Adequação da rotulagem de suplementos

Os suplementos contam, agora, com uma regulamentação nova! A Nutri Mix está pronta para te ajudar na adequação da rotulagem de suplementos.

Adequação da rotulagem de suplementos
5 (100%) 18 votes
ENTRE EM CONTATO SAIBA MAIS

Adequação da rotulagem de suplementos para distribuidores e fabricantes e fornecedores

O rótulo, como principal meio de comunicação entre empresa e consumidor, deve seguir uma série de exigências para que esta comunicação seja a mais transparente o possível. A adequação da rotulagem de suplementos visa, então, dar acesso à informação às pessoas que fazem uso destas substâncias.

Essas diretrizes surgiram como uma medida de proteção à saúde do consumidor. A publicidade, nesse sentido, não deve se sobrepor às informações necessárias para que a pessoa tome decisões conscientes e o rótulo tem de ser objetivo, legível e de fácil acesso para qualquer classe.

Por mais que falte educação básica para uma boa interpretação, é o rótulo que precisa se adaptar à população, não ao contrário. É, por isso, por exemplo, que aparecem novas legislações e sugestões para estes rótulos se tornem, de fato, mais acessíveis.

 

Os suplementos

Os suplementos são alimentos utilizados para complementar, com calorias ou nutrientes, a dieta diária de uma pessoa saudável. Seja porque a sua ingestão é inadequada ou porque a própria dieta ou estilo de vida requerem uma suplementação.

Estes produtos, porém, são delicados e carecem de uma orientação profissional especializada. Com a divulgação na mídia, o tema em voga nas redes sociais e a busca pela estética ou mais qualidade de vida, a procura por esses produtos aumentou. E, assim, é necessário estabelecer um controle mais rígido sobre os mesmos.

A crescente comercialização e o destaque que os suplementos ganharam na rotina das pessoas requer que os fabricantes olhem com mais cuidado para os seus rótulos. Será que o seu produto está de acordo com a legislação? Esses questionamentos são importantes, afinal, o fabricante está lidando com a saúde dos seus consumidores.

 

A rotulagem dos suplementos

É considerada rotulagem toda inscrição, legenda, imagem ou matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo ou colada sobre a embalagem do alimento. A ANVISA é o órgão responsável por normatizar os padrões da rotulagem e, assim, proteger o consumidor de informações erradas ou enganosas.

Em Julho de 2018, a ANVISA aprovou um conjunto de novas normas que regularizam de forma mais específica esta categoria de produtos tão difundida atualmente. As empresas terão cinco anos para adequarem os produtos à nova norma.

Entre as novas regras, os fabricantes não poderão veicular alegações sobre o produto sem comprovação científica. Isso fará com que os consumidores tenham acesso a suplementos mais seguros e com a sua eficácia comprovada.

Como não havia uma legislação específica para categoria, esses produtos eram classificados como alimentos ou medicamentos. Agora, deverão trazer no rótulo a palavra “suplementos”.

Além dos requisitos padrões, os suplementos também deverão trazer informações detalhadas sobre a recomendação de uso, forma de preparo, conservação, o grupo populacional específico ao qual é indicado e advertências destacadas como, por exemplo, “este produto não é um medicamento”.

A ANVISA também publicou uma lista de alegações autorizadas, como “redução do colesterol” e “formação de músculos”. Os fabricantes, porém, deverão comprovar, como dito anteriormente, estes benefícios com pesquisas.

 

A Nutri Mix trabalha na adequação da rotulagem de suplementos

Com a nova regulamentação, o fabricante deve ficar atento!

Não pense, porém, que as diretrizes querem dificultar o desenvolvimento do setor. A ideia é ter uma regulamentação mais simples e atualizada que, ao mesmo tempo, proporcione informações claras ao consumidor, diminuindo as dúvidas mais comuns que as pessoas têm ao comprar o seu whey protein ou cápsulas de ômega-3, por exemplo.

Os profissionais da Nutri Mix Assessoria e Consultoria estão prontos para te ajudar na adequação da rotulagem de suplementos de acordo com a nova legislação. O rótulo é um instrumento importante para o seu produto, pois transmite segurança e transparência ao seu consumidor.

Garanta a qualidade e adequação da rotulagem do seu produto com a Nutri Mix! Conte com a experiência de nossos profissionais para que o seu rótulo cumpra com as normas estabelecidas pela ANVISA.

Olá, clique e seja atendido por um de nossos atendentes abaixo.

Atendimento via Whatsapp! Seja muito bem vindo.