6 temas para treinamento de manipuladores de alimentos

Cobrar sem ensinar não funciona. O conhecimento é a base de tudo, até mesmo de um bom trabalho dentro da cozinha industrial. Muitas vezes, queremos dar apenas um treinamento que abrange tudo. EPI, higienização das mãos, DTAs, manual de boas práticas, POP, higienização de hortifruti… Enfim, todas as informações em 1 hora ou 2 no máximo.

Agora, pense em um funcionário novo, com uma noção básica de segurança dos alimentos, ficando 1 hora em uma sala, escutando sem parar várias informações novas. O quanto disso você, realmente, acredita que ele absorverá? É só pensar na dinâmica de uma escola. Ninguém aprende todo conteúdo em um dia. O plano de ensino visa criar uma linha de raciocínio para que ao fim do ano ou semestre a pessoa entenda o panorama geral.

O mesmo deveria acontecer na cozinha. Ao criar temas para treinamentos de manipuladores de alimentos e dividir o conteúdo por partes, você permite que a sua equipe tenha tempo para digerir todas as novidades. O trabalho na cozinha é complexo e um único treinamento não é o suficiente para abranger toda essa complexidade.

Sem falar que ao ter esses temas para treinamento de manipuladores você consegue usar a criatividade e tornar a atividade mais dinâmica e divertida. Você prende a atenção com maior facilidade e ainda consegue trabalhar de forma mais profunda temas importantes, como as doenças transmitidas por alimentos.

Nesse post, separamos alguns dos principais temas que você pode aplicar no seu estabelecimento. Continue lendo e confira quais são eles!

 

Como escolher os temas para treinamentos de manipuladores de alimentos

Lembrando que a portaria 2619 diz que “os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos”. Esses programas de capacitação devem ser documentados para apresentação posterior aos órgãos de fiscalização sanitária.

Dentro dessas temas básicos, porém, há uma infinidade de outros tópicos que podem (e devem!) ser abordados com mais cuidado e cautela. Você, inclusive, pode avaliar quais são as necessidades da sua equipe e quais são as principais irregularidades.

Então, será  que anda acontecendo muito desperdício de alimento? A equipe está desunida ou a taxa de ausências está aumentando? Os manipuladores vêm com barba e as mulheres de unhas pintadas? Poucos seguem as orientações dos POPs?

De acordo com essa análise crítica do dia a dia da cozinha, é possível definir quais temas para treinamento de manipuladores de alimentos são prioridades. Mas se você precisa de uma luz e quer saber por onde começar, olha só essas dicas:

 

  1. Como fazer a higienização das mãos

Esse é o treinamento básico. A higienização das mãos é a atitude que mais diminui os riscos de contaminação e, ainda assim, muitos não a fazem corretamente. E mais do que isso: não fazem com a frequência que deveriam.

Nesse treinamento, tome tempo para explicar porque essa atitude é tão importante e quando os manipuladores devem lavar as mãos. Mostre qual é a técnica correta e use e abuse das brincadeiras que fixem o conteúdo na mente da equipe.

 

  1. A união faz a força

Falar sobre comportamento também é falar sobre aumento de produtividade e resultados dentro da cozinha. Uma equipe que trabalha unida é uma equipe onde cada indivíduo agrega positivamente a todos os processos. Ninguém faz uma refeição sozinho.

Use esse treinamento para falar sobre a importância da empatia. Uma dinâmica bacana é pedir para que cada pessoa leve uma foto de uma pessoa querida e explique para todos o porquê de ter escolhido aquela foto. Assim, a equipe percebe que todos são humanos, com uma história de vida e suas próprias dificuldades. Cria-se um vínculo afetivo que torna o dia a dia no trabalho mais leve e agradável.

temas para treinamentos de manipuladores de alimentos.

  1. O que é segurança dos alimentos

Segurança dos alimentos para lá, segurança dos alimentos para cá. Mas, de fato, o que significa a segurança dos alimentos? Conte a história desse conceito e dê exemplos práticos do que pode colocar em risco os alimentos.

 

  1. Entendendo sua responsabilidade na sociedade

Todo manipulador de alimentos contribui para a manutenção da saúde, poucos, no entanto, entendem como o micro afeta o macro. Isto é, como aquela alface sendo picada, a carne na panela e a linha de montagem impactam na sociedade.

Aproveite para explicar, nesse treinamento, sobre os conceitos de saúde e faça com que o manipulador de alimentos se coloque do outro lado, de quem está sentado à mesa. Se você entende que um simples descuido com uma preparação pode levar alguém ao hospital, é muito provável que você trabalhe com mais atenção e propósito.

 

  1. Quais são as doenças transmitidas por alimentos

Aqui, vamos falar sobre as temidas bactérias. Quais são elas? O que elas provocam? Como elas se multiplicam? Tome cuidado com os termos muito científicos e tente, ao máximo, falar em uma linguagem simples, compreensível a todos.

Fale sobre o controle de temperatura, as boas práticas, a importância da data de validade, entre outros fatores que influenciam a contaminação. Às vezes, o manipulador sabe o que tem que fazer, mas não entende o porquê e, por isso, não coloca em prática. Jogue todos esses “porquês” na mesa, de forma que a pessoa entenda os impactos das suas atitudes.

temas para treinamentos de manipuladores de alimentos.

  1.  Importância dos EPIs

Por fim, temos a importância dos equipamentos de proteção individual. Nesse treinamento, também entra a ergonomia e a segurança do trabalho como um todo. Por que usar touquinha, luva ou máscara? Precisa mesmo da luva para ralar o coco seco ou cortar carne? E esses sapatos de segurança, são necessários?

A saúde do manipulador de alimentos também deve ser um assunto abordado nos treinamentos, afinal, ele é a parte principal de tudo isto. Estimule o autocuidado, a higiene pessoal e se mostre disposto a ajudar no que for preciso dentro da cozinha.

Quais outros temas para treinamento de manipuladores de alimentos você considera essencial? Tem algum em mente, mas não sabe como aplicar com sua equipe? Então, converse com a Nutri Mix. Podemos, juntos, elaborar um programa de capacitação que tenha resultados, realmente, positivos dentro do seu estabelecimento.