4 documentários sobre alimentação saudável no Netflix

Nem só de La Casa de Papel e 13 Reasons Why vive o Netflix. O principal serviço de TV por internet do mundo oferece uma série de possibilidades para quem deseja abrir a mente e se aprofundar sobre diversos temas. Como aqui, na Nutri Mix, o nosso papo é nutrição, vamos indicar 4 documentários sobre alimentação saudável no Netflix!

Um alerta: esses documentários são uma porta de entrada para mudanças significativas de hábitos. Talvez, depois de assistir, você corte os industrializados, diminua o açúcar, a carne vermelha ou, quem sabe, vire vegano. Mas quem disse que isso é algo ruim, não é mesmo?

Você está pronto para uma viagem pelo universo da nutrição e da alimentação como nunca te apresentaram antes? Sim? Então, vamos aos documentários!

  1. What The Health

documentários sobre alimentação saudável no Netflix

Em uma crítica severa à indústria de carnes e laticínios, o documentário de 2017 quer informar sobre os malefícios da “dieta ocidental”, rica em processados e proteína animal. Usando a fala de médicos e especialistas, What The Health questiona: se sabemos que faz mal, por que comemos?

Uma das cenas mais marcantes é a história dos moradores próximos a uma região de abate de porcos. As pessoas contam sobre o mau cheiro, a poluição causada no meio ambiente, as doenças trazidas pelo ar e como o governo norte-americano não toma nenhuma atitude em relação ao assunto, enquanto crianças são prejudicadas pelo lucro animal.

O documentário não é imparcial. Sua defesa é em prol de uma dieta totalmente a base de plantas. Isso não significa, porém, que você não pode tirar algumas lições do filme.

  1. Cooked

4 documentários sobre alimentação saudável no Netflix

Essa produção da Netflix, em parceria com o Michael Pollan, leva os espectadores a encarar a alimentação sob perspectivas baseadas nos quatro elementos: fogo, ar, terra e água. Pollan é um ativista da boa alimentação, que defende a tradição de cozinhar o próprio alimento e a comida de “avó”.

O documentário, dividido em quatro partes, mostra como as refeições são praticamente uma instituição humana. A ideia é retomar o contato com a alimentação, tirando esse poder das grandes corporações. Lembre-se: você está no controle do seu prato!

  1. Food Choices

documentários sobre alimentação saudável

Os alimentos que você escolhe para colocar na mesa beneficiam ou prejudicam o seu corpo e mente? Food Choices revela como essas escolhas alimentares impactam no mundo todo, do meio ambiente ao sistema de saúde.

O renomado diretor, Michal Siewierski, documenta sua jornada e, com entrevistas de profissionais, acaba com a desinformação sobre muitos alimentos e expõe como a industrialização distancia as pessoas da própria alimentação. Um bom documentário para refletir sobre os seus hábitos alimentares!

  1. Sustentável

Os melhores documentários sobre alimentação saudável no Netflix

O quanto você sabe sobre agricultura? Como você acredita que esse sistema impacta na vida em sociedade? Por meio de uma análise da agricultura nos Estados Unidos, somos apresentados a instabilidade econômica e ambiental da produção de alimentos.

Pesticidas polêmicos, falta de água, aquecimento global, perda de solo, desmatamento… Sustentável passa pelos problemas agrícolas e a história que levou ao movimento sobre agricultura sustentável. O filme, sobre a terra e as pessoas que trabalham com ela, nos leva a pergunta: como será a agricultura do futuro? O que as futuras gerações comerão?

Essas são algumas das nossas indicações de documentários sobre alimentação saudável no Netflix. Mas, pela internet afora, existem mais títulos muito interessantes! O que você acha de outro post sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, se você viu algum desses documentários ou tem outra dica!

Documentários sobre alimentação saudável no Netflix
5 (100%) 12 votes