Páscoa na UAN: o coelho chegou na cozinha!

Coelhinho da páscoa na UAN, o que trazes para mim? Um fornecedor atrasado, um refrigerador quebrado e um fiscal sanitário assim… Abril chegou e, com ele, a páscoa. Uma data que, para alguns, tem um significado religioso, enquanto, para outros, é sinônimo de se esbaldar em chocolate. Seja como for, é possível trazer esse clima festivo para dentro da cozinha, sem interferir nas boas práticas. Continue lendo e veja como!

Nas Unidades de Alimentação e Nutrição, há sempre muita correria, imprevistos e calor – humano e do fogão. Olha a frigideira, olha o pedido, olha o recebimento! Em meio a essa dança das panelas, como fazer com que a equipe se sinta mais unida e os clientes em uma clima tão doce quanto chocolate branco? Vamos começar, então, pela decoração.

 

Decorando a cozinha para páscoa na UAN

A primeira a coisa a se levar em consideração é que a decoração deve ser da porta da cozinha para fora. Nada de glitter, EVA e papel crepom dentro da produção. Deixe a criatividade fluir solta no vestiário, na sala da nutrição, no refeitório dos funcionários, no refeitório dos clientes…

 

Abaixo, nós separamos 5 do it yourself, que você pode fazer para trazer o coelhinho mais amado do Brasil para dentro da UAN.

páscoa na UAN

São ideias simples, que envolvem pouco custo, mas muito carinho na hora de confeccionar. Pense só que gostoso chegar em um ambiente onde cada detalhe foi pensado para que você se sentisse acolhido. Bom demais, não é?

Que tal um mural de foto dos funcionários? Compre orelhas de coelho, cenouras de feltro e tire foto da galera reunida. Ou, então, aqueles que têm filhos podem trazer fotos dos seus pequenos para compor o mural. Com certeza, a equipe vai se divertir vendo as poses de cada um. E, falando em equipe alegre, vamos à próxima dica.

 

Amigo chocolate dos funcionários

Páscoa = chocolate. Não tem jeito! Então, por que não fazer um amigo chocolate entre os funcionários da UAN? Chame a copeira, o garçom e o pessoal do RH. Todo mundo é bem vindo e pode participar!

Não precisa ser nada grandioso. Uma caixinha de bombom vale, o importante é essa integração entre o pessoal. Você também pode organizar dois amigos chocolates, caso o quadro do pessoal seja 12×36 ou dividido entre o turno do dia e da noite.

Em uma UAN de grande porte, organizar um amigo chocolate tradicional pode parecer uma tarefa difícil. Uma ideia mais simples é como aquela que apresentamos no post de natal na UAN. Você pode deixar na sala da nutrição a “caixinha do coelho”.

Alguém começa deixando bombom sortidos. A próxima pessoa pega um desses bombons e deixa uma caixa de bis. A outra escolhe um entre os chocolates dentro da caixa e deixa uma barra. E por aí vai. A ideia é que você pegue um chocolate e deixe outro para próxima pessoa. Assim, todo mundo sai ganhando um docinho.

 

Colocando a páscoa no prato

Hm, aqui vai a parte mais gostosa!  Fato é que as pessoas sempre associam datas festivas às mesas fartas, cheias de pratos deliciosos. Não tem como falar de páscoa na UAN sem passar pelo cardápio. Mas como faz para levar o clima de páscoa para o cardápio da UAN, sem precisar sair do orçamento?

 

Primeiro, vamos falar quais pratos são típicos da páscoa para, depois, apresentar algumas possíveis adaptações:

  • Ensopado de peixe;
  • Bacalhau;
  • Leitão assado;
  • Colomba pascal;
  • Pão de ló;
  • Ovos de chocolate;
  • Torta de amêndoas.

Quando se fala comida de páscoa, logo vem à mente o bacalhau. Com bastante azeite! Bacalhau, porém, é um peixe caro. E agora, o que fazer?

Se na sua UAN não há a flexibilidade de servir no dia da páscoa bacalhau para os funcionários trabalhando, por que não substituir o bacalhau por outro peixe e seguir a mesma receita do bacalhau a gomes de sá? Com ovo, salsinha, azeite, batata… O peixe não é o mesmo, mas o sabor fica parecido.

Ou, quem sabe, um bolinho de bacalhau, que é uma preparação mais barata. Você também pode incluir o peixe em receitas tradicionais como escondidinho, suflê, moqueca, risoto, empadão e arroz cremoso. Trabalhe com a criatividade e os recursos que têm em mãos.

Lembrando que na páscoa alguns ingredientes são quase obrigatórios: ovos, vinho, azeite, peixes e chocolate. Use essa base para criar receitas inusitadas, que agradem o paladar dos clientes e dos funcionários. Ah, e como não pode servir vinho no refeitório dos funcionários, um suquinho de uva vai bem!

Não esqueça de usar e abusar do chocolate nas sobremesas. Frutas com chocolate, mousse, bombons, bolo, brigadeiro… Quanto mais chocolate, melhor. É claro que queremos servir uma refeição equilibrada e nutritiva, mas, em época de páscoa, o chocolate é rei. É só lembrar que a exceção é diferente da regra!

Outra dica é lembrar dos vegetarianos e veganos. Você pode fazer um ensopado com proteína de sopa, uma lasanha de berinjela ou morango com chocolate meio amargo.

 

Dica final: a páscoa não é só chocolate

Disso todo mundo sabe, mas nem todos aplicam. Páscoa também é um momento de reflexão, de perseverança e amor. É um momento para olhar dentro de si e perguntar: como posso evoluir? Como posso melhorar?

Use esse momento para reconhecer o trabalho dos seus funcionários. Chame aqueles que se destacaram ao longo dos últimos meses e lhes agradeça. Diga a todos o quanto se sente grato por ter uma equipe suando todos os dias para aquela UAN funcionar.

Seja a diferença e deixe uma marca positiva. Feriado não é desculpa para não trabalhar. Você, como gerente, dono ou chef de UAN, deve fazer do feriado um motivo para querer ir trabalhar. Ajude as pessoas a encontrarem seu propósito dentro da cozinha.

E aí, estão ansiosos para dia 21 de abril? Gostaram das dicas para páscoa na UAN? Quer ver mais posts como esse? Então, nos siga no instagram e na fanpage do facebook. Por lá, sempre postamos dicas, informações e curiosidades sobre o mundo da nutrição.

Páscoa na UAN: o coelho chegou na cozinha!
5 (100%) 13 vote[s]