Curso de como Elaborar Manual de Boas Práticas e POP’S

Desenvolvimento do Manual de Boas Práticas e POP’S.

SOBRE O CURSO

Saber como elaborar manual de boas práticas e POP’s é essencial para os profissionais da Nutrição que atuam em serviços de alimentação. Esses documentos fazem parte dos exigidos pela Vigilância Sanitária e auxiliam na hora de produzir alimentos seguros e saudáveis.

Aprenda como elaborar manual de boas práticas e os POPs

O manual de boas práticas refere-se ao documento que descreve as práticas e técnicas higiênico sanitárias de um estabelecimento. De acordo com a Cartilha Sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, da ANVISA, no manual encontram-se os procedimentos de higiene e controle de saúde dos colaboradores, o que fazer com o lixo, o treinamento dos funcionários, como é feita a limpeza e o controle de pragas, entre outras informações que o estabelecimento e a nutricionista julgarem pertinentes.

No geral, o manual de boas práticas descreve como devem ser os procedimentos de manipulação, armazenamento e produção de alimentos, visando, sempre, a segurança e qualidade. O documento deve abordar as normas para edificações e instalações, higiene operacional, higiene pessoal, higiene ambiental e higiene dos alimentos.

Já os POP’s são definidos como procedimentos operacionais padronizados. São documentos elaborados de forma objetiva para melhorar o entendimento e a execução de determinados processos dentro da cozinha. A RDC nº 275, de 2002, estabelece oito POP’s obrigatórios. São eles:

  • Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
  • Controle da potabilidade da água;
  • Higiene e saúde dos manipuladores;
  • Manejo dos resíduos;
  • Manutenção preventiva e calibração de equipamentos;
  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
  • Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens;
  • Programa de recolhimento de alimentos.

Os POP’s são como uma receita de bolo, sendo que cada manipulador deve segui-lo à risca. De uma maneira geral, nesse documento, você irá encontrar as etapas da tarefa descrita, os responsáveis, os matérias necessários e a frequência em que deve ser feita.

Existem, porém, algumas especificidades, como, por exemplo, no POP de controle de potabilidade da água. A RDC nº 275 estabelece que, durante a elaboração da descrição deste POP, deve ser mencionado o procedimento de análise químico-física após a lavagem e desinfecção da caixa d’água.

Público alvo

O curso de como elaborar manual de boas práticas e POP’s foi pensado para nutricionistas, técnicos em nutrição, estudantes e outros profissionais da área alimentícia que desejam elevar o padrão de qualidade dos alimentos oferecidos.

Benefícios do curso

Ao optar pelo curso de como elaborar manual de boas práticas e POP’s, você aprenderá a desenvolver estes documentos segundo as legislações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. E o mais importante: de uma maneira clara e de fácil entendimento para os seus colaboradores.

Padronizar os procedimentos dentro da UAN trará diversos benefícios. Com o manual de boas práticas e os POP’s, os procedimentos são padronizando, evitando, assim, desperdícios e aumentando a produtividade e a qualidade dos alimentos. Além disso, com estes documentos, torna-se mais fácil treinar novos funcionários.

Esteja preparado para a visita do fiscal da Vigilância Sanitária e torne-se um profissional capacitado, aprendendo como elaborar manual de boas práticas e POP’s corretamente dentro de uma UAN. Quer saber como se matricular no curso? Entre em contato com a Nutri Mix Assessoria e Consultoria em Nutrição!

R$ 290,00

ENTRE EM CONTATO
CERTIFICADO

Certificado de alunos aprovados pela Nutri Mix

MATERIAL

A Nutri Mix oferece o material didático.

CARGA HORÁRIA

4 horas de curso

Local: Rua João Ferreira de Abreu, 19 – Vila Arriete – São Paulo, SP.