Como fazer um pop de higienização das mãos

Uma, lava a outra, lava uma mão – já diria Arnaldo Antunes. Desde pequenos, escutamos singles nos estimulando a lavar as mãos. Mas, então, crescemos e parece que essa história de antes de comer, beber, lamber e pegar na mamadeira fica apenas no imaginário infantil. Tratando-se de cozinhas industriais, este esquecimento, porém, é impensável. É aí que o pop de higienização das mãos entra, para nos lembrar o beabá dessa atividade básica.

Mãos, a principal via de transmissão de microrganismos

Pare um minuto e pense: em quantas coisas a sua mão tocou hoje. Maçaneta do banheiro, dinheiro, metrô, bolsa, carteira, prato, mesas, animais, janelas, sofás, pessoas, boca, olhos, maquiagem, canecas, comida, chão, vassoura, sujeira, fraldas. As possibilidades são infinitas. As mãos são o nosso principal meio de contato com o mundo. É com elas que realizamos, praticamente, 100% das nossas atividades diárias.

Logo, nelas se concentra a maior quantidade de microrganismos. As unhas também estão inclusas nesse pacote, afinal, o espacinho embaixo delas é perfeito para os microrganismos. Ali, tem umidade e a proteção ideal para que os bactérias presentes nas mãos se multipliquem.

A pele da mão abriga a microbiota residente e a microbiota transitória. A residente é composta por microrganismos de baixa virulência e mais difíceis de serem removidos. A transitória está na camada superficial das mãos e é eliminada com facilidade se usado um produto antisséptico. Essa microbiota é representada, principalmente, por bactérias gram-negativas, bactérias não fermentadoras, além de fungos e vírus.

Mãos higienizadas previnem uma série de doenças. Essa é a nossa primeira defesa contra as bactérias, por mais que muitos não se deem conta disso.

Acha um exagero tudo isso? Pois saiba que existe até mesmo um dia mundial da higienização das mãos, o dia 5 de maio, instituído pela Organização das Nações Unidas. Essa medida, apesar de simple, é extremamente eficaz. Além de reduzir as taxas de infecções nos serviços de saúde, esse ato leva mais seguranças às cozinhas industriais, diminuindo as chances de contaminação e surtos alimentares.

como fazer um pop de higienização das mãos

Lavar as mãos x Higienizar as mãos

Mas, agora, você pode pensar: os meus funcionários lavam as mãos, eu sempre deixo água e sabão a postos para todos. Isso, porém, não é o suficiente.

Quando falamos em limpeza, nos referimos a um processo com água, acompanhado ou não de um produto de limpeza, que pode ser o sabonete ou, quem sabe, detergente. Já a higienização é o método responsável pela eliminação dos microrganismos vivos. Para isso, se usa o álcool em gel ou um sabonete antisséptico.

A preocupação, então, não é se os funcionários lavam as mãos, mas, sim, se eles a higienizam. A RDC nº 216, afirma que nos serviços de alimentação “os lavatórios devem possuir sabonete líquido inodoro antisséptico ou sabonete líquido inodoro e produto antisséptico, toalhas de papel não reciclado ou outro sistema higiênico e seguro de secagem das mãos e coletor de papel, acionado sem contato manual”.

Quando higienizar as mãos

A orientação é que os manipuladores de alimentos higienizem as mãos cuidadosamente:

  • Assim que chegarem ao trabalho;
  • Antes e após manipular os alimentos;
  • Após qualquer interrupção do serviço;
  • Após tocar em materiais contaminados;
  • Após usar os sanitários.

E sempre que se fizer necessário. Alguns cozinhas adotam um sistema interessante de alerta. A cada 30 minutos, ou outro período determinado de tempo, um alarme toca e parte dos funcionários interrompe o trabalho para higienizar as mãos. Assim, por mais que o fluxo seja cortado, se garante que todos tenham as mãos livres de microrganismos.

 

A importância do pop de higienização das mãos

O Procedimento Operacional Padrão é o instrumento que facilita o entendimento e a execução de determinadas tarefas. Se a higienização das mãos é considerada tão importante, faz todo sentido que o estabelecimento tenha um POP exclusivo sobre isso.

Até porque nem todos os funcionários estão familiarizados com a maneira correta de se higienizar as mãos. No dia a dia, lavamos a pele correndo e esquecemos de partes importantes. Na cozinha, isso não pode acontecer.

A eficácia da higienização das mãos está relacionada a algumas técnicas como, por exemplo, a duração de, no mínimo, 30 segundos. Todos esses detalhes serão especificados no POP, que ficará disponível para toda equipe.

pop de higienização das mãos

 

Montando um pop de higienização das mãos

Vamos à prática. O que colocar em um pop de higienização das mãos?

O cabeçalho deve conter a assinatura do responsável técnico ou legal, indicação da data de emissão, indicação do número de revisão, número da folha e identificação de qual é o POP. Depois, descreva: os objetivos desse POP, os insumos necessários, as indicações para a higienização das mãos, a recomendação e, enfim, o passo a passo.

Lembre-se que a higienização das mãos com sabonete antisséptico é diferente da higienização com álcool em gel. Abaixo, especificaremos o segundo.

Técnica de higienização das mãos com solução alcoólica

  1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
  2. Aplique na palma da mão sabão líquido o suficiente cobrir todas as superfícies das mãos.
  3. Ensaboe as palmas da mão, com a torneira fechada, fazendo fricção por 10 segundos.
  4. Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos por 10 segundos.
  5. Esfregar a palma da mão esquerda contra o dorso da mão direita entrelaçando os dedos por 10 segundos.
  6. Entrelace os dedos e esfregue por 10 segundos.
  7. Esfregue o dorso dos dedos da mão direita contra a palma da mão esquerda, com movimentos de vai e vem por 10 segundos.
  8. Esfregue o dorso dos dedos da mão esquerda contra a palma da mão direita, com movimentos de vai e vem por 10 segundos.
  9. Esfregue o polegar direito por 10 segundos.
  10. Esfregue o polegar esquerdo por 10 segundos.
  11. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, por 10 segundos.
  12. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fechada em concha, por 10 segundos.
  13. Esfregue o punho esquerdo, subindo até a altura do cotovelo.
  14. Esfregue o punho direito, subindo até a altura do cotovelo.
  15. Enxágue, evitando contato direto com a torneira.
  16. Feche a torneira com papel toalha ou o cotovelo.
  17. Seque as mãos e punhos com papel toalha descartável.
  18. Aplique na palma da mão a solução alcoólica em quantidade o suficiente para cobrir toda a palma.
  19. Repita os mesmos movimentos especificados anteriormente.
  20. Não utilizar papel toalha para secar.

É bacana deixar uma imagem mostrando visualmente estes passos perto dos lavatórios da cozinha. No mínimo, todo esse processo deve durar 30 segundos, mas o ideal é de 1 minuto para cima – por esse motivo a especificação dos 10 segundos. E vale lembrar que o uso de luvas não altera ou substitui a lavagem e higienização das mãos!

Se você precisa de dicas para elaborar este documento completo, entre em contato a Nutri Mix. Ou, então, confira nosso outro post sobre POP de higienização de hortifruti.

Passo a passo: como fazer um pop de higienização das mãos
4.8 (96.19%) 21 votes