Aprenda a fazer um questionário para avaliar a merenda escolar

A merenda escolar desempenha um papel essencial na vida das crianças e adolescentes. Para alguns, ela é a principal refeição do dia, logo, deve suprir boa parte da recomendação de nutrientes diários. Para outros, é uma forma de estimular hábitos saudáveis, além de melhorar o desempenho escolar das crianças. Mas o que muitos esquecem é a importância do questionário para avaliar a merenda escolar, pois, de nada adianta, pensar em um cardápio se as crianças não o aceitam.

Nesse post, nosso foco será em crianças até 10 anos de idade, dando sugestões de como formular esse questionário para avaliar a merenda escolar. Para que os pequenos comam e tenham os benefícios da merenda, também é preciso entender o que eles esperam e gostam. Afinal, quanto mais você conhece seu público, melhor pode atendê-lo.

 

Itens essenciais em um questionário para avaliar a merenda escolar

 

Ao elaborar o questionário, podemos definir quatro objetivos principais:

  • Avaliar o momento da refeição, no que diz respeito ao ambiente, atendimento, a duração da refeição e a “vontade de comer”;
  • Avaliar a refeição servida, no que diz respeito ao sabor e apresentação;
  • Colher dados para definir qual é o prato principal, guarnição e sobremesa mais consumidos pelos alunos;
  • Perceber quais aspectos os alunos mais valorizam no refeitório da escola e recolher sugestões de melhorias.

 

Com essas informações em mãos, é possível planejar um cardápio com um bom orçamento e uma boa aceitação. Além disso, nem sempre é a comida que a criança rejeita, mas, sim, o ambiente. Por isso, esse questionário ajuda a identificar pontos externos de melhoria, que vão desde a disposição dos assentos até a decoração do refeitório.

Elencamos, abaixo, alguns exemplos de questões que não podem faltar na execução do questionários para merenda escolar. É possível adaptar cada uma de acordo com a idade da criança e a realidade atual da escola. Pense em como é o refeitório, qual é o cardápio atual e quais questões seriam as ideais dentro desse contexto.

  • Como é a sua experiência durante o almoço? Calma ou agitada?
  • Você acha que os funcionários são simpáticos?
  • Você acha o refeitório um lugar escuro ou claro?
  • Você acha o refeitório um lugar limpo ou sujo?
  • A merenda escolar é importante para você?
  • Por que você acha que a alimentação na escola é importante?
  • Tem muito barulho durante a hora do almoço?
  • Ao terminar a refeição, você sente vontade de comer mais?
  • Costuma deixar comida no prato?
  • Você considera o prato colorido?
  • Qual é o seu acompanhamento favorito?
  • Quanto o prato é peixe, você come tudo?
  • Quando o prato é sopa, você come tudo?
  • Quanto o prato é frango, você come tudo?
  • Quando o prato é carne, você come tudo?
  • Quando o prato é ovo, você come tudo?
  • Você come toda a fruta na sobremesa?
  • Você come toda gelatina na sobremesa?
  • Você gosta de comer o pão de acompanhamento?
  • O que você bebe durante o almoço? Suco ou água?

São questões simples, mas que indicam qual é comportamento das crianças. Pode até ser que dê certo colocar pudim de chia, hambúrguer de linhaça e bolinho de falafel no cardápio, com o intuito de tornar a refeição mais saudável, mas o que define o sucesso das ideias da nutricionista é sempre o público e, nesse caso, são as crianças.

questionário para avaliar a merenda escolar

Questionário para crianças de 2 a 4 anos

Para os menores que ainda não sabem ler e escrever, a aplicação do questionário para avaliar a merenda escolar é um pouco diferente. A interação deve ser mais lúdica e divertida. Os jogos, nesse sentido, são uma ótima saída.

Com os pequenos, é provável que a obtenção dessas informações seja demorada, pois é mais difícil aplicar ideias em um grupo grande de crianças pequenas. Mas tenha paciência e vá fazendo em cada dia uma sala diferente.

 

Algumas sugestões são:

  • Usar folhas de colorir para que as crianças pintem quais alimentos gostam mais na merenda;
  • Jogo de tabuleiro, onde a cada casa as crianças precisam responder uma pergunta sobre o ambiente do refeitório. Tenha em mente que, para essa idade, as perguntas devem ter opções de resposta, preferencialmente, apenas duas;
  • Criar uma mercadinho com alimentos de brinquedo e pedir para que as crianças escolham apenas os seus alimentos preferidos da merenda;
  • Fazer um mural, onde as crianças irão colar ou desenhar como se sentem dentro do refeitório. Você até pode deixar pronto os acessórios que irão colar no mural, como carinhas tristes, corações, imagens que representam barulho, etc.

 

Questionário para crianças de 5 a 7 anos

Conforme a criança cresce, fica mais fácil aplicar o questionário para mais alunos e de uma forma simplificada. Ainda assim, é importante tornar o momento descontraído, para que as crianças, de fato, se envolvam com as questões.

Uma ideia é pensar em um teatro. As crianças, então, são super-heróis que precisam salvar a merenda escolar. Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, peça para que eles façam, com tecido ou EVA, seus acessórios de super heróis, como capas e máscaras.

Depois, as crianças devem se reunir em grupo de até cinco super heróis para bolar um plano de como salvar a merenda. Isso, é claro, seguindo suas orientações. Então, esse plano deve envolver o ambiente da cantina e a comida. A nutricionista vai passando de mesa em mesa para escutar as ideias.

É claro que algumas ideias serão impossíveis de aplicar. O intuito, porém, é escutar o que as crianças têm a dizer e transformar as ideias malucas, como pendurar pirulitos no teto e ter cachorro quente todo dia, em realidade. Os pirulitos, então, viram decorações coloridas e a cada três meses tem o “dia do cachorro quente”.

 

Questionário para crianças de 8 a 10 anos

Aqui, a nutricionista pode conversar mais abertamente com as crianças. Como sabem ler e escrever, é possível aplicar um questionário escrito. Os próprios professores podem aplicar dentro da sala de aula ou, então, os alunos respondem depois da refeição.

Para que todos participem, você pode dar algo em troca, como, por exemplo, as sugestões mais criativas de como melhorar a cantina ganharão uma maçã do amor. Ou, então, distribuir uma cartela de adesivo para quem entregar a folha preenchida.

Aplicar um questionário para avaliar a merenda escolar parece uma tarefa complicada, mas, com um pouco de paciência e criatividade, há como transformar essa “obrigação” em algo vantajoso para todos os lados. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de curtir nossa fanpage e nosso perfil no instagram para mais dicas exclusivas, te esperamos lá!