POP Procedimentos Operacionais Padronizados

Nos estabelecimentos que trabalham com manipulação de alimentos, o POPS, além de ser um documento obrigatório, é também individual, em outras palavras, cada estabelecimento, indústria, entre outros, deve possuir o seu.

POP Procedimentos Operacionais Padronizados
5 (100%) 11 votes
ENTRE EM CONTATO SAIBA MAIS

O POPs é um importante documento exigido pela Vigilância Sanitária e que contribui para evitar a contaminação dos alimentos, garantindo sua devida higienização, a da cozinha e também dos equipamentos utilizados na manipulação de alimentos, afinal eles entram em contato com os alimentos e podem causar contaminações, caso não estejam adequadamente higienizados.

Nos estabelecimentos que trabalham com manipulação de alimentos, o POPS, além de ser um documento obrigatório, é também individual, em outras palavras, cada estabelecimento, indústria, entre outros, deve possuir o seu.

O que é POPs e por que é importante?

Muitos estabelecimentos pensam que o POPs é um documento necessários apenas para estar de acordo com a legislação estabelecida pela ANVISA, mas isso é grande engano. Esse documento, além disso, também é importante para o crescimento e desenvolvimento do seu estabelecimento.

O POPs (Procedimentos Operacionais Padronizados) garante que tudo ocorra de forma adequada, que os processos sejam executados conforme seu estabelecimento precise, de forma eficaz e que seus colaborados consigam entender e executar cada tarefa de forma assertiva, por isso esse documento é visto também como um guia para os manipuladores de alimentos.

Com o POPs é possível fazer a padronização de tarefas, tais como a higienização de alimentos e dos equipamentos e utensílios utilizados, da limpeza do reservatório d’água, controle de pragas, entre outros, desse modo será possível evitar a contaminação dos alimentos e afetar qualidade dos mesmos, conseguir otimizar processos e evitar desperdícios de recursos, já que os processos serão padronizados e os materiais e quantidades que serão utilizadas estarão descritos no POPs.

Mas além de tudo isso, o POPs ainda é uma ferramenta que contribuirá para manter seu estabelecimento de acordo com as regras exigidas pela fiscalização para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos para os consumidores.

De acordo com a Resolução RDC 216:

4.11.1- Os serviços de alimentação devem dispor de Manual de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padronizados.

Esses documentos devem estar acessíveis aos funcionários envolvidos e disponíveis à autoridade sanitária, quando requerido.

4.11.2- Os POPs devem conter as instruções sequenciais das operações e a frequência de execução, especificando o nome, o cargo e ou a função dos responsáveis pelas atividades.

Devem ser aprovados, datados e assinados pelo responsável do estabelecimento.

4.11.3- Os registros devem ser mantidos por período mínimo de 30 (trinta) dias contados a partir da data de preparação dos alimentos.

4.11.4- Os serviços de alimentação devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados relacionados aos seguintes itens:

a) Higienização de instalações, equipamentos e móveis;

b) Controle integrado de vetores e pragas urbanas;

c) Higienização do reservatório;

d) Higiene e saúde dos manipuladores.

Como deve ser um POPs

O sucesso na implementação do POPs no seu estabelecimento, que atue com manipulação de alimentos, depende de alguns fatores como a elaboração de um documento que seja bem estruturado e de fácil compreensão para seus colaboradores, para que eles saibam como e quando deve ser feita determinada tarefa, por isso a Nutri Mix Assessoria trabalha com profissionais aptos a auxiliarem seu negócio no desenvolvimento de um POPs que garanta isso e muito mais.

Tenha a base para garantir a padronização de atividades e para garantir que seus clientes tenham produtos livre de contaminações e com a qualidade garantida.

Na elaboração do POPs pela Nutri Mix Assessoria, são tomados como base os seguintes aspectos para sua estruturação:

  • Nome da atividade ou do processo;
  • Descrição das etapas da tarefa, sendo descrito como e quando cada tarefa deverá ser realizada;
  • Discriminar o local onde deve ser realizada determinada tarefa;
  • Quais os documentos ou manuais (se necessários) poderão ser utilizados quando esse POPs for realizado/utilizado.

Olá, clique e seja atendido por um de nossos atendentes abaixo.

Atendimento via Whatsapp! Seja muito bem vindo.