6 receitas saudáveis para fazer em sala de aula com crianças

Outubro é o mês das nossas crianças. Que tal aproveitar a inspiração e levar algumas receitas saudáveis para fazer em sala de aula? Afinal, os bons hábitos começam na infância e colocar as crianças em contato com os alimentos é uma boa maneira de estimular o interesse dos pequenos.

É comum escutar frases como “meu filho come mal” ou “minha filha não come frutas e verduras”. Nesses casos, é preciso dar um passo para trás e questionar o porquê. É claro, a indústria não colabora com suas propagandas enganosas e doces fantasiados de personagens. Não há estímulos por uma alimentação saudável na TV, no YouTube ou em outras mídias. Ninguém faz propaganda de alface, tomate e brócolis e quando os pais encontram um pingo de consciência, sempre há alguém para dizer: nossa, mas ele não toma refrigerante, coitadinho…

Existem uma série de fatores que influenciam na alimentação de uma criança. Os externos, por enquanto, vamos deixar para o governo, a pressão social e políticas públicas. E aqueles que nós temos controle? Como o exemplo dentro de casa, a educação na escola e as possibilidades que apresentamos a essa criança. Esses, sim, estão sob a nossa responsabilidade. Por isso, antes de culpar o outro, é preciso olhar para si mesmo e perguntar: o que eu estou fazendo para melhorar a situação?

 

Somos todos educadores

Os professores e educadores, neste sentido, cumprem um papel importante, pois passam boa parte do dia ao lado dessas crianças. Eles, assim como os pais, moldam as ideias e valores dos pequenos. A escola, como o próprio nome diz, também educa.

Vale ressaltar que, na vida de uma criança, somos todos educadores. Ninguém tem o mesmo peso que os pais, mas todos podemos influenciar positivamente ou negativamente. Sendo assim, devemos estimular uma consciência boa, ética e afetiva, que vai desde o respeito a todas as pessoas até as escolhas alimentares do dia a dia.

Nós temos um post completo com atividades para fazer com as crianças da educação infantil, mas decidimos complementá-lo com essas 6 receitas para fazer em sala de aula. Todas sem fogão, rápidas e práticas para mostrar que a alimentação também pode ser divertida. Sem falar nos outros benefícios, como:

 

  • Aprender a contar, medir, fracionar e pesar por meio das medidas caseiras, como colheres e xícaras;
  • Aumentar o vocabulário com os termos usados em receitas;
  • Estimular a criatividade com apresentações e junção de sabores;
  • Saber trabalhar em equipe, respeitando o coleguinha;
  • Ter paciência para esperar que as coisas fiquem prontas;
  • Reforçar a importância dos cuidados com a higiene, como lavar as mãos;
  • Relembrar conceitos de outras matérias, como ciências, ao observar a transformação dos estados dos alimentos (sólido, líquido e gasoso);
  • Apresentar à criança o mundo dos alimentos naturais, fora dos saquinhos;
  • Entender o conceito de responsabilidade, afinal, se um não colaborar com a sua parte na receita, ela não dará certo.

 

6 receitas saudáveis para fazer em sala de aula sem fogão

 

Agora sim, avental em mãos e bom humor a postos? Então, vamos aprender as receitas:

  1. Bolo de tapioca

Coloque em um processador 200g de biju de tapioca e bata até obter uma farinha (essa parte é com o adulto!). Em seguida, coloque no liquidificador 1 litro de leite de coco fresco (ou 500ml de leite de coco + 500ml de leite), 1 xícara de açúcar, ½ colher de chá de sal e bata só para dissolver o açúcar.

Passe essa mistura para uma forma de pudim, de preferência de plástico, acrescente ½ xícara de chá de coco fresco ralado e, aos poucos, a farinha de biju. Vá mexendo com uma colher para misturar bem.

Para pegar a consistência, cubra com plástico filme e leve para geladeira por, mais ou menos, 30 minutos. Prontinho, um bolinho gelado, gostoso e sem ingredientes mirabolantes. Para finalizar, você pode pedir para a criançada decorar!

receitas saudáveis para fazer em sala de aula

Bolo de tapioca

 

  1. Cobra de frutas

Essa receita é mais divertida! Para fazer uma cobrinha, você vai precisar de: 4 morangos, 5 uvas, 1 banana e um palito de churrasco. Corte o morango e a banana em rodelas e vá intercalando as frutas até cobrir todo o palito.

Para deixar com a cara de cobra, coloque por último um morango inteiro, com a ponta virada para fora. A linguinha pode ser uma tirinha de morango ou cenoura encaixada nessa ponta. Para os olhinhos, que tal bolinhas brancas de cream cheese?

 

  1. Sushi diferentão

Cada criança pode fazer o seu e, por isso, essa receita é tão bacana. Dê para cada um 1 fatia de pão sírio, 1 espátula de passar patê e deixe à disposição opções doces, como frutas em cubinhos e geleias, e opções salgadas, como maionese, requeijão, alface, tomate, cenoura, beterraba e pepino.

As crianças colocarão os recheios no seu wrap e, depois, as ajude a enrolar, como se fosse um sushi. Uma dica é deixar bem apertadinho para conseguir cortar no formato redondo.

Tudo pronto? Agora, monte uma mesa bem bonita com as criações doces e salgadas para que todos possam experimentar! Talvez saia umas combinações esquisitas? Sim, mas essa é justamente a graça, a imaginação pode rolar a solta.

 

  1. Leão de fruta

Já parou para pensar quantos animais você consegue criar com frutas?

Para o leão, corte uma rodela de laranja para ser o rosto e coloque duas fatias de banana sob a laranja para criar as orelhinhas. Use uvas roxas para fazer os olhos, um morango para o nariz e também uvinhas cortadinhas para a boca. Já nos bigodes, você pode usar lâminas fininhas de maçã e para a juba alguns cereais de milho sem açúcar.

Outra opção é deixar os elementos à disposição das crianças e pedir para que elas criem os próprios animais com as frutas e vegetais. Divertido, não?

receitas saudáveis para fazer em sala de aula

Leão de fruta

  1. Tomate recheado

Pegue tomates bem grandes, corte o topo e tire as sementes para rechear. Deixe à vontade na mesa abacate, requeijão, maionese, cream cheese, ricota, atum, ovo, azeitona e ervas como alecrim, salsinha e manjericão.

 

  1. Espetinho de delícias

Esse não será um cobra, mas também ficará incrível!

No mesmo estilo dos outros, cada criança montará o seu espetinho. Aqui, você pode deixar disponível presunto, queijo, pão integral, tomate, azeitona sem caroço, picles, pepino, cogumelo e pimentão. Bem colorido, variado e delicioso.

Nós garantimos que essas receitas despertarão o interesse das crianças por novos sabores e alimentos saudáveis. Aproveite esse tempo para explicar a origem da comida, o sabor de cada coisa e porque é tão importante comer bem. Acredite, as crianças são muito mais inteligentes do que a maioria imagina!

O que você achou dessas receitas saudáveis para fazer em sala de aula? Que tal compartilhar com um amigo que é pai ou amiga professora para incentivá-los a aplicar essas ideias? E se você testar alguma, conte pra gente, depois, em nossas redes sociais, como facebook e instagram.

Conheça receitas saudáveis para fazer em sala de aula
5 (100%) 14 votes