Nutrição Para Atletas
2 (40%) 1 vote

Nutrição Para Atletas

A nutrição para atletas é muito importante para favorecer o melhor desempenho esportivo e evitar carências nutricionais, Com uma alimentação equilibrada, pode-se melhorar os depósitos de energia, reduzir as doenças, reduzir o cansaço, aumentar o tempo de atividade do atleta, recuperar os músculos depois do treino e melhorar a saúde geral.

 

nutrição-para-atletas-04

nutrição para atletas

Todo atleta necessita de uma alimentação balanceada, acompanhada por nutricionista.

Este profissional elabora uma dieta específica baseada em avaliação inicial dos hábitos alimentares individuais, do gasto calórico diário e da rotina de treino de cada atleta.

Adequando as necessidades deste aos objetivos de cada modalidade esportiva, visando sempre a melhoria do rendimento do atleta.

 

 

 

Uma  nutrição para atletas  balanceada e que contemple todos os nutrientes necessários aos atletas deve conter alimentos do grupo dos carboidratos, proteínas, gordura boa, frutas e vegetais, e é indispensável para um bom desempenho durante o treino.

Orientações para as refeições:

(nutrição para atletas)

– Tente em todas as refeições balancear os nutrientes, ingerindo alimentos dos diferentes grupos alimentares: carboidratos (pães, cereais integrais, massas, arroz, etc.), proteínas (carnes, ovos, leite e derivados), vitaminas e minerais (hortaliças, verduras e frutas), fibras e água;

– Procure fazer uma média de quatro ou mais refeições por dia, mesmo que seu objetivo esteja associado à perda de peso. Neste caso reduza as quantidades e nunca “pule” uma refeição.

– Faça um pequeno lanche no meio da manha (entre café da manhã e almoço) e no meio da tarde (entre almoço e jantar) incluindo uma opção como: sanduíche natural, frutas, iogurte, barra de cereais, vitamina, etc

– No almoço e no jantar, consuma uma refeição balanceada incluindo grãos e cereais, carne ou ovo, vegetais crus, legumes cozidos e frutas ou sucos naturais

– No jantar nosso metabolismo está reduzido, portanto faça uma refeição semelhante ao almoço, mas sempre em menores porções, e com menor quantidade de gordura.

nutrição-paa-atletas-003

nutrição-para-atletas-003

CARBOIDRATOS:

São considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fornecimento de energia necessária para o corpo realizar atividades como: andar, trabalhar, estudar, correr, jogar futebol e outras.

São encontrados em alimentos como: pães, massas (sem molhos gordurosos), arroz, batata, frutas, aipim, cereais, etc.

PROTEÍNAS:

São consideradas nutrientes construtores, pois constroem e reparam músculos, tecidos, células, produzem anticorpos (para combater doenças e infecções), enzimas e hormônios (que regulam funções do corpo). Suas fontes são: carnes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, nozes, castanha, etc.

GORDURAS:

Também fornecem grande quantidade de energia, mas suas principais funções são: auxiliar na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), fornecer saciedade ao organismo, produzir hormônios, proteger e isolar órgãos e tecidos.

Existem 2 tipos de gorduras: as saturadas, que são encontradas em produtos de origem animal (carnes, manteiga, creme de leite, requeijão) ou origem vegetal sólidos (gordura vegetal hidrogenada, presente, por exemplo, em sorvetes, bolachas recheadas, bolos, salgadinhos, batata frita, pipocas – esta faz mal a saúde e deve ser evitada); e as insaturadas, que são mais saudáveis e são encontrados na forma líquida como os óleos de canola, soja, oliva, de milho e girassol.

VITAMINAS E MINERAIS:

São os elementos reguladores, importantes por participarem do funcionamento intestinal, digestão, circulação sanguínea e sistema imunológico (sistema de defesa contra doenças). São necessárias para o crescimento normal e manutenção da vida.

As vitaminas e minerais são obtidos através da ingestão diária de uma variedade de frutas, verduras e legumes. Se o atleta  tiver problemas com a ingestão de frutas e verduras, terá problemas com o aporte adequado de vitaminas e minerais. O ideal é selecionar no mínimo 3 cores diferentes de salada (ex: laranja-cenoura, vermelho-tomate, verde-alface).

ÁGUA:

A água, juntamente com o oxigênio, é o constituinte mais importante para a manutenção da vida. Portanto, a quantidade de água perdida através da urina, fezes, suor e ar expirado deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo na digestão, absorção, circulação e excreção. Recomendação para atletas: 10 a 12 copos ou mais.

 

Suplementos

A recomendação é que a utilização de suplementos alimentares para complementar nutrição para  atletas deve ser prescrita por profissionais especializados e somente após avaliação individualizada.

 

2 Response Comments

  • Theodora Skreen  16 de junho de 2017 at 20:23

    Gostei do teu artigo, super legal seu ponto de vista. Eu tenho um blog sobre este mesmo tema, acesse ele mais tarde. Abraços!

    Responder

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.