Aqui vamos lhe dar algumas dicas de como montar um cardápio infantil em restaurantes!

Apesar de pequenos, as crianças têm grande influência no processo de tomada de decisões em uma família. Ter a preocupação de montar um cardápio infantil em restaurantes voltados, inicialmente, aos adultos é um diferencial em um mercado tão competitivo.

Nesse post, vamos apresentar algumas dicas para que você consiga montar essas opções prezando pelo sabor, aparência e qualidade nutricional. Esqueça as batatas fritas, macarrão quatro queijos e nuggets. É preciso entender a complexidade das crianças e abraçar, ao mesmo tempo, a preocupação dos pais em relação à sua alimentação.

 

Criando um restaurante family friendly

O conceito de family friendly diz respeito a um local apropriado para todos os públicos dentro de uma família, ou seja, crianças, adultos e idosos. Seja o lugar que a família procura para os almoços de domingo ou comemorações especiais! E, para isso, esteja preparado fisicamente e nutricionalmente para recebê-los.

Comece adaptando os espaços do restaurante. Ao invés de escadas, construa uma rampa para auxiliar idosos em cadeiras de roda ou pessoas com deficiência motora. Já para entreter as crianças, que tal disponibilizar em cada mesa papéis e lápis de cor? Você não precisa de grandes estruturas para tornar o ambiente acolhedor.

Ter um wi-fi disponível também é uma boa opção para ajudar os pais que recorrem à Peppa Pig em momentos de tensão. Não esqueça das cadeiras altas para os pequenos e prefira mesas com espaços livres por baixo.

Outra maneira de se tornar um restaurante considerado family friendly é por meio do cardápio. Tenha um menu especial para as crianças, que seja adaptado desde o visual, com cores mais lúdicas e desenhos, até os pratos em si, que devem chamar atenção e soarem familiares ao paladar dos pequenos. Isso, é claro, sem desconsiderar os nutrientes.

Conheça o cardápio ideal para ser montado em um restaurante

 

Montando um cardápio infantil em restaurantes

A primeira dica, antes de ir ao cardápio, é realizar uma pesquisa em seu restaurante. Pergunte aos pais: o que você gostaria de ver em um menu feito especialmente para o seu filho? Independentemente da pressão das crianças, são os pais que decidem e têm, de fato, o poder de compra. A opinião deles deve vir em primeiro lugar.

Passe uma semana ou duas distribuindo panfletos com questões sobre o futuro menu infantil assim que os clientes entrarem. Ou, então, treine os garçons para que façam essas perguntas durante o atendimento.

Essa pesquisa é importante para não investir no escuro. Com o tempo, certamente, mudanças serão feitas. Nesse momento inicial, porém, é preciso ter uma direção de que caminho seguir. Afinal, cada restaurante tem sua própria clientela, que varia de acordo com a idade, região, poder aquisitivo, entre outros fatores.

                        

Vamos, então, às dicas práticas de como montar um cardápio infantil em restaurantes:

1) Converse com a nutricionista

Esse profissional, mais do que qualquer outro, é qualificado para entender as necessidades nutricionais de uma criança e seus comportamentos diante da comida. O nutricionista saberá responder o que é importante ter em um cardápio infantil e o que não é permitido.

Além disso, ter uma nutricionista disponível para tirar eventuais dúvidas dos pais é um ponto positivo para o seu restaurante. Sempre planeje o cardápio em conjunto com um profissional da área da nutrição.

2) Invista em nomes e apresentações divertidas

Pense em uma salada com alface, tomate, ervilha e ovos. Como apresentar essa salada de forma que ela se torne atrativa aos olhos de uma criança? Se você inserir no cardápio os componentes da salada, dificilmente a criança irá pedir por ela. Mas e se ela se chamar salada do circo e chegar à mesa apresentada no formato do rosto de um palhaço? Bem mais atrativo e interessante, não?

Outro exemplo é colocar um bonequinho modelado com arroz flutuando no meio da sopa e, no clássico arroz e feijão, por que não usar um prato no formato de algum bicho? O primeiro poderia se chamar o banho do urso e o segundo almoço de gato. Use sua criatividade na hora de pensar nos nomes e apresentações, valerá a pena!

3) Cuidado com os temperos

Não adianta incluir pratos com chilli, chimichurri ou páprica defumada no cardápio infantil. Lembre-se que as crianças têm um paladar diferente dos adultos. Sendo assim, evite pimentas, ervas fortes, molhos encorpados e aposte em sabores familiares do dia a dia.

4) Diminua as porções

O mesmo acontece com os tamanhos das porções, afinal, crianças comem menos que os adultos. Nesse aspecto, a nutricionista também lhe auxiliará na hora de calcular porções e macronutrientes. Pensar nestas porções é importante para evitar desperdício e não causar desconforto às crianças.

5) Inclua legumes e verduras de forma discreta

Algumas crianças não têm o costume de comer legumes e verduras em sua rotina, por isso, uma boa maneira de incentivar uma alimentação mais saudável, mesmo dentro de seu restaurante, é disfarçar esses alimentos dentro de outras preparações. 

Como exemplo, podemos citar o arroz colorido, com cenoura, milho, ervilha, um macarrão de legumes, com cenoura, abobrinha cortadas em tiras, ou uma batata recheada com brócolis e queijo. Coloque os legumes e verduras em um plano secundário, assim, as crianças que não são acostumadas, dificilmente, recusarão os pratos!

6) Incentive escolhas mais saudáveis

Dê um desconto para aqueles que optarem por suco natural ao invés do refrigerante e ofereça uma fruta de cortesia para as crianças. Mostre que está preocupado com a alimentação dos pequenos, assim como os pais. O importante é ter opções, mesmo que os responsáveis não as escolham.

Tente, ao máximo, fugir dos clichês. Montar um cardápio infantil em restaurantes é mais simples do que aparenta. Tenha a sensibilidade de se colocar no lugar dos pais e das crianças ao mesmo tempo, tentando encontrar um equilíbrio entre os gostos de ambos.

Esse é o tipo de investimento e cuidado que aumentará o seu número de clientes, assim como a respectiva fidelização. Se você precisa de uma ajuda especializada para montar o cardápio infantil do seu restaurante, levando em consideração todos os aspectos do seu estabelecimento, entre em contato com a Nutri Mix Assessoria e Consultoria Nutricional e conheça os nossos serviços!

Montar cardápio infantil para restaurantes
5 (100%) 15 votes