6 dinâmicas de educação nutricional para escolas

Na escola, o aluno não aprende apenas ciências da natureza, humanas ou exatas. Ele aprende sobre gentileza, empatia e amizade. Aprende sobre limites e responsabilidades. Por que, então, não aprender sobre alimentação? Colocar em prática dinâmicas de educação nutricional em escolas é uma ótima estratégia para incentivar os hábitos saudáveis desde a infância.

 

O que é a educação nutricional

Compreendida como um conjunto de experiências planejadas, a educação nutricional visa facilitar a adoção de hábitos alimentares e outros comportamentos que aumentem a saúde e bem-estar do indivíduo ou grupo. Ela é um fator determinante para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, e redução de deficiências nutricionais.

Pensando que esses hábitos alimentares são formados nos primeiros anos de vida, a escola é um ambiente privilegiado para a execução da educação nutricional. No contexto escolar, as crianças têm a oportunidade de experimentarem novos alimentos e preparações, além de levarem essas descobertas para o ambiente familiar.

Os estímulos presentes no sistema educacional são determinantes para as escolhas alimentares das crianças. Os profissionais podem utilizar seu conhecimento sobre educação aliado a técnicas lúdicas para aproximar os alunos da alimentação.

 

 6 dinâmicas de educação nutricional por idade

Foi-se o tempo em que a hierarquia e a rigidez ditavam a educação. Hoje, entende-se que o conhecimento tem maior impacto se compartilhado de forma leve e divertida.

 

Confira abaixo 6 dinâmicas de educação nutricional para aplicar em sua escola!

 

Menores de 2 anos

  1. Teatro dos alimentos

Aqui, a ideia é brincar com o visual. Crie histórias onde os personagens sejam verduras, legumes e frutas. Você pode usar fantoches de EVA ou até mesmo alimentos de pelúcia.

Como nessa idade as crianças estão desenvolvendo habilidades básicas, como falar e andar, é importante que o teatro seja lúdico e simples. É legal apresentar as frutas para as crianças e abordar características como textura, aroma e sabor.

Ao fim, o educador pode distribuir folhas com imagens dos personagens para que as crianças pintem ou fazer uma degustação dos alimentos usados no teatro.

  1. Que cara é essa?

Corte frutas, verduras e legumes e crie rostos em pratos descartáveis. No próprio Google, existem várias referências do que usar. Brinque com diferentes expressões, como feliz, triste, surpreso, chorando, etc.

Distribua as preparações para as crianças e peça para que imitem a expressão. Depois, elas podem experimentar os alimentos. Mais bacana ainda se for com as mãos, para que sintam a textura. Dessa forma, há uma associação entre visão, paladar e olfato, estimulado a função cognitiva.

 

Pré-escolares (2 a 5 anos)

  1. O que é o que é?

Essa é uma brincadeira clássica, que pode ficar ainda mais divertida usando comida. É, inclusive, uma forma de avaliar o conhecimento da turma sobre os alimentos e, assim, desenvolver outras atividades.

O objetivo é vendar a criança e entregar um alimento em suas mãos para que ela adivinhe qual é. Peça que ela cheire, sinta e coma para descobrir. Você também pode dividir a turma em dois grupos e se a criança acertar o grupo o qual ela pertence ganha um ponto.

  1. Xô, doença!

As dinâmicas de educação nutricional, normalmente, focam nas escolhas alimentares. No entanto, essa atividade tem como objetivo envolver a criança dos processos de preparação, que, em casa, acabam ficando sob a responsabilidade dos pais.

Poucas crianças conhecem a importância da higienização dos alimentos. Mande, então, um recado pedindo para que, na próxima aula, tragam uma fruta, verdura ou legume íntegro. Leve as crianças para cozinha e explique o problema de consumir alimentos sem lavá-los.

Deixe com que façam a solução de hipoclorito e, depois de higienizado, peça para que cada aluno conte um pouco sobre qual alimento trouxe. Pergunte se já experimentaram, se gostam, qual é o sabor, etc. Por fim, use as verduras, legumes e frutas para preparar uma salada bem colorida.

dinâmicas de educação nutricional para escolas

Escolares (6 a 9 anos)

  1. Oficina de sucos naturais

As crianças vão passar uma manhã bem divertida e colorida na cozinha! Peça, primeiro, para que cada um traga uma fruta. É interessante que o educador separe quem vai trazer o que para não correr o risco de todos escolherem a mesma.

Explique sobre a higienização dos alimentos e siga o passo a passo com a turma. Feito isso, separe dois grupos e deixe com que cada um crie seu próprio suco, usando de uma a duas frutas. Mesmo que a mistura pareça estranha, o ideal é que eles tenham autonomia para escolher.

Feito o suco, é hora da degustação. Cada grupo conta quais frutas usou e qual foi o resultado final. O truque é que o educador escolha já de antemão frutas que costumam combinar entre si, como laranja, acerola, maracujá, manga, etc.

Para finalizar a oficina, alguns alunos de cada grupo são vendados e precisam descobrir qual suco de laranja é o natural e qual é o artificial. Com certeza, chegarão a suas casas contando para os pais e querendo reproduzir o experimento.

 

Adolescentes

  1. De olho nas propagandas

A maioria dos adolescentes não vai querer ficar picando frutas ou fazendo sucos. Por isso, a ideia é promover um debate e reflexão.

Separe a turma em grupos e distribua folhetos, revistas e jornais. Cada grupo deve escolher uma propaganda de alimentos e fazer a seguinte análise: é um alimento saudável? Para qual público a propaganda é destinada? Pode ser considerada ética? O que faz com que ela chame atenção? Você ficou com vontade de comer ou experimentar?

Em seguida, cada grupo apresenta suas análises para turma e deve, então, criar uma propaganda para outro alimento escolhido pelo professor. Depois da atividade, a turma perceberá qual é a influência da mídia diante de nossas escolhas alimentares.

Tenha em mente que o objetivo das dinâmicas de educação nutricional não é simplesmente repassar o conhecimento, mas, sim, envolver o aluno e torná-lo parte integrante da atividade. Não existe educação sem educando.

Com um pouco de criatividade, é possível mostrar para todas as idades escolares o papel da alimentação. Gostou dessas dinâmicas de educação nutricional? Então, você vai gostar desse post com leis que tornam a merenda escolar mais saudável, confira!