Ideias de lanches rápidos para noite

O período da noite costuma ser um desafio para aqueles no processo de reeducação alimentar. Isso porque, depois de um dia exaustivo, ninguém cogita a possibilidade de ir para o fogão e colocar a mão na massa. É bem mais fácil recorrer a uma besteirinha, como bolacha, salgadinho, miojo e outros produtos industrializados.

O problema é que, em longo prazo, esse hábito de beliscar alimentos nada saudáveis traz consequências, como aumento de peso e um consumo excessivo de açúcar, gordura e sódio. Nós sabemos que driblar o cansaço não é uma tarefa simples, mas se a ideia é reeducar o paladar, o ideal é trocar esses produtos prontos por opções mais leves, naturais e nutritivas.  

Por isso, neste post, separamos 5 ideias de lanches rápidos para noite. Assim, você ganha tempo para descansar e ainda alimenta seu corpo com nutrientes que lhe darão uma boa noite de sono e mais energia e disposição no dia seguinte.

Planejamento é a palavra-chave

A base da alimentação saudável não é só frutas, verduras e legumes. Organização e um bom planejamento fazem toda diferença. Afinal, poucas são as pessoas que têm tempo para cozinhar diariamente. Se você não se antecipa, acaba caindo no marketing da indústria que promete praticidade disfarçada de ultraprocessados.

Nossa rotina está cada vez mais cheia de afazeres e compromissos e isso, inevitavelmente, influencia em nosso padrão alimentar. A questão, então, é montar uma estratégia para ter sempre algo saudável ali, ao alcance das mãos.

A primeira dica é evitar ter ultraprocessados no armário. Ao invés de comprar a velha bolacha recheada de sempre, opte por frutas práticas, como é o caso da uva, banana e maçã. Iogurtes, patês e pães integrais também são boas opções.

Depois de mudar a lista de compras, é hora de tirar um dia da sua semana para planejar as refeições. Anote como seria sua refeição ideal ao chegar à sua casa. Uma salada? Um smoothie? Um chá com algo mais simples?

O que você precisa ter em mãos para só chegar e fazer a refeição? No caso da salada, o ideal é higienizá-las, secá-las bem e deixar as folhas guardadas em um potinho durante a semana. Para mantê-las crocante, coloque um papel toalha embaixo para absorver a umidade. Aí é só chegar e temperar.

Se for um smoothie, deixe as frutas, como banana e morango, cortadas e congeladas e tenha, caso vá acrescentar, uma folha verde escura lavada na geladeira. Para o chá, o que vai acompanhá-lo? Um pão de queijo? Por que não fazer a massa em um domingo e deixar as bolinhas congeladas para apenas assar durante a semana?

Ao não ter uma visão clara de quais são seus objetivos e como chegar até eles, fica fácil se perder no meio do caminho. Encare sua reeducação alimentar como um projeto no trabalho, que exige tempo, paciência e disciplina.

 

5 lanches rápidos para noite, sem complicação

Ainda parece abstrato e quer uma ajudinha para montar seu cardápio da semana? Então, continue lendo e confira 5 lanches rápidos para noite que, além de saudáveis, são simples e saborosos.

  1. Frutas com granola

Sabe aquelas frutinhas que substituíram a bolacha? Ao chegar do mercado, faça a higienização, principalmente daquelas que serão consumidas com casca, como a maçã, e guarde na geladeira.

No caso da manga, mamão e abacaxi, por exemplo, você pode deixar cortadinho em potinhos e consumí-las primeiro, antes daquelas com a casca, como a uva e ameixa. Para aumentar a quantidade de nutrientes, inclua uma granola, que pode ser caseira ou até industrializada, desde que não vá açúcar na composição.

Para completar, finalize com um fio de mel ou melado de cana. Este último é uma ótima opção para os veganos ou quem precisa aumentar a ingesta de ferro.

Frutas com granola

Frutas com granola

  1. Palitinhos de legumes com hommus

Depois de deixar as frutas cortadinhas, outra ideia, para quem prefere o salgado, é cortar palitinhos de cenoura, pimentão e pepino para comer com hommus, uma pasta de grão de bico cheia de proteína vegetal. Também dá para assar palitinhos de batata e abóbora e comer como um snack frio.

Essa é uma opção para consumir em, no máximo, dois dias, pois os legumes serão manipulados. Já o hommus aguenta até uma semana na geladeira e pode ser consumido com pães e torradas.

  1. Pudim de chia

Em um potinho de vidro, misture 150ml de leite de coco, 150 ml de leite de amêndoas, 2 colheres de sopa de mel e 6 colheres de sopa de semente de chia. Incorpore bem os ingredientes e, em seguida, cubra com um papel filme e leve à geladeira de um dia para o outro.

Rico em ômega-3, esse é um dos lanches rápidos para noite perfeitos para quem só quer abrir a geladeira e pegar algo, sem ter trabalho algum. Dá ainda para incrementar com alguma fruta, pasta de amendoim ou granola.

  1. Omelete

A dica aqui é deixar o “recheio” pronto no mesmo dia em que cortou as frutas e os palitinhos de legumes. Cuidado com alimentos que soltam água, como cebola e tomate, pois facilitam a proliferação de bactérias e estragam mais rápido.

O melhor é ter uma seleta de legumes, congelada ou enlatada sem sal, e misturar com um queijo, como mussarela ou ricota. Pronto, agora é só chegar em casa, bater o ovo com um garfo, misturar o recheio e jogar na frigideira. Sem estresse.

Omelete

  1. Lanche natural

Se a salada está lavada, você faz um lanche completo e nutritivo em menos de 10 minutos. Quer ver? Pegue uma latinha de atum desfiado ou o que sobrou de frango do almoço, misture com um potinho de iogurte natural e temperos, como orégano e pimenta do reino.

Passe esse patê em uma fatia de pão 100% integral (só com farinha integral!) e complete com alface, tomate, pepino, cenoura ralada e azeitona. Escolha o que tiver na geladeira, sem neura, e finalize com um fio de azeite e sal. Pronto. Um lanche natural cheio de cor e fibras, que vai dar saciedade.

Lembrando que nenhum desses lanches rápidos para noite substitui uma refeição completa, com proteína (animal ou vegetal), cereais, leguminosas, hortaliças, verduras, legumes, etc. Aqui são apenas algumas dicas para que, ao chegar da faculdade ou trabalho, você tenha opções práticas e saudáveis em mãos.

Curtiu esse post? Quer ter mais dicas de como reeducar seu paladar? Então, confere esse post sobre como mudar os maus hábitos alimentares!