5 dicas para melhorar sua cozinha industrial em 2019

 

2018 acabou, mas com ele surge a possibilidade de repensar suas ações nos últimos 365 dias e tomar atitudes diferentes para conseguir resultados ainda melhores. Pensando nos donos de cozinhas industriais que querem aumentar sua produtividade e melhorar a qualidade dos seus serviços em 2019, separamos 5 dicas, olha só:

 

  1. Faça uma reunião com a equipe

Dez cabeças pensam melhor que uma só. Junte sua equipe para uma conversa sincera. Deixe claro que a reunião não é nenhum teste ou peneira. Você, de fato, está interessado em melhorar o ambiente de trabalho para todos.

É interessante criar um roteiro, com os principais pontos, como horário jornada de trabalho, sensação de segurança, benefícios, principais dificuldades, problemas com equipamentos, EPIs, harmonia entre os colegas, etc. Comece você mesmo dando a sua opinião até que, aos poucos, todos passem a participar ativamente.

Ao fim da reunião, junte os principais pontos levantados e elabore soluções para 2019.

soluções para 2019

  1. Passe um dia observado o fluxo de trabalho

Mas falar na reunião é fácil, difícil mesmo é viver na pele o dia a dia de uma cozinha industrial que precisa de melhorias. Passe um dia inteiro ao lado da sua equipe. Fique na fritura, na chapa, na sobremesa. Participe, pergunte, se envolva. Seja um membro ativo.

Só assim você perceberá aquele piso que está quebrado, o refrigerador que não fecha direito, o funcionário que vai de barba, a comida que vai para o lixo sem aviso, a falta de utensílios para manipulação, a pia que está sem água e por aí vai.

 

  1. Peça a opinião dos seus clientes

Crie um formulário simples e diga aos seus clientes que aqueles que o responderem receberão uma sobremesa de brinde. Pode ser online ou distribuído pessoalmente. O importante é que um volume alto de pessoas respondam para que você tenha dados o suficiente para analisar.

Pergunte sobre a decoração do ambiente, a temperatura da comida, o preço, o atendimento dos garçons, a apresentação dos pratos, a agilidade no serviço, etc. O seu cliente é a sua maior preocupação, é ele quem determina se o seu nome é valorizado ou não no mercado. Escutá-lo fará toda diferença na sua cozinha industrial em 2019.

 

  1. Revise planilhas e a documentação

Pegue um dia da semana e sente com as nutricionistas e técnicas para revisar planilhas e outros documentos da nutrição. O que pode melhorar? O que não está sendo monitorado? Vocês têm cuidado do óleo? Feito testes de pH na água? A temperatura dos alimentos é aferida diariamente? Aproveite também para organizar e deixar tudo em dia. Vai que a vigilância sanitária bate na porta, não é mesmo?

 

  1. Repense seu cardápio

O que está lhe custando mais? O que dá mais trabalho a equipe? O que os clientes mais pedem? O que tem causa mais desperdício? O que pode ser o seu diferencial?

Olhe para o seu cardápio não pelos seus próprios olhos, mas com a visão de um gestor que quer se destacar e, ao mesmo tempo, aumentar seus lucros. Você tem um prato para vegetarianos? Tem um menu kids? Atende qual tipo de público?


Veja quais são os seus objetivos em 2019 e como o seu cardápio pode lhe ajudar a alcançá-los. Você vai se surpreender como mudanças simples causam grandes impactos.

Que outra dica transformou a sua cozinha em um lugar mais seguro e produtivo? Quais são os seus objetivos profissionais para 2019? Onde você acha que pode melhorar sua cozinha industrial? Compartilha com a gente nos comentários!