Segredos de uma cozinha produtiva

Produtividade. Todos falam sobre ela, poucos, de fato, a alcançam. Muitos têm a ideia equivocada de que ser produtivo é passar noites em claro produzindo, perder sua saúde mental e ver os resultados apenas em números. Mas produtividade vai além disso e, neste post, vamos te mostrar quais são os 5 segredos de uma cozinha produtiva.

Porque não é só sobre quantas macarronadas seu chef consegue fazer em 15 minutos ou quantos pepinos a equipe consegue fatiar no pré-preparo. Produtividade não é só sobre a conta fechar no fim do mês. É sobre qualidade. É sobre produzir algo que tenha valor.

 

Diferença de produção e produtividade

Entender essa diferença é primordial para conseguir aplicar os segredos de uma cozinha produtiva. Se você não sabe qual é o real significado de produtividade vai acabar esgotando seus recursos, criatividade e, principalmente, seu pessoal, os quais são a peça chave. 

Produção, basicamente, é aquilo que foi produzido em certa empresa em certo período de tempo. É sobre o que deve ser feito, não sobre como deve ser feito. É resumida na atividade que visa originar um serviço, no caso da cozinha, o prato final.

A produção de uma salada, então, envolve a aquisição da matéria-prima, seu armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição. Você pode ter um grande número de funcionários trabalhando para produzir X saladas a cada turno, mas sem resultados significativos. E aí que mora a diferença.

Produtividade foca na qualidade, não na quantidade. É a relação entre eficiência e tempo. Ela visa fazer mais utilizando cada vez menos recursos, ou seja, você otimiza cada etapa da produção. A produtividade envolve motivação, estímulo e soluções inovadoras.

Uma equipe produtiva não produz apenas X saladas no tempo Y, mas, sim, X saladas seguras do ponto de vista higiênico-sanitário, aproveitando o máximo da matéria prima e ainda cativando os clientes, para que estes se tornem fiéis.

segredos de uma cozinha produtiva

Produtividade na cozinha: mais resultado, maior rentabilidade

Uma coisa é fato: cozinhas produtivas têm mais resultado. Isso porque elas conseguem entregar todos os pratos solicitados utilizando de forma consciente os recursos disponíveis e no menor tempo possível. É claro, sem afetar a qualidade, apenas a aperfeiçoando.

A questão é que se cada vez mais você consegue produzir em menos tempo, logo, você tem a oportunidade de investir em inovações, melhorar os processos existentes e evoluir o trabalho dentro da cozinha. Cozinhas produtivas geram mais lucro e esse dinheiro pode ser reinvestido em novidades e em projetos de expansão no mercado.

Ok, você entendeu como uma cozinha produtiva é o cenário ideal. Mas como fazer isso? Como começar? Continue lendo e veja quais são os 5 segredos de uma cozinha produtiva.

 

  1. Ter um layout bem planejado

É o básico. Se em casa, não conseguimos nos concentrar em um ambiente desorganizado, como esperamos que nossos funcionários façam o mesmo em uma cozinha caótica?

O ambiente deve ser não só organizado, mas bem planejado. Todas as áreas e setores devem dispor dos equipamentos e utensílios necessários, sem cruzamentos desnecessários com outras partes da cozinha.

Por que a área de pré-preparo e preparo de saladas ficaria longe do freezer de legumes congelados? Por que o forno de pães seria de um lado e a área da padaria de outro?

O tempo é importantíssimo quando falamos em produtividade e o espaço colabora ou prejudica a otimização desse tempo. Um layout eficiente, além de priorizar a segurança dos alimentos, também pensa na produtividade. Ele é prático, dinâmico e facilita os processos, o que nos leva ao próximo segredo da cozinha produtiva…

 

  1. Conhecer bem os seus processos

Se você não sabe como é feito o seu prato principal como vai ser capaz de identificar os problemas para corrigi-los? Se não sabe quais são os ingredientes, como vai saber onde está acontecendo o desperdício? Se nunca conversou com o chef, como vai saber quais são as dificuldades na execução?

Passe uma semana na cozinha apenas observando o fluxo da equipe. Veja onde tudo começa e termina. Atenha-se aos detalhes, aos movimentos, às rotinas. E se fosse você, ali, preparando o camarão na moranga: o que te ajudaria a ser mais produtivo?

 

  1. Investir em bons equipamentos

Produtividade é fazer mais com menos, mas também não é fazer milagre. Não adianta esperar que sua equipe trabalhe bem com equipamentos que sempre estão em manutenção, que não refrigeram direito ou mais atrapalham do que ajudam.

Investir em tecnologia de imediato parece algo desnecessário, mas a longo prazo traz ótimos resultados. É só você pensar: quantas batatas você consegue descascar na mão em 30 minutos e quantas consegue em um descascador industrial?

 

  1. Manter a motivação da equipe

Não basta ter o layout perfeito e os melhores equipamentos se os seus funcionários não têm nenhum interesse em darem o melhor de si. O grau de interesse da equipe determina o seu nível de produtividade na cozinha.

Funcionários motivados produzem mais, porque acreditam no seu trabalho e encontram propósito em sua atividade. Encontre meios de motivar sua equipe, afinal, sem ela não tem produtividade, não tem produção e não tem cozinha.

Nós temos alguns posts que podem te ajudar: como criar um ambiente de trabalho agradável e 5 dicas para motivar uma equipe de cozinha.

5 segredos de uma cozinha produtiva

  1. Ser apaixonado pelo que faz

Se você não gosta do que faz, por que sua equipe gostaria? Se você não acredita na qualidade do seu serviço, quem mais vai? Para ter uma cozinha produtiva, em primeiro lugar, você deve entender os impactos que a alimentação tem na vida das pessoas, deve querer deixar uma marca positiva por meio dos alimentos.

Quem aposta em produtividade apenas para lucrar, logo mais se depara com dificuldades que só aqueles apaixonados pelo seu trabalho seriam capazes de solucionar. Lucro não sustenta uma empresa por muito tempo. É preciso ter valores e ideais.

Qual desses segredos de uma cozinha produtiva você já aplica no seu dia a dia? Gostou das dicas? Identificou onde pode melhorar? Que tal ler outro post sobre como minimizar custos no cardápio e começar a bolar sua estratégia para aumento da produtividade?