Segurança Alimentar – Cuidados
5 (100%) 12 votes

Segurança Alimentar

Veja alguns cuidados que devemos tomar com relação a Segurança Alimentar para a correta manipulação dos alimentos. Estes cuidados devem ser redobrados quando falamos de estabelecimentos comercial devido a fiscalização da Anvisa.

 

Segurança Alimentar  – Definição

 

Segurança Alimentar

Segurança Alimentar

Segurança alimentar e nutricional (SAN) significa “garantia de condições de acesso aos alimentos básicos, seguros e de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Este enunciado alude práticas alimentares saudáveis e a existência digna em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana2.

O conceito de SAN envolve, portanto, a qualidade dos alimentos, as condições ambientais para a produção, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.

Neste ensaio pretende-se mostrar a importância dos significados culturais sobre a SAN da população brasileira e, com isto, contribuir para o debate nos centros de ensino interessados em pesquisar o tema e avaliar políticas de alimentação e nutrição.

 

Segurança Alimentar

 

Para sistematizar a SAN, este objeto amplo e transversal dos vários campos de saberes, considera-se o contexto socioeconômico e, em particular, a ação do Estado, na tentativa de estabelecer alguns limites e avanços sobre as políticas no campo da segurança alimentar e nutricional, abordadas ao longo do texto.

Com a persistência da política econômica ortodoxa ocorreram mudanças significativas do papel do Estado brasileiro.

Essencialmente, registrou-se a redução das ações sociais das instituições públicas e se constituiu uma espécie de vazio de proteção social para a população, como observou Freitas ao realizar a etnografia da fome em um bairro popular na cidade de Salvador.

A insuficiência das políticas sociais nas periferias urbanas e em regiões pobres da área rural dificulta o acesso aos direitos sociais e converte as questões políticas em questões técnicas com escassez de recursos em saneamento, saúde, educação, habitação e alimentação.

Essa perda do sentido protecionista do Estado estabelece crises de racionalidade por parte de governos locais. Ou seja, os princípios de responsabilidade pública transitam para o privado, estimulando formas de compromissos com o lucro e os parceiros diversos

Entre esses compromissos, afirmaram-se ações de natureza puramente caritativa em relação aos famintos, cuja explicação emerge do contexto macroeconômico, a partir dos anos 90 do século XX, com as reformas de Estado e

Segurança Alimentar

Segurança Alimentar

seus efeitos nas políticas sociais.

 

Segurança Alimentar

 

Tanto no Brasil como em outros países, as reformas de ajustes estruturais discutidas no Programa das Nações Unidas, para assegurar um desenvolvimento na esfera da política global, têm oferecido impactos sociais negativos.

Particularmente no caso brasileiro, essas medidas prescreveram privatizações de setores importantes desde 1997, com o fim das barreiras comerciais, e também trouxeram políticas recessivas e arrocho salarial que afetaram a qualidade de vida da maioria da população.

As prescrições do reajuste estrutural (sintetizadas no documento Country Assistance Strategy, 1997, formulado e acordado exclusivamente com o Poder Executivo e o Banco Mundial) vêm consolidar a estabilização macroeconômica, deixando à margem questões sociais.

 

Segurança Alimentar

 

Se você tem dificuldade em se adequar as regras de vigilância sanitária da Anvisa e que evitar levar multas em seu estabelecimento a Nutri Mix Assessoria Nutricional oferece o serviço de Assessoria de Segurança Alimentar adequando o seu estabelecimento a todas as normas da Anvisa e evitando prejuízo com multas e vistorias.

 

Agende uma visita sem compromisso AQUI!

 

No Comment

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.