Quando as boas práticas fazem parte da rotina é natural surgir a necessidade de aprimoramento e reconhecimento. A certificação FSSC 22000, assim como outras na área da alimentação, é, em resumo, uma forma de comprovar a qualidade dos seus processos. Afinal, o mercado está cada vez mais exigente. Sendo assim, as certificações, além de um diferencial, passam a ser algo essencial para quem busca expandir os negócios.

O que é a certificação FSSC 22000?

A certificação FSSC 22000 se baseia na ISO 22000 e ISO/TS 22002-1. ISO é a sigla para Organização Internacional para Padronização, que tem como principal objetivo a criação de normas para facilitar o comércio, promover as boas práticas, assim como o avanço tecnológico. No Brasil, a representante da ISO é a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ISO 22000, em suma, traz os requisitos para um sistema de gestão que garanta a segurança dos alimentos. Dessa maneira, a empresa precisa comprovar que tem capacidade de controlar os perigos relacionados à segurança alimentar. Mas ela não se resume em apenas uma norma, existe a família ISO 22000, cada uma focando em um aspecto.

Diante disso, a FSSC 22000 integra a ISO 22000. Ela é apoiada pela Confederação das Indústrias Alimentares da UE (CIAA) e aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

Assim, a FSSC 22000 é a Certificação do Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos. Ela também fala sobre requisitos para a produção e colocação no mercado de produtos e alimentos que são seguros para os consumidores. Tem como alvo a indústria, sendo aplicável para produtos alimentícios, ingredientes e embalagens, independentemente do tamanho da organização e setor.

ISO 22000 X FSSC 22000

Mas, se tanto a ISO 22000 quanto a certitficação FSSC 22000 tratam sobre Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, qual é a diferença entre elas?

Enquanto a ISO 22000 é elaborada pelo ISO, a FSSC 2000 foi elaborada pelo cômite consultivo do FSSC, Food Safety System Certification. Ambas são certificáveis, no entanto só a FSSC 2200 é reconhecida pela GFSI. Isso traz para norma um grande peso, já que muitas empresas estão sempre de olho no que a iniciativa reconhece.

A FSSC 22000 é uma das abordagens mais abrangentes para sistemas de gestão de segurança de alimentos. Isso porque ela engloba todos os parâmetros da ISO 22000 mais os programas de pré-requisitos (PRPs) e pontos críticos de controle (PCCs), fora os requisitos específicos. Internacionalmente reconhecida, a certificação FSSC 22000 tem como objetivo determinar uma mesma “língua” para segurança de alimentos em todo o mundo.

CERTIFICAÇÃO FSSC 2200 - BENEFÍCIOS

Para quem é aplicável a certificação FSSC 22000?

Ela se aplica a produtores da cadeia de alimentos que processam ou fabricam produtos:

  • Perecíveis de origem animal: carne embalada, aves, ovos, laticínios, produtos à base de peixe, etc;
  • Vegetais perecíveis: frutas frescas embaladas e sucos frescos, frutas em conserva, legumes/verduras frescos embalados, legumes/verduras em conserva, etc;
  • Conservados em temperatura ambiente: enlatados, sal, açúcar, biscoitos, salgadinhos, bebidas, macarrão, etc;
  • Ingredientes alimentícios, como aditivos, vitaminas e culturas biológicas;
  • Embalagens para alimentos.

Sendo assim, podemos dizer que a certificação FS 22000 visa setor de manufatura de alimentos, rações e embalagens, bem como os setores de armazenamento e distribuição, alimentação e varejo / atacado. Seus requisitos variam de acordo com as seguintes categorias:

  • A: criação de animais;
  • C: fabricação de alimentos;
  • D: produção e alimentação animal;
  • E: catering;
  • FI: varejo e atacado;
  • G: serviços e transporte de armazenamento;
  • I: fabricação de embalagens de alimentos;
  • K: produção de (bio)Químicos.

Por que adotar a FSSC 22000?

Ao buscar uma certificação, você mostra seu compromisso com a segurança dos alimentos. Isso te dá mais credibilidade no mercado e aumenta a confiança do cliente em sua marca.

Tornar-se certificado permite construir um sistema de gestão eficiente, ou seja, que irá atender melhor aos requisitos de qualidade. Além disso, você terá ferramentas de melhoria contínua, diminuindo riscos e evitando danos ao consumidor.

Por ser uma norma do GFSI, a FSSC 22000 tem reconhecimento internacional e é mais aceita no mercado. Grandes organizações, por exemplo, acabam fazendo negócio apenas com empresas que possuem a certificação FSSC 22000. Assim, ao obter essa certificação, você tem uma oportunidade para ampliar seu negócio.

A FSSC 22000 é, ademais, uma certificação não prescritiva. Dessa maneira, a empresa pode criar gestão mais personalizada e de acordo com sua realidade.

Por fim, ao otimizar recursos e processos a empresa também reduz custos e se comunica de forma mais organizada e objetiva ao longo da sua cadeia de suprimentos. Você tem mais transparência, credibilidade, eficiência nos processos e reconhecimento!

CERTIFICAÇÃO FSSC 2200 - CONSULTORIA

Como funciona o processo de certificação?

Todo processo de certificação passa por algumas etapas fundamentais. Podemos citar: pré-auditoria, certificação, acompanhamento/manutenção e recertificação.

No caso da certificação FSSC 22000, o ciclo de certificação é de 3 anos. Isso significa que o certificado expira a cada 3 anos e a empresa deve realizar 1 auditoria de certificação e 2 auditoriais anuais de manutenção ou, então, 4 semestrais, dependendo do organismo certificador.

Se você gostaria de ter a certificação FSSC 22000, em primeiro lugar, precisa implementar um sistema de gestão de segurança alimentar em conformidade com os requisitos da norma. O tempo mínimo de aplicação do sistema é de 3 meses antes de obter a certificação. No entanto, esse tempo, normalmente, costuma ser o dobro.

Não é algo que acontece da noite para o dia. Afinal, toda empresa passa por um processo de avaliação e aprimoramento.

E se eu já tiver a ISO 22000

Você pode fazer a transição, implementando os requisitos adicionais. Ter a ISO 22000, com toda a certeza, é um facilitador para obter a FSSC 22000.

Precisa de ajuda no processo?

Ao decidir pela certificação FSSC 22000, toda equipe deve estar preparada. É preciso estudar, buscar referências, explicações e treinar os funcionários. Cada requisito existe por uma razão e, ao entender suas motivações, você tem mais facilidade para aplicá-los.

De fato, é preciso gastar tempo e energia para atender às demandas da FSSC 22000, mas você não precisa passar por isso sozinho. Investir em um especialista para te ajudar é uma solução para implementar a norma sem dor de cabeça. Na Nutri Mix, já ajudamos vários clientes a se certificarem pela FSSC 22000 e terem mais resultados na prática!

Mostre seu compromisso com a segurança dos alimentos, entre em contato com a Nutri Mix!