Tenha a segurança dos alimentos ao seu favor, veja como usar as boas práticas no marketing de forma consciente

Primeiramente, seguir as boas práticas não é uma escolha. É uma obrigação. Caso contrário, seu negócio terá problemas com a vigilância sanitária, correndo o risco de fechar as portas. Além disso, essa é a melhor maneira de demonstrar compromisso com o cliente e manter seu nome sólido no mercado. Se temos, então, que segui-las de um jeito ou de outro, por que não usar as boas práticas no marketing?

Mas isso não seria antiético?, você pode pensar. Quando feito de uma forma consciente e respeitosa, usas as boas práticas no marketing do seu negócio é uma ótima estratégia. Afinal, quem não gostaria de saber que o alimento pelo qual está pagando teve o tratamento adequado?

BOAS PRÁTICAS NO MARKETING - HIGIENE

Maior preocupação com saúde

Cada vez mais, as pessoas se preocupam com saúde. Antes, poucos reparavam na higiene do cozinheiro, queriam saber a origem dos alimentos ou sequer pediam para conhecer a cozinha de um restaurante. Hoje, as coisas mudaram.

Em 2018, o instituto Ideafix de Pesquisas entrevistou 660 consumidores brasileiros. O resultado mostrou que cerca de 91,4% da população brasileira tem algum grau de preocupação com a saúde, enquanto 52,3% declararam ter muita preocupação.

No ano seguinte, em 2019, um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, mostrou que oito em cada dez brasileiros realizam esforços para manter a alimentação saudável.

Agora, após a pandemia da covid-19, essa preocupação se fortaleceu. A higiene se tornou um tópico recorrente das conversas e velhos hábitos, não saudáveis, foram substituídos por um rotina que visa mais longevidade e bem-estar.

Consumidor assumiu o papel de fiscal

Os clientes estão de olho em todos os detalhes. Antes, o sabor, preço e localização contavam na escolha de um local para comer. Em 2020, somamos a esse combo a higiene, segurança e preocupação com a contaminação.

Assim o consumidor passou a ser um fiscal e as boas práticas se tornaram um diferencial competitivo. Em suma, quem nunca se preocupou com as boas práticas está sofrendo agora para manter uma boa imagem e repensar seus processos. Garantir a segurança dos alimentos sempre foi essencial para qualquer serviço de alimentação, mas, agora, o consumidor está de olho!

Novos critérios

A Galunion e Instituto Qualibest se uniram e realizaram uma pesquisa importante para esse nosso debate. A ideia era entender os hábitos alimentares durante a pandemia do coronavírus. Os resultados mostraram que a higiene e a limpeza ganharam destaque como tópicos que fazem o consumidor confiar no estabelecimento.

Existem, assim, 3S’s que são os motivadores do consumidor: saúde, solidariedade e segurança. Ao fim, a conclusão é de que sobreviverá a essa época instável aqueles que entenderem as mudanças nos critérios de escolha e comportamento do seu cliente e reconhecerem as necessidades de mudança e aceleração digital.

Dicas de como usar as boas práticas no marketing

Pensando, então, que você é um restaurante preocupado com as boas práticas e que as segue na risca, como mostrar isso para o cliente? Separamos algumas formas práticas, de baixo custo, que fortalecerão sua imagem positiva.

BOAS PRÁTICAS - LIVE - MARKETING

Lives mostrando os processos na cozinha

Quem não viu uma live durante a quarentena? Essa se tornou uma ótima de forma de comunicação e você consegue usá-la ao seu favor.

Nesse sentido, nossa dica é gravar lives mostrando a rotina real da cozinha. As pessoas amam ver os bastidores!

Então, por exemplo, grave como o cozinheiro prepara aquele prato famosos do restaurante, qual é o caminho que o alimento percorre até chegar a mesa, quem são os fornecedores, etc. Outra ideia é ensinar receitas e truques culinários que todos podem fazer em casa, com a família.

Portas da cozinha sempre abertas

É direito do consumidor visitar as cozinhas dos estabelecimentos. Por que não incentivar esse costume? Tome essa iniciativa e convide um ou outro cliente para fazer um tour. Mostre que não tem nada a esconder.

Ao fim da visita, peça para pessoa gravar um vídeo, falando quais foram as impressões da cozinha. Em seguida, tirem fotos desse momento (todos paramentados, é claro!) e poste em suas redes sociais.

Abra uma caixinha de perguntas

O instagram tem esse recurso bacana, que pode te ajudar a aplicar as boas práticas no marketing. Tire um dia semana para responder as dúvidas dos clientes e abrir um espaço de diálogo. É sua chance de mostrar os processos na cozinha e os cuidados tomados pela equipe, a fim de evitar a contaminação.

Às vezes, é algo simples que faz com que o cliente sinta-se seguro no seu estabelecimento. Só o fato de se mostrar disposto a responder as perguntas com sinceridade faz uma grande diferença.

Parcerias com influenciadores digitais

As propagandas nos meios tradicionais, como jornal, TV e revista, são, sim, importantes. No entanto, os influenciadores digitais surgiram com uma nova abordagem.

Eu sigo tal pessoa porque gosto dela, do seu estilo de vida e confio em sua opinião. Dessa maneira, se ela disser que o restaurante X é bom e confiável, eu vou ficar com curiosidade para experimentar. Ou, então, lembrarei disso quando passar em frente ao local ou estiver escolhendo onde comer.

Comprometimento que vira post, vídeo, stories…

Sabe aquelas plaquinhas que ensinam como higienizar as mãos? Aquelas que colocamos ao lado das pias? Para nós, que trabalhamos em uma cozinha, aquilo é algo comum, normal. Mas por que não mostrar ao seu cliente esse detalhe?

Por exemplo, tire uma foto e poste nos stories com a legenda “é assim que lavamos as mãos por aqui”. Em seguida, peça para um funcionário demonstrar a técnica. Pronto. Seu cliente, além de aprender uma informação nova, tem a consciência de que o local se preocupa com a higiene.

Você pode tirar foto do uniforme limpinho dos colaboradores, as planilhas que usa no dia a dia, o processo de coleta de amostras, gravar um bate papo com sua consultoria, dar dicas de como evitar a contaminação em casa, mostrar como identificam os alimentos, gravar parte do treinamento com os colaboradores, etc. Não tenha medo de mostrar o que está certo!

Primeiro, as boas práticas, depois, o marketing

Mas é claro que para seguir todas essas dicas sua cozinha, antes de mais nada, deve estar com tudo adequado. Se você não está em dia com as normas sanitárias, um passo de cada vez. Vamos acertar esses processos e, então, mostrar sua evolução com orgulho para os clientes.

Quer saber melhor como usar as boas práticas no marketing? Entre em contato com a Nutri Mix!