6 aplicativos sobre nutrição para cuidar da saúde

É difícil ver alguém que saia de casa sem o celular. Saímos sem blusa de frio ou guarda-chuva (as mães ficam doidas!), mas sem o celular, ah, esse não sai de bolso e, se por um acaso, ele fica na gaveta, parece que estamos em outro mundo. Sendo assim, já que a tecnologia está tão próxima do nosso dia a dia, por que não usar aplicativos sobre nutrição para cuidar da saúde e manter bons hábitos?

Há quem rejeite a tecnologia, dizendo que ela fez as relações rasas e as pessoas superficiais. Há quem idolatre, aproveitando o máximo de comodidade que ela proporciona, mas, ao mesmo tempo, sem saber o limite, se tornando dependente dela.

Nesse meio termo, temos a possibilidade de usá-la para o bem. Seja para o outro, seja para si mesmo. Com o celular, conseguimos surpreender positivamente as pessoas, organizar nossas finanças, lembrar dos compromissos, pesquisar informações importantes e, inclusive, até beber mais água.

Agora, pense conosco: como, antes, você acordava sem o despertador? Como marcava uma reunião? Como falava com um amigo do outro lado do mundo? Como pedia comida em casa? Pois é. Toda essa tecnologia mudou a forma como nos relacionamos e vivenciamos nossa rotina. Logo, nada mais justo do que usá-la também para transformar nossa relação com a comida. Esse post é uma maneira de te mostrar que, entre aqueles que rejeitam e idolatram essas novidades, há uma forma de alcançar o equilíbrio.

Você ainda pode olhar nos olhos de quem ama, ir a um parque e conversar sem precisar de uma tela. Mas você também pode aproveitá-la para mudar seus hábitos. E está tudo bem.

Por aqui, falaremos de alguns aplicativos sobre nutrição, que têm como objetivo promover saúde. Então, se você anda precisando se exercitar, se hidratar mais, cuidar da alimentação ou gostaria de aprender a ler rótulos, esse post é para você. Continue lendo e descubra quais aplicativos sobre nutrição podem te beneficiar (e muito)!

 

  1. 1. Fruit Map

Quem não ama andar na rua e encontrar um pé de amora cheio de frutinhas roxas doinhas? Ou acerolas ricas em vitamina C? E encontrar abacate e jaca? Oh, alegria! Para quem mora em cidade grande, é sempre uma felicidade se deparar com árvores frutíferas em meio aos prédios.

O Fruit Map surgiu pensando nessa ideia: levar aos brasileiros a fruta direto do pé. Mas como fazer isso? Com um aplicativo que mapeia as árvores frutíferas pelas cidades, é a resposta. Se na sua rua tem um pé de limão, você pode indicar lá no aplicativo para que as pessoas passando por perto possam também aproveitar as maravilhas da natureza.

A partir da construção coletiva, o Fruit Map une sustentabilidade com comodidade. Já pensou querer fazer um bolo de framboesa e descobrir que tem, na rua debaixo da sua casa, um pé de esperando com frutinhas frescas e sem agrotóxicos?

Fruit Map - Saiba quais os melhores aplicativos de nutrição

 

  1. Rótulo Saudável

Ler os rótulos parece uma tarefa difícil, mas quando se tem um aplicativo como esse para facilitar, acabam as desculpas na hora de fazer escolhas conscientes no mercado. Se você está na dúvida se o alimento X é bom ou não para saúde, é só pegar o celular.

O Rótulo Saudável funciona da seguinte forma: você indica a quantidade de sódio, gorduras saturadas, açúcares livres e fibras no alimento – informações estas que ficam na tabela nutricional! O aplicativo vai te indicar, com um sinal verde ou vermelho, se essas quantidades são preocupantes ou tranquilas, de acordo com as recomendações diárias.

Se você pegou um alimento e viu que deu vermelho para sódio, gordura e açúcar, bom, é melhor procurar uma outra opção, não?

aplicativos sobre nutrição

 

  1. Desrotulado

Semelhante ao Rótulo Saudável, mas tem um funcionamento diferente na hora de informar sobre o produto. No Desrotulado, você escaneia o código de barra do alimento e ele te mostra, na hora, se aquela é uma boa opção para você.

Também é possível pesquisar por marca ou categoria de produto. Na conta premium, você ainda pode personalizar os critérios de avaliação de acordo com suas necessidades. Então, por exemplo, se você precisa controlar o sódio, o foco será nesta informação. Se tem intolerância à lactose, o aplicativo vai mostrar se o produto é liberado ou não.

 

  1. Seven

Queridinho por quem treina em casa, o Seven oferece opções de exercícios para serem feitos em sete minutos. Agora, já era aquela história de “não tenho tempo de fazer atividade física”, afinal, quem não tem sete minutinhos por dia, não é?

Lembrando que toda atividade física deve ser orientada por um profissional e ter um acompanhamento nutricional adequado. Exercício físico só dá resultado se alinhado com uma alimentação saudável e respeitando seus limites.

aplicativos sobre nutrição - Seven

 

  1. Beber Água

Parece bobo um aplicativo que te lembra de beber água, mas, em meio a correria, é muito comum que a pessoa chegue ao fim do dia e perceba que bebeu apenas um copo. Como o celular não sai das nossas mãos, por que não usá-lo para nos lembrar de se hidratar?

O aplicativo calcula o quanto de água se deve ingerir por dia, a partir do peso, e distribui alertas ao longo do dia para que você lembre de dar um gole na garrafinha ou, então, vá até o bebedouro mais próximo. Só não vale a apagar a notificação e fingir que não viu!

water balance - os melhores aps de nutrição para o seu celular

  1. Dieta Dash

Ótimo aplicativo para quem sofre de hipertensão arterial sistêmica! O Dieta Dash oferece informações sobre a melhor escolha de alimentos, como interpretar rótulos, dicas para controle da doença, ranking de alimentos altos em sódio e receitas saudáveis.

Dieta Dash

Com ele, o paciente registra suas refeições e o médico acompanha a dieta, conseguindo enviar avaliações por e-mail. Dessa forma, a discussão em torno da reeducação alimentar não acaba no consultório e segue no dia a dia do paciente.

Quanta coisa legal, não? É só passar uns minutinhos na loja de aplicativos do seu celular que é possível encontrar várias opções para te ajudar a alcançar objetivos e melhorar sua saúde. A tecnologia amplia a atuação do profissional da saúde e ajuda na formação de um olhar crítico e consciente sobre nossas escolhas alimentares.

Qual desses aplicativos sobre nutrição mais te chamou atenção? Comenta aqui embaixo para gente! E se você gostou das dicas, não esqueça de seguir nossa fanpage e instagram para receber mais conteúdos como esse. Até a próxima!

aplicativos sobre nutrição para cuidar da saúde
5 (100%) 15 vote[s]