5 atitudes erradas do MasterChef

Às terças, ligamos a TV e vemos uma série de atitudes erradas no MasterChef, que vão contra as Boas Práticas de Fabricação. Quem trabalha com alimentos, passa as 2 horas do programa se contorcendo na cadeira com cada bola fora. É claro, precisamos ter em mente que a realidade em uma cozinha industrial é bem diferente do reality show. No entanto, a imagem que o programa passa não pode ser a definitiva sobre as BPFs.

Será que o programa, além da habilidade dos participantes, não deveria considerar a segurança dos alimentos? Ter pratos lindos é o suficiente se você prega a imagem de que está tudo bem em cozinhar para outras pessoas de brinco, barba e cabelo solto? Essas “não conformidades” constroem um imaginário equivocado, que acaba por influenciar na falta de cuidado em relação à legislação.

Vale ressaltar que, mesmo com tantos erros, os programas brasileiros estão anos luz à frente dos gringos, a exemplo Jamie Oliver e suas unhas sujas ou Claire Thomas com seus cabelos longos soltos. Até o próprio MasterChef fora de terras brasileiras tem uma preocupação bem menor com a higiene dos alimentos e, até mesmo, o desperdício – algo muito enfatizado pela jurada Paola Carosella.

Da próxima vez que você for assistir ao programa, te convidamos a analisar os pontos que, na vida real, trariam riscos à manipulação dos alimentos. Nós separamos 5 dessas atitudes erradas do Masterchef. Confira:

  1. Lixo aberto

Vira e mexe os participantes abrem os lixos com as mãos ou, então, deixam a tampa aberta. Na correria da prova, quem lembraria que essa é uma fonte perigosa de contaminação? Sem falar que após tocar o lixo, o correto seria higienizar as mãos, coisa que poucos fazem.

  1. Pia bagunçada

Repare na pia. É bagunça para todos os lados. Tem embalagem aberta, alimentos na fase de pré-preparo, sujeira, panos de prato, garrafas abertas, utensílios e por aí vai. Se você acompanha o nosso blog, sabe que esse é o foco perfeito para contaminação cruzada.

  1. Barba

A RDC Nº 216 deixa claro: “os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba”. No máximo, a barba poderiam cobrir a barba com um protetor. Mas nem isso. Os homens, no MasterChef, esbanjam a barba no melhor estilo lenhador – o que, inclusive, já rendeu pelo na comida, eca!

  1. Maquiagem e adornos

Por mais que as mulheres não pequem em relação ao cabelo, a maquiagem e os acessórios não saem do corpo. Imagina só um cílio postiço cair no macarrão? Ou uma tarrachinha de brinco na salada? Na cozinha industrial, isso é impensável.

A RCD nº 216 também afirma: “durante a manipulação, devem ser retirados todos os objetos de adorno pessoal e a maquiagem”.

erros de boas práticas de fabricação na cozinha do Masterchef

  1. Suor e dedos na comida

Depois de pronto, o manipulador deve evitar ao máximo tocar no alimento, dando preferência a luvas ou utensílios como pinças. Com a Ana Paula fazendo contagem regressiva, todos os participantes colocam as mãos nas panelas sem nenhum escrúpulo.

E quem não se lembra da prova da 5º temporada, em que os participantes tiveram que cozinhar sob o sol escaldante? Ali, foi uma chuva de suor. Passa a mão no rosto, toca na comida. Seca o rosto com o pano, enxuga a mão no pano, encosta na comida.

A pergunta que fica é: será que alguém passou mal depois?

Nós poderíamos continuar aqui, falando sobre a falta de controle de temperatura, os esmaltes coloridos, os salto altos, mas o importante, no fim do programa, é você saber que ali é só entretenimento. Responsabilidade dentro da cozinha é papo sério!

Você reparou em outras atitudes erradas do MasterChef? Deixa nos comentários. Aproveita e não esquece de nos seguir no facebook e no instagram para outros conteúdos como esse!

Atitudes erradas do MasterChef nas BPF
5 (100%) 28 votes