Responsável Técnica Nutricionista

A responsabilidade técnica de nutrição é importante para a segurança dos alimentos dentro de estabelecimentos comerciais, industrias e demais locais que trabalhem com a manipulação de alimentos.

 

Responsável Técnica Nutricionista
5 (100%) 2 votes
ENTRE EM CONTATO SAIBA MAIS

O papel do responsável técnica em nutrição numa empresa ou industria é ajudar nessa questão e evitar que o local tenha problemas com a Vigilância Sanitária. E na Nutri Mix Assessoria Nutricional você encontrará uma equipe de profissionais capacitados para atuarem na em prol da sua empresa nesse quesito.

O QUE É UMA RESPONSÁVEL TÉCNICA EM NUTRIÇÃO?

De acordo com o artigo 2° da Resolução CNF N° 576, de 19 de novembro de 2016, responsabilidade técnica nutricional (RT) é “a atribuição concedida pelo CRN ao Nutricionista habilitado, que assume o compromisso profissional e legal na execução de suas atividades, compatível com a formação e os princípios éticos da profissão, visando à qualidade dos serviços prestados à sociedade”.

A responsável técnica em nutrição (RT) é o profissional que dispõem de conhecimentos e habilidades que o tornam apto a atuar na prestação de serviços da área de nutrição de alimentação. Ele também responde de forma civil, ética e penal por todos os processos que envolvem alimentos e nutrição dentre uma determinada empresa ou organização, de forma técnica.

Quais empresas precisam de uma responsável técnica em Nutrição?

Empresas dos setores público ou privado e que trabalhem em áreas que exijam a manipulação de alimentos precisam, necessariamente, contar com o apoio de um responsável técnico.

Mesmo que a empresa não tenha como atividade principal algo que envolva a manipulação de alimentos, ainda assim a responsável técnica é requerido para os casos onde, por exemplo, exista um refeitório, restaurante, cantina ou algum outro local onde os funcionários, alunos ou crianças (creche) façam o consumo de alimentos.

O que faz um nutricionista com RT?

O nutricionista da Nutri Mix Assessoria, que desempenha o papel referente a responsabilidade técnica numa empresa, fica atuante pelo planejamento, execução, avaliação, supervisão, coordenação, entre outros, dos processos referentes a área de alimentação e nutrição, bem como o de fazer a gestão dos demais nutricionistas envolvidos e que fazem parte do quadro técnico no tocante ao que envolve manipulação de alimentos.

O nutricionista com responsabilidade técnica (RT) deve possuir o devido registro junto ao conselho regional para se enquadrar em situação de profissional habilitado para essa atividade.

É importante salientar que a responsabilidade técnica em nutrição se trata de uma atuação exclusiva do nutricionista habilitado, não sendo possível ao técnico em nutrição exercer tal função.

Qualificações da responsável técnica

De acordo com a Portaria n° 1428, de 26 de novembro de 1993, documento responsável pela fiscalização sanitária e que também solicita a presença do responsável técnico em estabelecimento que trabalhem com manipulação e alimentos, o responsável técnico precisa possuir algumas das seguintes habilidades e competências:

  • Compreensão dos componentes do Sistema APPCC; Capacidade de identificação e localização de Pontos Críticos de Controles (PCCs) em fluxogramas de processos;
  • Possuir conhecimento em toxicologia alimentar;
  • Ser capaz de definir procedimentos para os controles dos PCCs de forma eficaz, assim como possuir também conhecimento da ecologia de microrganismos patogênicos e deterioradores;
  • Capacidade para selecionar métodos apropriados para monitorar (PCCs), incluindo estabelecimento de planos de amostragem e especificações;
  • Capacidade de recomendar o destino final de produtos que não esteja de acordo com as exigências fiscais, nas condições que dizem respeito a segurança alimentar;
  • Supervisionar os procedimentos de fabricação para certificar-se de que os métodos de produção e de prestação de serviços, estabelecidos nas Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas de Prestação de Serviços na Área de alimentos estão sendo seguidos;
  • Possui capacidade de desenvolver métodos de controle de qualidade eficazes, bem como fazer uso de procedimentos a serem seguidos no ciclo de produção e/ou serviço que garantam a identidade e qualidade dos produtos.

Todos esses procedimentos são realizados pelos profissionais da Nutri Mix Assessoria, buscando alinhar os processos da sua empresa com as exigências da Vigilância Sanitária a respeito da segurança e qualidade dos alimentos. Nossos serviços são oferecidos para estabelecimentos como lanchonetes, restaurantes, padarias, mercados, hotéis, empresas, buffets, escolas, açougues, creches, indústrias alimentícias, entre outros.

responsabilidade técnica de nutrição

Olá, clique e seja atendido por um de nossos atendentes abaixo.

Atendimento via Whatsapp! Seja muito bem vindo.