10 Tendências Gastronômicas

Os últimos quatro anos transformaram nossa forma de pensar, trabalhar, conviver e, inclusive, de comer. Como consequência, falar em tendências gastronômicas para 2024 é considerar os reflexos das mudanças causadas pela pandemia. Aos poucos, voltamos à normalidade. No entanto, o que precisamos lembrar é que existe um novo “normal”. Não temos como seguir os mesmos passos de antes de 2020, então, agora é a hora de olhar para frente e encarar os próximos desafios.

Durante a pandemia, a adoção de tecnologias, por exemplo, foi muito intensa no ramo das gastronomia. E isso é algo que permanecerá pelos próximos anos. Afinal, basta notar como os aplicativos de delivery e o cardápio via QR code vieram para ficar. Já faz parte da rotina dos restaurantes (ou a maioria deles!).

Aqueles que estão atentos a essas tendências gastronômicas sairão a frente para conquistar um lugar no mercado. Por isso, não tenha medo de inovar. Quer saber, então, o que esperar no ramo da alimentação para 2022? Continue lendo!

1. Espaços ao ar livre

Não só por ser um charme, mas também porque muitas pessoas, após a pandemia, sentem-se mais seguras em locais abertos. Como o Brasil é um país tropical, nossa clima permite fazer refeições ao lado de fora. Invista em um bom paisagismo e conquiste logo de cara quem passa pelo seu restaurante.

É importante, porém, ter materiais resistentes que aguentem chuva, vento e outros contratempos. Você também pode ter um toldo que abre e fecha para proteger o lugar quando estiver chovendo. Além disso, essa tendência gastronômica te permite seguir a próxima dica…

TENDÊNCIAS GASTRONÔMICAS PARA 2024 - PET FRIENDLY

TENDÊNCIAS GASTRONÔMICAS PARA 2024 – PET FRIENDLY

2. Ambientes pet-friendly

A adoção de animais aumentou na pandemia. Para vencer o isolamento, nada melhor do que a companhia de um pet. Mas com toda adoção, vem responsabilidades e, agora, há novo membro da família que também gosta de passear. Sendo assim, muitas pessoas, aos finais de semana, acabam optando por restaurantes que aceitam bichinhos.

Alguns locais até mesmo criaram pratos para os pets, como biscoitinhos, bolos e até picolés artesanais. Assim toda família consegue fazer sua refeição juntinha!

3. Pratos plant-based

E para incluir mesmo todo mundo, não se esqueça de ter opções vegetarianas e veganas no cardápio! Não tem mais desculpa: hoje em dia existem várias opções de produtos plant-based. É só ter um pouco de boa vontade e criatividade para criar um prato gostoso e que vai agradar a todos os paladares.

Ou, então, você pode ter a opção para substituição. A pessoa, ao invés do hambúrguer de origem animal, pode escolher um hambúrguer vegetal. Sem dúvida, é algo simples de pôr em prática.

E pode acreditar quando dizemos que essa é uma das tendências gastronômicas que mais vai crescer nos próximos anos. Para se ter ideia, só nos Estados Unidos o mercado varejista plant-based movimenta cerca de US$ 4,5 bilhões e cresce cinco vezes mais que o mercado total de alimentos.

TENDÊNCIAS-GASTRONÔMICAS-PARA 2024 -GRAB-AND-GO

TENDÊNCIAS-GASTRONÔMICAS-PARA 2024 -GRAB-AND-GO

4. Grab and Go como uma das tendências gastronômicas

Durante a pandemia, os estabelecimentos tiveram que variar sua oferta. Assim, vários restaurantes criariam linhas próprias. Essa tendência gastronômica se associa ao conceito de grab and go, que nada mais é do que “pegar e levar”.

Essa ideia junta praticidade com alta gastronomia. Consiste em instalar uma estação dinâmica que permite o cliente escolher uma refeição pronta com alta qualidade. Em resumo é como um restaurante portátil.

5. Valorização de produtores locais

Mais do que uma tendência gastronômica, hoje, essa é uma necessidade. Afinal, com o valor da gasolina aumentando faz muito mais sentido ter fornecedores próximos. Dessa forma, você ainda apoia a comunidade local, economiza recursos e recebe produtos mais frescos.

6. Colaboração, não competição

De fato, a pandemia nos trouxe uma lição importante: o tempo é curto. Dessa maneira, focar em competição não faz sentido quando podemos ajudar uns aos outros. Colabore com empresas da sua região. Façam eventos juntos. Criem cursos. Essa troca leva a uma divulgação orgânica e abre novos horizontes.

7. Cardápio sazonal 

Esse cardápio segue os ciclos da natureza, ou seja, usa os ingredientes da época. Com ele, você garante um ingrediente com menos agrotóxico, mais barato e mais saboroso. Além disso, com pratos novos a cada estação os clientes sempre voltam pela curiosidade.

Talvez, um cardápio sazonal completo não seja possível para você. Mas que tal ter um menu com entrada, prato principal e sobremesa usando esses ingredientes?

8. Foco na sustentabilidade

São Paulo já proibiu descartáveis, como, por exemplo, talheres e copos, nos estabelecimentos. Mas essa é também uma demanda dos clientes, cada mais conscientes do impacto ambiental de suas atitudes. E a sustentabilidade também se estende para cozinha: invista em pratos com aproveitamento integral dos alimentos!

9. Delivery e take-away

O delivery e o take away (pedido para retirada no local) se consolidaram no mercado. No entanto, agora em 2022 a grande questão é se reinventar dentro do delivery. Como entregar a refeição com mais qualidade e segurança? Como levar uma experiência ao cliente? Tenha um bom sistema de gestão, que facilite na hora dos pedidos e entrega.

10. Espaço para (re)encontros

Ficamos longe de quem amamos por tempo demais. Apesar do delivery ter conquistado seu espaço, não há nada como se reunir com quem amamos em torno de uma boa comida em um bom ambiente. Por isso, tenha condições interessantes para quem opta por comemorar conquistas e datas importantes no seu restaurante. Isso tudo, é claro, seguindo os protocolos de segurança!

TENDÊNCIAS-GASTRONÔMICAS-PARA 2024 -GRAB-AND-GO

TENDÊNCIAS-GASTRONÔMICAS-PARA 2024 -GRAB-AND-GO

Outras tendências gastronômicas para ficar de olho

Também vai bombar em 2022: programas de fidelidade, cozinha afetiva, receitas saudáveis (com ingredientes antioxidantes, como gengibre, cúrcuma, canela, etc), jantares secretos (acontecem em lugares diferentes a cada edição e o menu é segredo), alimentos probióticos (como kombucha), cozinha regional (valorize sua cultura!), etc.

E, então, está ansioso pelo que 2022 nos reserva? Ficou interessado em alguma dessas tendências gastronômicas? Esperamos que esse seja um ano de muito crescimento para nossos clientes. Que possamos, então, continuar criando soluções inteligentes em nutrição para alcançar ainda mais resultados ao seu lado. Seguimos juntos!