NUTRIÇÃO FUNCIONAL

A Nutrição Funcional identifica os sintomas e características do paciente e os relaciona a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes.

nutrição-funcional-003

nutrição-funcional-003

a Nutrição Funcional é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção de desequilíbrios clínicos.

Esses se manifestam a partir da dieta, da influência do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios e traumas que são processados pelo corpo, mente e espírito.

Tudo isso integrado, deve ser avaliado em conjunto ao se analisar um paciente, pois todos esses aspectos estão correlacionados.

 

Comportamentos alimentares ocidentais praticados em países como Coréia, China e Japão, desde a infância, contribuem para aumentar a prevalência de obesidade infantil (rara há 10 anos) que, sem uma intervenção pública adequada na Alimentação/Nutrição fucional, determinará uma população de adolescentes e adultos jovens obesos/doentes semelhante aos países ocidentais desenvolvidos. O BRASIL segue o mesmo caminho.

Desta forma não podemos dizer a famosa frase “Você é o que come”, ela deve ser acrescida de uma outra: “O que você come deve estar em sintonia com o que você é”. Ou seja, de acordo com a Nutrição Funcional não há como dizer se um alimento é bom ou ruim para uma pessoa sem que se conheça bem o seu “ecossistema metabólico”.

 

nutrição-funcional-005

nutrição-funcional-005

 

A Nutrição e a Atividade Física constituem a BASE da pirâmide da Saúde Humana, que possui duas arestas, representadas pela “Mente” e “Espírito”.

O Equilíbrio entre estes quatro fatores gera a Vitalidade Progressiva,meta central do Homem moderno.

Mantenha a saúde em dia com a nutrição funcinal

Para isso devemos:

– procurar atividades físicas e outras relacionadas ao relaxamento como ioga e alongamento;

– evitar o consumo de alimentos industrializados;

– dar preferência a alimentos orgânicos e frescos;

– diminuir o consumo de álcool e refrigerante;

– consumir temperos naturais que dão uma forcinha na imunidade por conter nutrientes para fortalecer o sistema imunológico e, de quebra, ainda excluirá o consumo de temperos industrializados com aditivos químicos.

Portanto, podemos dizer que a Nutrição Funcional é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção de desequilíbrios clínicos.

Esses se manifestam a partir da dieta, da influência do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios e traumas que são processados pelo corpo, mente e espírito. Tudo isso integrado, deve ser avaliado em conjunto ao se analisar um paciente, pois todos esses aspectos estão correlacionados.

Prefira:
produtos orgânicos
frutas e vegetais frescos
fibras
azeite de oliva extra virgem
oleaginosas (castanha do Pará, nozes, etc)
temperos como: alho, cebola e ervas
adoçantes naturais (stévia ou sucralose)
cereais integrais (farinhas, arroz, macarrão, pães, etc)

Evite:
fast food (junk food)
adoçantes artificiais
carne vermelha em excesso
gordura saturada (Carnes, leite integral, queijos gordurosos)
sucos processados (açúcar, corantes e conservantes, …)
farinha de trigo e açúcar refinado
enlatados e embutidos (sódio, conservantes, …)
alimentos com gordura hidrogenada (gordura trans)
peixes intoxicados
refrigerantes inclusive as versões light/diet/0% de açúcar (substâncias químicas)
sal
cafeína
álcool

NUTRIÇÃO FUNCIONAL
Vote Agora!