Vigilância Sanitária
Vote Agora!

Vigilância Sanitária

Se você é dono de restaurante ou de estabelecimento que vende alimentos já deve ter ouvido falar da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira.

Para conseguir o alvará de funcionamento o proprietário do estabelecimento deve fazer a adequação higiênico-sanitária no seu estabelecimento.

 

Vigilância Sanitária Alvará

Para se conseguir o alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária em seu estabelecimento, o mesmo deve passar por uma vistoria dos agentes da ANVISA.

Veja Alguma dicas para conseguir o seu alvará de funcionamento:

 

  • Vigilancia Sanitaria

    Vigilancia Sanitaria

    Os depósitos onde os alimentos ficam guardados devem ser dotados de estrados ou prateleiras que estejam afastados do piso e da parede. Nunca se deve colocar os alimentos diretamente no solo;

  •  O armazenamento de produtos de limpeza deve ser isolado dos alimentícios;
  • Produtos perecíveis devem ser armazenados em locais livres de umidade e calor excessivo, de modo a conservar a sua qualidade;
  • A ventilação e iluminação do ambiente devem garantir conforto térmico, para que haja se tenha acúmulo de gases, fumaça ou condensação de vapores.
  • Os reservatórios de água devem ser dotados de tampa, sem vazamentos ou infiltrações. Devem também estar distantes de materiais estranhos. O estabelecimento é obrigado a apresentar semestralmente um documento que ateste que a água é potável.
  • Os equipamentos de refrigeração devem ter capacidade de resfriamento adequada à necessidade do produto.
  • As pessoas que manipulam os alimentos não podem apresentar lesões cutâneas ou doenças infecto-contagiosa. Devem utilizar uniformes completos, de cor clara, com calçados fechados, cabelos protegidos, unhas aparadas e sem uso de adornos aparentes.
  • O transporte dos alimentos deve ser feita sob uma temperatura capaz de garantir a manutenção refrigerada ou térmica até o destino final.
  • O destino dos resíduos deve ser em setor isolado, exclusivamente destinado à lixeira e protegido da ação de animais, vetores e pragas. O recolhimento dos resíduos deve ser efetuado por empresa autorizada.
  • O estabelecimento deve efetuar desratização e desinsetização (dedetização de insetos), no mínimo a cada seis meses por empresas credenciadas. Janelas, portas e demais aberturas devem ser dotadas de sistema de proteção contra a entrada de vetores ou pragas.

 

Se você tem dificuldade ou dúvidas de como conseguir seu alvará de funcionamento a NutriMixAssessoria pode te ajudar. Somos especialistas em obter alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária e cuidamos de todo o processo para você. Ligue Agora (11) 2864-2027 ou utilize nosso formulário de contato AQUI!

No Comment

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.