Segurança Alimentar X Segurança de Alimentos

Segurança Alimentar e Segurança de Alimentos, ambos os termos existem, mas cada um tem o seu significado e hoje nós vamos estar esclarecendo as dúvidas que muitas pessoas tem a respeito disso.

Quando falamos de segurança, estamos nos referindo ao estado de um produto (no caso de alimentos), a sua qualidade e quanto a que ele está livre de perigos para quem o irá consumir e também que está protegido contra eventuais danos, não existindo nada ao que ter medo. Mas quando surgem os termos “segurança alimentar” e “segurança de alimentos“, estamos nos referindo a dois estados completamente diferentes e a seguir você verá o motivo disso.

Segurança alimentar

A “segurança alimentar” diz respeito a adequação dos alimentos à sociedade, a distribuição equitativa, o abastecimento assegurado, fontes sustentadas, entre outros. Significa que existe um abastecimento seguro de alimentos, do qual são encarregados o governo e também a sociedade. A palavra “segurança alimentar” é de origem do inglês “Food Security”. É um direito de todo ser humano ter acesso a alimentos de boa qualidade nutricional e na quantidade que lhe seja suficiente, respeitando a cultura de cada indivíduo.

É importante ressaltar que a segurança alimentar deve ser feita pensando também na sustentabilidade, com a utilização correta da água, solo e demais recursos naturais e também pensando a longo prazo, para o caso de ocorrer algum imprevisto que coloque em risco a quantidade e qualidade dos alimentos no planeta, a exemplo disso podemos citar Primeira e

Segunda Guerras Mundiais e a devastação de grande parte da Europa que fez com que a fome assolasse parte do continente, foi a partir daí que surgiu o termo “segurança alimentar“.

Diferença entre segurança alimentar e segurança de alimentos

Segurança de Alimentos

A “segurança de Alimentos” diz respeito a fontes seguras de todos os alimentos, ou seja, que os alimentos podem ser consumidos sem causar danos ao consumidor, sendo livres de qualquer tipo de contaminação, seja ela química ou microbiana. Nesse aspecto são levadas em conta os seguintes quesitos: armazenamento seguro, transporte de forma correta, preparação adequada, transformação, cozimento, serviço de manipuladores de alimentos, temperaturas corretas pós-aquecimento, proteção contra roedores, pragas, insetos e contra contaminação cruzada.

Mas não é apenas isso, a “segurança de Alimentos” pode envolver também testes de alimentos, inspeção e execução de todos os estágios da produção do produto antes de chegar até a mesa do consumidor e demais protocolos para redução de riscos, como treinamento e certificação de manipuladores, por exemplo.

O risco dos alimentos que não possuem a segurança de Alimentos é muito alarmante, podendo gerar muitos problemas de saúde, que podem ser de gravidade leve a severa, podendo até mesmo levar um indivíduo a óbito.

 

Conclusão da diferença entre Segurança Alimentar e Segurança de Alimentos

Para concluir, de um modo geral, a Segurança Alimentar diz respeito ao suprimento de alimentos para a população na quantidade ideal para a sobrevivência humana, enquanto que a Segurança de Alimentos está ligada a qualidade dos produtos que chegam até a mesa do consumidor, evitando problemas a sua saúde, essas duas são extremamente importantes para garantir a qualidade de vida da população.

Segurança de Alimentos e Segurança Alimentar: Saiba a diferença

Segurança Alimentar e Segurança de Alimentos
5 (100%) 18 votes