Não sei como fazer um pop para recebimento de alimentos, e agora?

Quem recebe as mercadorias na sua UAN ou restaurante? O técnico em nutrição, o estoquista ou o responsável técnico? Existe uma tabela com informações a serem preenchidas e critérios a se observar? Todos esses detalhes fazem parte de um POP para recebimento de alimentos. Pois é, até aqui o POP está presente. Mesmo nessa etapa, este documento desempenha um papel importante na hora de evitar imprevistos, melhorar a produtividade e a parte financeira da empresa.

O POP para recebimento de alimentos não é exigido em legislação, no entanto, ter um recebimento bem estruturado ajuda a manter a segurança dos alimentos desde o início. Afinal, se a pessoa que recebe não é bem instruída sobre, por exemplo, o que olhar em uma embalagem de carne, pode ser que chegue até o seu estoque uma maminha vencida, uma picanha fraudada, ou seja, sem o SIF, ou, quem sabe, um alimento embolorado e em processo de deterioração.

Ter este documento em mãos faz com o que o processo seja mais ágil e efetivo. Chegou uma embalagem de cogumelos? Ok, quem deve ser avisado? A pessoa subiu para receber, qual é o próximo passo? Avaliar as características da embalagem, do alimento e a validade. Tudo certo? Hora de anotar informações importantes, como nome da marca, fornecedor, número da nota fiscal, temperatura (no caso de produtos refrigerados e congelados), horário do recebimento, o motivo da devolução, caso haja, etc.

Por mais que o POP de recebimento de alimentos não seja obrigatório, a Portaria 2619, do município de São Paulo, tem uma seção específica para o recebimento. A seção 5 fala sobre onde o recebimento deve acontecer, o tempo que os produtos devem permanecer nessa área, quais aspectos têm de ser observados no alimento, a temperatura do recebimento de ovos, carnes, pescados, frutas, verduras, legumes, etc.

 

Os benefícios do pop para recebimento de alimentos

Fazer mais um POP pode até parecer uma burocracia desnecessária, mas é preciso enxergar a longo prazo e entender como padronizar esse processo lhe trará benefícios. De uma maneira geral, podemos elencar as seguintes vantagens:

  • Na falta do funcionário responsável, qualquer um poderá olhar o POP para saber como prosseguir diante da situação;
  • Você não corre o risco de receber alimentos vencidos ou em péssimo estado de conservação;
  • Diminui a chance de desperdícios dentro do estoque, pois a equipe se torna mais criteriosa em relação ao que entra;
  • Você organiza o processo de recebimento e ganha tempo para execução de outras atividades;
  • A segurança dos alimentos é garantida por meio de cuidados exigidos em legislação e que prezam pela qualidade do alimento;
  • Você economiza, pois ao evitar perdas, toda a matéria prima é utilizada;
  • Fica mais fácil de controlar o fluxo do recebimento e identificar o motivo do erro quando falhas acontecem.

 

Mas eu não faço a mínima ideia de como fazer um POP para recebimento de alimentos. Calma, para tudo há uma solução! Existem algumas alternativas para começar a colocar esse plano em prática. Falaremos sobre elas abaixo.

pop para recebimento de alimentos

Cuidado com quem faz os POPs

Para evitar o gasto com uma consultoria em nutrição, talvez, você mesmo queira fazer o POP para recebimento de alimentos. No entanto, essa decisão é bem arriscada. Primeiro, porque, sem a formação em nutrição, você não tem o conhecimento necessário para elaborar tal documento, tanto no quesito estrutural, quanto nas informações contidas nele.

Você até por ler a legislação, tudo bem. Mas e como interpretá-la? E as legislações, como a RDC 216, que não são tão específicas em relação ao recebimento? Como você vai adaptar o que está escrito ali à realidade do seu estabelecimento? Como fazer isso de forma adequada, sem irregularidades?

Se você colocar uma informação errada no POP do recebimento, sem querer, pode ocasionar um grande problema. No POP, tudo deve estar revisado e certinho, de acordo com os objetivos do seu estabelecimento e, principalmente, com o que fiz a legislação.

Um POP para recebimento de alimentos em uma padaria vai ser muito diferente de um POP para recebimento de alimentos em um açougue ou supermercado. Cada local tem a sua particularidade e o profissional da nutrição respeita isso, adequando as informações e construindo um POP realista e eficiente.

Não sei como fazer um pop para recebimento de alimentos, e agora?

Contrate uma consultoria e assessoria em nutrição

A consultoria é a forma de contratar profissionais especializados, com uma boa bagagem nas costas, sem precisar passar por toda burocracia de uma admissão. O que você precisa, a consultoria faz, de forma ágil e simplificada.

Principalmente se a empresa presta ambos os serviços, de consultoria e assessoria. Assim, ela te dá um diagnóstico completo da sua cozinha, apresenta a solução dos problemas e coloca a “mão na massa”. É a teoria unida à prática, sem que você precise recorrer aos livros de nutrição ou uma empresa de RH.

Além disso, você pode aproveitar e fazer uma inspeção na sua cozinha. Será que não existem outras irregularidades ou pontos de melhoria? No caso do recebimento, primeiro, a empresa de assessoria e consultoria vai analisar como você executa o recebimento hoje. Vai se concentrar nos aspectos teóricos, reconhecer os melhores caminhos para, então, prestar um auxílio técnico e começar a implementar as mudanças.

Com o serviço de consultoria, você une o útil ao agradável. Você tem um profissional de confiança, trabalhando em prol dos seus objetivos e minimizando os seus problemas com a Vigilância Sanitária. Lembre-se que a consultoria não trabalha de uma forma fixa. Você pode compartilhar seus problemas e anseios para que os profissionais adequem às mudanças de acordo com o que você e a legislação desejam.

É assim que funciona na Nutri Mix. Com mais de 10 anos no mercado, elaboramos soluções inteligentes em nutrição para que você alavanque o seu negócio. Concentramos nossos esforços em aperfeiçoar a sua cozinha para que você possa concentrar os seus esforços em fazer o negócio crescer.

Se você quer ter um POP para recebimento de alimentos (e outros!), conheça nosso serviço de elaboração de POPs. Estamos prontos para ouvir e, principalmente, executar!

Não sei como fazer um pop para recebimento de alimentos, e agora?
5 (100%) 14 vote[s]