Quando procurar um nutricionista? 5 motivos!

Existe um profissional que deveria fazer parte de nossas vidas, mas que procuramos apenas em momentos de desespero: o nutricionista. Isso porque as pessoas ainda não criaram a consciência de que a alimentação é a base de tudo. Por isso, saber quando procurar um nutricionista não depende somente de doenças e é isso que mostraremos neste post. Continue lendo e entenda os benefícios deste profissional.

Ao dizer que a alimentação é a base de tudo, pode até parecer exagero, mas pense conosco. Para ter disposição durante o dia, você precisa se alimentar bem. Para ter uma pele, unha e cabelo bonitos, olha lá a alimentação outra vez. Para ter uma boa memória, concentração e produzir mais, precisa de energia, logo, comida. Para o bom funcionamento de todos os órgãos, evitando doenças, a alimentação tem um papel fundamental.

Alimentação mexe até mesmo com o nosso humor. Se você não se alimenta bem, tem pouco energia e fica mais estressado. Se o seu corpo tem que trabalhar muito para digerir o seu almoço, você se sente cansado e sem disposição. Agora, se você almoça um prato colorido, cheio de nutrientes, o dia flui melhor. Se você comer aquela fruta que tanto gosta, os hormônios da felicidade fazem você se sentir bem.

Nós poderíamos escrever páginas e páginas sobre quando procurar um nutricionista, afinal, esse profissional pode te ajudar em diversas situações: emagrecimento, ganho de peso, aumento de desempenho em esportes e competições, para evitar doenças, tratar doenças, ganho de massa magra… Por aqui, vamos nos ater a alguns motivos que, talvez, você não tenha pensado antes.

 

  1. Avaliar seus exames de sangue

Muitos acham que o nutricionista não pode avaliar exames de sangue, mas, muito pelo contrário, esse profissional é totalmente habilitado para interpretar exames clínicos. Um bom nutricionista, provavelmente, te pedirá exames como vitamina D, B12, cálcio, ferro, ferritina, colesterol, proteína, glicemia, entre outros.

Com esses exames em mãos, o nutricionista consegue dar um diagnóstico mais completo. Consegue entender porque você se sente cansado, porque não consegue emagrecer ou a origem de outro problema que esteja te incomodando. Às vezes, não basta olhar para o valor de referência, é preciso interpretar e cruzar os dados.

O nutricionista, inclusive, pode passar suplementação no quesito nutricional. Então, se você estiver com deficiência de alguma vitamina, o nutricionista saberá como ajudar. E caso identifique algum problema no seu exame, que não seja somente da sua alçada, como uma diabetes, ele te encaminhará para outro profissional.

 

  1. Aprender a fazer compras no supermercado

Ué, mas eu sei fazer compras. Será? Será que você não cai nas pegadinhas do marketing? Será que acredita em tudo o que as embalagens dizem? Sabe interpretar uma tabela nutricional? Sabe o que procurar no rótulo para saber se o produto é saudável ou não?

Fazer compras no supermercado parece uma tarefa simples, mas somos influenciados, de forma sutil, a todo instante. Desde o momento que entramos e vemos as principais promoções, até ao passear pelos corredores, que são montados de forma estratégica para influenciar em nossa decisão de compra.

O nutricionista lhe orientará sobre como montar uma lista de compra, quais alimentos incluir, como fazer esses alimentos durarem mais, como interpretar um rótulo, como avaliar a tabela nutricional, entre outros detalhes que trarão mais cor e saúde ao seu carrinho.

 

  1. Durante o planejamento da gravidez e o pré-natal

Engravidou? Corre para o médico. Mas também corre para um nutricionista. Isso, aliás, muito antes de engravidar. Pois é. Nem sempre isso é possível, pois algumas gestações são surpresa, mas aqueles planejadas podem e devem ter acompanhamento nutricional, assim como as outras. Quanto antes começar, melhor.

Isso porque a saúde da mãe influencia na saúde do bebê. Durante a gestação, por exemplo, a mulher precisa ter um ótimo estoque de ferro. E esse estoque pode ser trabalhado antes de engravidar, para que ela inicie essa jornada com ótimos números. O mesmo vale para outros nutrientes, como cálcio e vitamina B12, não só o ácido fólico.

Na gestação, o nutricionista também ajuda a gestante a diminuir enjoos e outros sintomas, além de orientar sobre quais alimentos evitar e quais incluir na dieta. 

Sabia que a alimentação influencia até mesmo o tipo de parto? Mulheres que têm uma taxa de glicemia menor apresentam partos normais mais fáceis. Isso acontece graças à produção de receptores da prostaglandina, hormônio responsável pela dilatação do colo uterino. E esse hormônio só é liberado se a glicemia está baixa, ou seja, tchau açúcar, produtos refinados e industrializados.

Quando procurar um nutricionista

  1. Para dormir melhor

Sofre com ansiedade ou insônia? Sente que acorda de manhã já cansado? Fica enrolando na cama, de um lado para o outro, com dificuldade de pegar no sono? Pois um nutricionista pode te ajudar! Como?, você pode se perguntar.

Primeiro, porque ao se alimentar da forma adequada, o seu organismo funcionará da forma adequada, logo, conseguirá descansar melhor. Além disso, existem algumas estratégias que o nutricionista pode usar para melhorar suas noites de sono.

O profissional pode incluir, por exemplo, alimentos ricos em triptofano na sua última refeição e colocar os alimentos mais difíceis de digerir no almoço, não jantar. Aqui também entra a dica número 1, afinal, deficiência de alguns nutrientes influencia no sono.

 

  1. Melhorar sua autoestima

Não só pela perda de peso ou ganho, mas por mudar sua relação com a comida. Se você sofre com acne, pele flácida, unhas fracas, cabelos sem brilho, inchaço, entre outros problemas estéticos, saiba que a alimentação pode ser sua grande aliada. Isso porque precisamos nos cuidar de dentro para fora, não ao contrário.

Para algumas pessoas, tirar o leite pode ser a solução para a acne. Para outras, o uso de suplemento proteico sem orientação está levando a retenção de líquido. Há ainda quem só coma salgadinhos e bolachas e espera que o corpo responda de forma positiva.

Não subestime o poder da alimentação. Ela é transformadora. Cura corpo, mente e alma. Cura coração, sangue e intestino. Cura no sentido literal e metafórico. Não existe um motivo específico e generalizado para procurar um nutricionista, mas, sim, o seu motivo.

E aí, gostou desse post sobre quando procurar um nutricionista? Você tem um profissional de confiança? Ainda não? Então, que tal conhecer a equipe da Nutri Mix? Ficaremos felizes em lhe ajudar a atingir seus objetivos!