrição geralmente é um profissional nutricionista que irá auxiliar as empresas a garantir a qualidade do seu produto visando sempre à Segurança Alimentar.

Consultoria-nutrição-restaurantes

Consultoria-nutrição-restaurantes

Qualquer empresa que tenha manipulação de alimentos deve estar inserida nas Normas e Procedimentos adequados à Vigilância Sanitária.

O serviço de consultoria é uma forma de contratação “por fora”,

 

onde o Nutricionista faria uma espécie de “freelancer” de atividades específicas para receber por hora ou por serviço com preços tabelados (honorários).

Um exemplo bem difundido é a confecção e implementação de Manual de Boas práticas em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) que podem ser em: cozinhas industriais, restaurantes, lanchonetes, hotéis e muitos outros. Um erro comum é pensar que a Consultoria nutricional se restringe apenas ao mercado de restaurantes em si.

Como foi dito no início, trata-se de uma orientação no âmbito de nutrição e alimentação. Então abrange muitas outras áreas, inclusive clínica e esportiva.

 

A atuação do Nutricionista como consultor contribui nos seguintes aspectos:

→ Identificar situação de risco de contaminação, definindo como se deve proceder em relação à segurança alimentar e ao controle de desperdícios;

→ Promover a formação continuada de manipuladores de alimentos e capacitar equipes operacionais para definir boas práticas de produção e atendimento;

→ Levantar as estratégias administrativas e o impacto destas ações na rotina de trabalho ;

→ Propor correções na estrutura dos estabelecimentos para evitar contra fluxos e permitir o controle da contaminação ambiental e cruzada;

→ Supervisionar os colaboradores quanto à higiene pessoal e operacional / Qualidade da água;

→ Implementar a qualidade junto aos fornecedores, estabelecendo normas para compra e recepção de matérias-primas, entre eles alimentos, produtos de higiene, descartáveis, equipamentos e utensílios;

→ Procedimentos Operacionais Padronizados  de higiene e limpeza, assim como avaliação dos exames médicos para os manipuladores de alimentos. / Controle de Pragas Urbanas;

→ Elaborar e executar programas de qualidade;

 

Mantenha os alimentos seguros

Precisamos manter os alimentos seguros. Alguns são mais frequentemente associados com intoxicação alimentar ou doenças transmitidas por alimentos.

Com esses alimentos, é especialmente importante:

Consultoria-nutrição-restaurantes

Consultoria-nutrição-restaurantes

LAVAR: Lavar as mãos e superfícies de preparação de alimentos muitas vezes e lavar frutas e vegetais frescos com cuidado.

SEPARAR: Não cruzar a contaminação! Ao manusear carne crua, aves, frutos do mar e ovos, manter estes alimentos longe de alimentos prontos. COZINHAR: Cozinhe na temperatura adequada. Garanta que as temperaturas mínimas de cocção dos alimentos sejam atingidas para garantir a eliminação dos microorganismos.

REFRIGERAR: Em temperatura ambiente as bactérias nos alimentos podem dobrar de quantidade a cada 20 minutos. Quanto mais bactérias existirem no alimento, maiores são as chances de ficar doente. Refrigere os alimentos rapidamente, pois o frio evita a multiplicação de bactérias.

Evidentemente quando falamos em qualidade, dentro do setor operacional  com garantia de cumprimento dos procedimentos, estamos objetivando como empresa de alimentação, a segurança alimentar do produto de venda e o controle de custos.

Consultoria Nutrição Restaurantes
5 (100%) 7 votes