Nutricionista De Produção
5 (100%) 2 votes

Nutricionista De Produção

O nutricionista de produção da área de alimentação coletiva tem como atribuições o planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição.

nutricionista-de-produção-001

nutricionista-de-produção-001

O que faz uma nutricionista de produção?

Nutricionista de produção elabora lista de compras, planeja o cardápio,

supervisiona a produção de refeições, instalações físicas, aplica treinamentos com os funcionários, define POP (procedimentos operacionais padronizados), manual de boas práticas e métodos de controle de qualidade de alimentos.

Alguns “instrumentos” importantes para todo estabelecimento que produz refeições são os POPs e o Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Esses documentos são específicos para cada local, já que cada um tem as suas características e particularidades, de forma que o nutricionista de produção é quem realiza o“diagnóstico” e a implantação desses instrumentos para que sejam seguidos na Unidade e garantam uma produção adequada.

Conforme o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN, 2005), o Nutricionista de produção, no exercício de suas atribuições em Unidades de Alimentação e Nutrição, deve planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição, além de realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

Para realizar tais atribuições dentro de uma UAN, o profissional(nutricionista de produção) deverá planejar e supervisionar a execução da adequação de instalações físicas, bem como o dimensionamento da seleção de compra e manutenção dos mesmos;

Elaborar e avaliar os cardápios, adequando-os ao perfil epidemiológico da clientela atendida; selecionar fornecedores, incluindo compra de alimentos, recebimento e armazenamento dos mesmos; executar os cálculos de valor nutritivo, rendimento e custo das refeições/preparações culinárias, implantando, coordenando e supervisionando as atividades de pré-preparo, preparo, distribuição e transporte de refeições.

Devendo também coordenar o desenvolvimento de receituários e respectivas fichas técnicas, avaliando periodicamente as preparações culinárias.

nutricionista-de-produção-002

nutricionista-de-produção-002

O Manual de Boas Práticas de Fabricação descreve quais atividades a pessoa física ou jurídica, responsável por um estabelecimento deve realizar.

Já os POPs consistem na descrição detalhada de

 

atividades rotineiras. Esse instrumento (assim como o próprio nome diz) visa padronizar essas atividades, facilitando o controle de qualidade dos produtos.

O POPs em uma UAN são utilizados desde o armazenamento, produção até o transporte dos alimentos.

É importante que as informações sejam bem detalhadas, por exemplo, no caso da higienização de um utensílio, discriminando qual o produto que deve ser aplicado, se ele precisa ser ou não diluído e como essa diluição deve ser feita, o tempo que ele deve ficar em contato com o utensílio, etc.

Desta forma, é importante que toda UAN conte com um nutricionista de produção para garantir uma produção adequada – tanto no sentido higiênico-sanitário, quanto na qualidade nutricional e na redução de desperdícios.

 

 

 

No Comment

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.