4 perguntas para nutricionista na primeira consulta

Se você está buscando um nutricionista, nossos parabéns. Significa que você está pronto para tomar decisões conscientes e priorizar sua saúde. Neste post, fizemos uma espécie de guia, com 4 perguntas para nutricionista na primeira consulta. Assim, você aproveitará ao máximo esse momento e sairá do consultório sabendo como usar as informações para ter uma vida mais saudável.

Ir ao nutricionista, em meio as blogueiras fitness e dietas da moda, não é algo muito incentivado ultimamente, mas faz total diferença em nossas vidas. Lembre-se que o nutricionista é o único profissional que pode prescrever dieta. A blogueira não pode, nem o endócrino, nutrólogo ou personal trainer. Só o nutricionista.

E quando falamos em dieta não é somente um cardápio para emagrecer ou ganhar massa, mas, sim, para ganhar vida. Estamos falando de bem estar. Uma alimentação, bem planejada, é capaz de prevenir doenças e amenizar o sintoma de várias outras, como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer.

Nutrição não se resume ao peso ou os quilos na balança. Esse post, com perguntas para nutricionista na primeira consulta, também é uma forma de te fazer sair da caixinha. Esqueça as calorias, qual alimento engorda mais ou menos, qual é termogênico, funcional, etc. Quando você entende que a nutrição é uma poderosa ferramenta para aumentar sua autoestima, produtividade, energia e felicidade, as coisas mudam de perspectiva.

Durante a consulta o nutricionista não é o responsável por impor regras, mas, sim, por ajudar a empoderar os pacientes para que eles tenham autonomia e saibam, assim, fazer boas escolhas. O nutricionista não quer que você volte todos os meses com problemas, mas que saia do consultório tendo encontrado as soluções.

Às vezes, vamos à consulta com a mente fechada, achando que o nutricionista vai mudar toda nossa alimentação e que será extremamente difícil seguir as orientações. Sendo que a ida ao nutricionista não é só sobre montar um cardápio, é sobre conhecimento e aprendizado. Sobre descobrir uma nova forma de encarar a alimentação.

Então, vem cá, continua lendo esse post, anota as perguntas para nutricionista na primeira consulta e veja como essa experiência pode ser ainda melhor do que imagina:

  1. Como identificar pelo rótulo alimentos saudáveis?

Essa é, definitivamente, uma conversa que todos devem ter com seu nutricionista. Saber como escolher os alimentos no supermercado é o primeiro passo para mudar sua alimentação. Se você sabe o que comprar, tem 60% do caminho percorrido.

Se, por exemplo, seu nutricionista colocou iogurte e pão integral no cardápio, pergunte: como escolher um bom pão e um bom iogurte? O profissional, então, vai te orientar a respeito dos ingredientes, tabela nutricional, valor calórico, etc.

Você também pode tirar dúvidas sobre aqueles alimentos que parecem saudáveis, mas, na verdade, não são. Como, por exemplo, temos alguns cereais matinais, peito de peru, margarina, suco de caixinha e por aí vai. Questione, sem medo. 

Peça dicas ao nutricionista sobre como montar sua lista de supermercado. Por qual setor começar? Quais alimentos evitar? Quais são versáteis e podem ser usados em várias receitas? Como identificar se o que diz no rótulo é verdade ou não?

 perguntas para nutricionista na primeira consulta - Como identificar pelo rótulo alimentos saudáveis?

  1. De que forma armazenar os alimentos?

Essa também é uma ótima pergunta, assim, você consegue manter por mais tempo a qualidade daquilo que comprou no supermercado. Sabendo como armazenar, você garante que sua geladeira sempre tenha algo saudável te esperando.

Existem, por exemplo, formas de manter a salada lavadinha, crocante e sem queimar, por mais de uma semana. Também dá para guardar algumas frutas já cortadinhas, como é o caso da manga, facilitando na correria do dia a dia.

Até mesmo a disposição dos alimentos na geladeira afeta sua qualidade. Onde guardar as preparações prontas? E a salada? E o suco de fruta? O que pode ficar na porta da geladeira e o que não pode? Os ovos, por exemplo, não podem. Eles duram mais tempo se armazenados no interior da geladeira e muita gente faz ao contrário.

Aproveite também para tirar dúvidas sobre congelamento. Como congelar carne, feijão, arroz, legumes? Cru ou cozido? Quais alimentos perdem mais nutrientes, quais mudam de textura? Como branquear vegetais? E por aí vai.

 

  1. Como se alimentar bem fora de casa?

Se você almoça todo dia fora e levar sua própria comida não é uma opção, pergunte ao nutricionista como fazer escolha mais saudáveis. Dá, sim, para se alimentar bem em um restaurante self service ou tomando um café da manhã na padaria.

Olha só: é melhor comer um prato de arroz, feijão, salada e frango ou batata frita, mandioca frita e bife à milanesa? Pedir uma carolina, um pão doce e um de calabresa ou um ovo mexido com pão francês? 

Essa pergunta também serve para os lanchinhos. O que levar na bolsa para beliscar durante o dia? Chega daquela bolacha água e sal do trabalho. O nutricionista saberá te orientar sobre opções mais nutritivas e práticas.

 

  1. Como aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos?

Aqui, entram dicas preciosas que fazem diferença na nossa absorção. É legal levar exames de sangue recentes para o nutricionista avaliar. Porque, por exemplo, se você está com ferro baixo, comer uma fruta cítrica depois do almoço e jantar ajuda esse nutriente a ser melhor absorvido pelo corpo.

Se o cálcio está baixo, talvez, você precise de mais vitamina D no corpo. Ou então, está tomando sempre aquele cafézinho depois do almoço, que briga com uma série de nutrientes. Excesso de ferro, ao contrário do primeiro exemplo, também é um problema, porque faz com que o cálcio não seja absorvido.

Além das combinações alimentares, temos algumas outras dicas como o remolho dos grãos. Deixar o feijão, lentilha, grão de bico e soja de molho ajudam a diminuir fatores antinutricionais, diminuindo possíveis desconfortos. 

E a água do cozimento? Pode usar ou não pode? Quais são as melhores fontes de proteína vegetal? É melhor cozinhar no vapor ou na água? Assar ou usar a fritadeira elétrica? Todas essas são possíveis perguntas para nutricionista na primeira consulta.

Viu só, como a consulta com um nutricionista é mais do que medidas corporais? Envolve diálogo, conselhos, orientação individualizada e muito acolhimento. Escolha um profissional de confiança e mergulhe de cabeça nessa jornada por uma alimentação melhor.

Se você gostou desse post com perguntas para nutricionista na primeira consulta, também vai gostar do nosso especial com 6 aplicativos para cuidar da saúde, confira!

Perguntas para nutricionista na primeira consulta
5 (100%) 23 vote[s]